O fazer-estagiário inclusivo:

 Perspectivas de vivências na Educação Especial

Autores

  • KASSANDRA DE OLIVEIRA CARNEIRO Instituto Federal do Espírito Santo
  • NAHUN THIAGHOR LIPPAUS PIRES GONÇALVES Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Estágio

Resumo

Essa pesquisa tem cunho qualitativo e foi desenvolvida metodologicamente como relato de experiência, por observação de 29 meses de estágio não obrigatório em dois momentos distintos, numa escola municipal 21 meses, e no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas 8 meses. O objetivo foi traçar reflexões a partir das vivências do estágio na Educação Especial, seus desdobramentos e indícios para delineamento do conceito de fazer-estagiário inclusivo. Após análise compreende-se que o fazer-estagiário inclusivo se desenvolve no trabalho que concebe diálogo, singularidades e atualizações pedagógicas constantes para o atendimento das necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial, prioritariamente assume o sujeito acima do laudo, visando a superação das barreiras de aprendizagem para promoção da acessibilidade ao conhecimento curricular e convívio social, entretanto pode ser visto como conceito flutuante.

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Publicado

30-12-2022