Educação e trabalho na perspectiva dos estudantes da EJA em Linhares

Autores

  • Geovana Guedes FACELI
  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES-FACELI https://orcid.org/0000-0002-1547-1505
  • Vanusa Guedes Ribeiro FACELI

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.44215

Palavras-chave:

EJA; Trabalho; Trajetória de vida.

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender a trajetória de vida e a realidade de estudantes inseridos na EJA Ensino Médio. Por meio de um estudo de caso, analisaram-se as intenções dos discentes em relação à educação e ao trabalho, bem como a perspectiva que possuem sobre o futuro. Participaram da pesquisa 10 alunos de uma escola estadual localizada na cidade de Linhares, no estado do Espírito Santo. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas individuais, por intermédio de um questionário semiestruturado. Os resultados destacam que a maioria dos alunos entrevistados são negros e com renda familiar abaixo de 2 salários-mínimos. Apesar de desejarem, em algum momento, cursar o Ensino Superior, esses jovens dão prioridade a iniciar algum curso técnico logo após a conclusão do Ensino Médio. Ademais, há pouco incentivo da escola para que eles cursem o Ensino Superior, mesmo com uma Faculdade municipal, pública e gratuita, localizada ao lado da instituição investigada.     

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Biografia do Autor

Geovana Guedes, FACELI

Licenciada em Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI).

Joana Lúcia Alexandre de Freitas, FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES-FACELI

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. Prof.ª Titular de Prática de Ensino no Curso de Pedagogia na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI).

Vanusa Guedes Ribeiro, FACELI

Licenciada em Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI).

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Publicado

26-12-2024