Complexidade Institucional em Cooperativas de Crédito: um Estudo de Caso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.21776.7-23.

Abstract

As cooperativas de crédito são norteadas por princípios, e regulamentada por diversas leis, circulares e resoluções. Estas operam num ambiente repleto por diversas lógicas institucionais, o que o torna complexo. Neste estudo se buscou compreender como está configurada a complexidade institucional nas cooperativas de crédito, centrais e periféricas, pertencentes à Sicredi Paranapanema PR/SP no ambiente em que estas estão imersas. Para tal, realizou primeiramente uma etapa quantitativa, que visou apresentar a centralidade da rede de relacionamentos da Sicredi Paranapanema PR/SP. A segunda etapa foi cunho de qualitativo, em que realizou um estudo de caso comparativo em quatro cooperativas de crédito, duas cooperativas centrais e duas cooperativas periféricas. Os resultados evidenciaram que o ambiente das cooperativas de crédito é permeado por diversas lógicas institucionais e que algumas dessas lógicas institucionais estão em conflito, ou seja, a complexidade institucional está configurada em todos os casos estudados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Reis da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM).

João Marcelo Crubellate, Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM)

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV), Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM).

Published

22-12-2018

How to Cite

Silva, F. R. da, & Crubellate, J. M. (2018). Complexidade Institucional em Cooperativas de Crédito: um Estudo de Caso. Management and Connections Journal, 8(1), 7–23. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.21776.7-23.

Issue

Section

Artigos