Ações de prevenção de doenças e cuidados com a saúde em uma Comunidade Quilombola de Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, Brasil

Autores

  • Lígia Bauer Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Pietra Andrade de Osti Universidade Federal de Mato Grosso
  • Neudson Johnson Martinho Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i3.27899

Palavras-chave:

Plantas Medicinais, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Dieta Saudável

Resumo

Introdução: A preocupação com a saúde e a doença estão presentes em todos os seres humanos. No entanto, a construção histórica de cada sociedade faz com que ela crie noções particulares de saúde e terapêutica. As comunidades tradicionais, incluindo os quilombolas, buscam por meio da passagem de conhecimento familiar manter os hábitos de cultivo, preparo e utilização de plantas medicinais e alimentos como ferramentas de prevenção de doenças e promoção da saúde. Objetivo: Compreender como uma comunidade Quilombola trata e evita doenças, por meio de seus conhecimentos tradicionais. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu através de entrevistas realizadas com mulheres quilombolas da comunidade Mutuca, pertencente à região Quilombola Mata Cavalo, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso. Resultados: Observou-se que a comunidade alia o uso das plantas medicinais ao consumo de determinados alimentos, que segundo suas crenças são de grande valia para tratar certas enfermidades ou para preveni-las. Além disso, também se utiliza de recomendações médicas para a manutenção da saúde, relacionadas à prática de atividade física, redução do consumo de sal, gorduras e açúcares. Conclusão: É possível identificar as diferentes percepções sobre práticas de cuidados de saúde, que estão entrelaçados com valores e saberes culturais em cada sociedade. As mulheres do Quilombo Mutuca apresentaram uma parte do conhecimento que possuem sobre as plantas medicinais e o impacto desse saber no auxílio à comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Dos Santos TAC; Barros FB. Each person has a science of planting: plants cultivated by quilombola communities of Bocaina, Mato Grosso State, Brazil. Hoehnea. 2017 Apr;44(2):211-235.

2. Santos A. O sabor da história: práticas alimentares e identidade quilombola. Intratextos. 2012;3:54-71.

3. Andreoli R, Follador FAC. Alimentação saudável: prevenção de doenças e Cuidados com a saúde. Cadernos PDE: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. 2016;1:1-25.

4. Langdon EJ, Wiik FB. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2010 Mai-Jun;18(3): 459-466.

5. Furtado MB, Pedroza RLS, Alves CB. Cultura, identidade e subjetividade quilombola: uma leitura a partir da psicologia cultural. Psicologia & Sociedade. 2014;26(1):106-115.

6. Do Prado RA, Da Nóbrega JF, Ribeiro G; Valcarenghi RV, Nitschke RG. O Quotidiano e o Imaginário no Processo Saúde-Doença para as Famílias Quilombolas. Saúde & Transformação Social. 2013 Out;4(4):47-53.

7. Do Nascimento MC, De Barros NF, Nogueira MI, Luz MT. A categoria racionalidade médica e uma nova epistemologia em saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2013 Dec;18(12):3595-3604.

8. Ribeiro ACL, Ferla AA. Como médicos se tornaram deuses: reflexões acerca do poder médico na atualidade. Psicologia em Revista. 2016;22(2):294-314.

Arquivos adicionais

Publicado

27-04-2021

Como Citar

Bauer Oliveira, L., Andrade de Osti, P., & Martinho, N. J. (2021). Ações de prevenção de doenças e cuidados com a saúde em uma Comunidade Quilombola de Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, Brasil. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 22(3), 15–22. https://doi.org/10.47456/rbps.v22i3.27899

Edição

Seção

Artigos originais