Complexidade Institucional em Cooperativas de Crédito: um Estudo de Caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.21776.7-23.

Resumen

As cooperativas de crédito são norteadas por princípios, e regulamentada por diversas leis, circulares e resoluções. Estas operam num ambiente repleto por diversas lógicas institucionais, o que o torna complexo. Neste estudo se buscou compreender como está configurada a complexidade institucional nas cooperativas de crédito, centrais e periféricas, pertencentes à Sicredi Paranapanema PR/SP no ambiente em que estas estão imersas. Para tal, realizou primeiramente uma etapa quantitativa, que visou apresentar a centralidade da rede de relacionamentos da Sicredi Paranapanema PR/SP. A segunda etapa foi cunho de qualitativo, em que realizou um estudo de caso comparativo em quatro cooperativas de crédito, duas cooperativas centrais e duas cooperativas periféricas. Os resultados evidenciaram que o ambiente das cooperativas de crédito é permeado por diversas lógicas institucionais e que algumas dessas lógicas institucionais estão em conflito, ou seja, a complexidade institucional está configurada em todos os casos estudados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Reis da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM).

João Marcelo Crubellate, Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM)

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV), Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM).

Publicado

22-12-2018

Cómo citar

Silva, F. R. da, & Crubellate, J. M. (2018). Complexidade Institucional em Cooperativas de Crédito: um Estudo de Caso. Revista Gestão & Conexões, 8(1), 7–23. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.21776.7-23.

Número

Sección

Artigos