A Inteligência Emocional de Trabalhadores do Setor Farmacêutico em Tempos de Pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2025.14.2.44238.64.84Palavras-chave:
emoções, pandemia, trabalho, farmacêuticoResumo
Este estudo teve como objetivo mensurar os níveis de inteligência emocional de trabalhadores do setor farmacêutico e compreender as influências exercidas pela pandemia na gestão das emoções destes profissionais. Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem qualitativa e quantitativa, com 100 profissionais atuantes no setor farmacêutico brasileiro. Os resultados demonstraram índices altos de inteligência emocional em faixas etárias mais elevadas e um nível maior, entre as mulheres, na dimensão da avaliação das emoções dos outros, impactando a forma como estes grupos gerenciaram suas emoções durante o período pandêmico. Além disso, os profissionais farmacêuticos perceberam-se mais resilientes, tolerantes e empáticos na pandemia, mas relataram sentir consequências negativas persistentes, como o desenvolvimento de ansiedade, medo e depressão. Concluiu-se que a inteligência emocional teve papel importante para a manutenção do bom desempenho no trabalho e no enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia nas esferas pessoal e profissional.
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