Vínculo de estudantes com a escola na pandemia de Covid-19: das ações de gestores(as) e professores(as) da rede municipal de educação às percepções de estudantes de uma escola pública de São Mateus, ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/38dxa545Palavras-chave:
Pandemia. Vínculo Escolar. Ações. Percepções de sujeitos.Resumo
Este trabalho investiga o vínculo de estudantes com as escolas municipais de ensino fundamental durante a pandemia de Covid-19 em São Mateus, ES, identificando ações pedagógicas implementadas, entre os anos de 2020 e 2021, por gestores, diretores e professores, que garantissem o direito à educação. Além disso, buscou-se ouvir um grupo de estudantes de uma escola pública municipal no tocante à relação com a escola no período pandêmico. Como referencial teórico, firma-se em Freire, Kohan, Larrosa, Masschelein e Simons, entre outros. Como alternativa metodológica, optou-se por lançar mão da escuta de gestores/as de escolas municipais de São Mateus - ES, técnicos/as de educação e uma docente da rede municipal com relação à atuação pedagógica e ações tomadas para garantia e/ou promoção do vínculo do alunado com suas escolas, através de entrevista semiestruturada e encontros por vídeochamada, considerando que parte da pesquisa ocorreu no período de quarentena. Com o retorno gradativo das aulas, realizou-se uma roda de conversa com um grupo de estudantes e consequente produção livre de desenhos e textos sobre os temas: “eu e escola antes da pandemia”, “eu e escola durante a pandemia” e “eu e escola pós pandemia”. Como resultados, as vozes dos sujeitos da pesquisa permitem afirmar que a pandemia, além de obrigar a distância física, desnudou e reafirmou as desigualdades educacionais no país: falta de acesso à internet e insuficiente letramento digital, além da dificuldade do trabalho remoto durante o período. No entanto, ressalta também a importância do espaço-tempo escola na vida dos discentes que a frequentam, uma vez que ela é potente para democratizar conhecimentos, além de ser, também, espaço de afetos, trocas e construção de laços, como algumas crianças deixaram em registro, mesmo considerando, conforme um desenho, que “a covid muda a pessoa”.
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