Educação e trabalho na perspectiva dos estudantes da EJA em Linhares

Autores

  • Geovana Guedes FACELI
  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES-FACELI https://orcid.org/0000-0002-1547-1505
  • Vanusa Guedes Ribeiro FACELI

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.44215

Palavras-chave:

EJA; Trabalho; Trajetória de vida.

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender a trajetória de vida e a realidade de estudantes inseridos na EJA Ensino Médio. Por meio de um estudo de caso, analisaram-se as intenções dos discentes em relação à educação e ao trabalho, bem como a perspectiva que possuem sobre o futuro. Participaram da pesquisa 10 alunos de uma escola estadual localizada na cidade de Linhares, no estado do Espírito Santo. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas individuais, por intermédio de um questionário semiestruturado. Os resultados destacam que a maioria dos alunos entrevistados são negros e com renda familiar abaixo de 2 salários-mínimos. Apesar de desejarem, em algum momento, cursar o Ensino Superior, esses jovens dão prioridade a iniciar algum curso técnico logo após a conclusão do Ensino Médio. Ademais, há pouco incentivo da escola para que eles cursem o Ensino Superior, mesmo com uma Faculdade municipal, pública e gratuita, localizada ao lado da instituição investigada.     

Biografia do Autor

  • Geovana Guedes, FACELI

    Licenciada em Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI).

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas, FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES-FACELI

    Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. Prof.ª Titular de Prática de Ensino no Curso de Pedagogia na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI).

  • Vanusa Guedes Ribeiro, FACELI

    Licenciada em Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI).

Referências

ARROYO, Miguel González. Educação de Jovens-Adultos: Um campo de direitos e de responsabilidade pública. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica. p. 19-50. 2005.

BERNADIM, Luiz Marcio. Educação e trabalho na perspectiva de egressos do ensino médio e estudantes universitários. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente–SP, v.24, n1, p. 200-217, jan./abril.2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília: MS, 27 de jun. 2023. Disponível em https://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/CARTAS/SEI_MS_0035011614_Oficio_Circular.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

ESPÍRITO SANTO. Lei n.º 11030, de 21 de agosto de 2019. Declara o município de Linhares a capital estadual do agronegócio e do empreendedorismo. Diário Oficial [do] Estado do Espírito Santo Disponível em: https://ioes.dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/html/4547/#e:4547/#m:517275. Acesso em: 22 nov. 2023.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Joana Lúcia Alexandre de; MANCINI, Karina Carvalho. Breve história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil até os dias atuais. 1. ed. Vitória: EDUFES, 2020. v. 6. 72p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

IBGE. Instituto Brasileiro de geografia e estatística. A síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro, 2022a. 154 p.: il. - (Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica, ISSN 1516-3296; n. 49).

IBGE. Instituto Brasileiro de geografia e estatística. Panorama Linhares. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/linhares/panorama. Acesso em: 10 nov. 2023.

LINHARES (ES). Prefeitura. Economia. 2023. Disponível em: https://linhares.es.gov.br/economia/. Acesso em: 12 nov. 2023.

MATOS, Luciane Martins de Oliveira, et al. História da faculdade pública municipal de Linhares. In: CYRINO, Rodrigo Reis. NEVES, Rodrigo Santos. Diálogos sobre a FACELI: a faculdade pública e gratuita de Linhares. Rio de Janeiro: CEEJ, 2022.

MATOS, Luciane Martins de Oliveira, et al. Tendências do currículo no contexto das parcerias do público privada: o programa escola viva no estado do Espírito Santo. In: FREITAS. Joana Lúcia Alexandre de (Org.). A escola, o currículo e as práticas de ensino a partir da BNCC: A era digital e a Covid-19. Linhares: FACELI, 2020.

REIS, Oliveira Sônia. MUNIZ, Jesus Roberta. Passageiros da EJA para o ensino superior: quais trajetórias carregam em suas bagagens. Revista Eletrônica de Educação, Guanambi–BA, v.15, p. 1-20, jan./dez. 2021.

SALVATO, Márcio Antônio. Desenvolvimento humano e diversidade. In: BARROS, José Márcio (Org.). Diversidade Cultural: da proteção à promoção. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.p.(76)-(88).

Downloads

Publicado

26-12-2024