Alimentação como fator protetor no desenvolvimento da doença de Alzheimer

Autores

  • Vanessa Martins Olgado Universidade Brasil Faculdade de Tupã
  • Antonio Carlos Gelamos Hospital Psiquiátrico Dr° Adolfo Bezerra de Menezes – Paranaíba, Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Renata Guilherme Oliveira Universidade Brasil - Faculdade de Tupã
  • Natália da Silva Bomfim UNIVERSIDADE BRASIL FACULDADE DE TUPÃ

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v23i1.21014

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Demência, Prevenção de doença, Dieta e alimentação

Resumo

Introdução: A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência; ela se estabelece gradualmente, procede e, ocasionalmente, acarreta confusão mental, alterações de comportamento e personalidade, como também julgamento prejudicado. Seu surgimento relaciona-se a diversos fatores, dentre eles a falta de uma alimentação adequada, visto que há benefícios na adoção de uma dieta saudável através do consumo diário de frutas e hortaliças ricas em antioxidantes com efeitos positivos sobre os neurônios no combate ao envelhecimento cerebral. Objetivos: Verificar informações sobre a doença de Alzheimer correlacionando a alimentação como fator protetor no desenvolvimento da patologia. Métodos: Estudo de natureza exploratória e qualitativa, foi realizado através do levantamento bibliográfico na literatura cientifica, selecionando materiais nacionais e internacionais dos últimos 20 anos, nos bancos de dados PubMed, SciELO e BIREME. Como estratégia de busca, foram utilizados descritores específicos e em língua inglesa, vinculados ao operador booleano “AND”, além de aspas (“ ”) para identificação de palavras compostas, e foi aplicada da seguinte forma: (feeding AND “Alzheimer’s disease”) e (diet AND dementia). Resultados: Foram recuperados 64 artigos dos quais se utilizaram 34, além de livros, e foi evidenciado na presente revisão que os antioxidantes (vitamina C, E, selênio e polifenóis), as vitaminas do complexo B, vitamina D, lipídios, álcool, cafeína, alumínio e cobre, além da dieta mediterrânea e MIND contribuem para a saúde dos neurônios e para a sua proteção, auxiliando na prevenção da doença de Alzheimer. Conclusão: Foram encontrados fatores relevantes na prevenção da doença de Alzheimer, mas há a necessidade de novos estudos para constante embasamento sobre a importância da alimentação para a prevenção de patologias, como o Alzheimer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Martins Olgado, Universidade Brasil Faculdade de Tupã

Bacharel em Nutrição pela Universidade Brasil - Faculdade de Tupã

Antonio Carlos Gelamos, Hospital Psiquiátrico Dr° Adolfo Bezerra de Menezes – Paranaíba, Mato Grosso do Sul, Brasil

Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Forensic Nurse Examiner, Enfermeiro, Responsável Técnico e Enfermeiro Psiquiátrico do Hospital Psiquiátrico Dr° Adolfo Bezerra de Menezes – Paranaíba, Mato Grosso do Sul, Brasil

Renata Guilherme Oliveira, Universidade Brasil - Faculdade de Tupã

Doutoranda em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração, Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade do Sagrado Coração,  Farmacêutica Bioquímica, docente do Curso de Bacharelado em Nutrição, Universidade Brasil – Faculdade de Tupã, Tupã, São Paulo, Brasil.

Natália da Silva Bomfim, UNIVERSIDADE BRASIL FACULDADE DE TUPÃ

Mestra em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR (2014), área de concentração: Saúde humana, linha de pesquisa: Alimentos e as implicações na saúde, Bacharel em Nutrição pelas Faculdades ESEFAP, Tupã-SP (2011). Revisora de artigos científicos dos seguintes periódicos: Revista Saúde e Pesquisa - UNICESUMAR, Maringá-PR; Revista Brasileira de Ciências da Saúde - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB; Revista Iniciação Científica Cesumar - UNICESUMAR, Maringá-PR; e Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Itapetininga-SP. Membro do Conselho Editorial da Revista Iniciação Científica Cesumar, como avaliador ad-hoc (2017). Parecerista no Guia do Estudante - Editora ABRIL, na avaliação de Cursos Superiores de Nutrição no Brasil. Tem Experiência em Nutrição Coletiva, Análise Nutricional Populacional, Segurança Alimentar, Toxicologia de Alimentos, Fitoterapia, Avaliação Nutricional , interpretação de exames laboratoriais na prática clínica do profissional nutricionista, Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição e Legislação e Higiene de Alimentos. Ministrou módulo na especialização em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância Sanitária, UNINGÁ, Maringá - PR (2014). Atualmente é coordenadora do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Tupã - SP, atuando também nesta Instituição como Docente e Supervisora de Estágio.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2196457887406775

Referências

ALVES. Rodolfo F. "Capitalismo Financeiro". In: Brasil Escola. [20--?]. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/capitalismo-financeiro.htm>. Acesso em 28 de outubro de 2016.

ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANTUNES. Ricardo. Adeus ao trabalho?: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

ANTUNES. Ricardo. Adeus ao trabalho?: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ANTUNES. Ricardo. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ANTUNES. Ricardo. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007.

BOLZAN, Débora de Paula. “Eu nasci para ser assistente social”: o trabalho em serviço social, profissionalização, identidade e gênero. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3626>. Acesso em: 10 set. 2016.

CAVALCANTE, Almira Almeida. et al. O serviço social no suas, frente a proposta de ampliação de direitos na relação de produção capitalista, [2013?]. Disponível em: <http://www.estudosdotrabalho.org/anais-vii-7-seminario-trabalho-ret-2010/almira_almeida_cavalcante_e_outros_o_servico_social_no_suas_frente_a_proposta_ampliacao_direitos_relacao_producao.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016.

CAVALCANTE, Girlene Maria Mátis; A precarização do trabalho e das políticas sociais na sociedade capitalista: fundamentos da precarização do trabalho do assistente social. 2009; 115f. Dissertação (Mestre em Serviço Social). Universidade Federal de Alagoa, Maceió, 2009. Diponível em: <https://libertas.ufjf.emnuvens.com.br/libertas/article/download/.../1309>. Acesso em: 15 out. 2016.

CAVALCANTE, Girlene Maria Mátis; PRÉDES, Rosa. A Precarização do Trabalho e das Políticas Sociais na Sociedade Capitalista: Fundamentos Da Precarização Do Trabalho Do Assistente Social. In: Revista da faculdade de Serviço Social de Juiz de Fora. Libertas, v.10, n.1, p. 1 - 24, Juiz de Fora, 2010.

CEOLIN, George Francisco. Crise do capital, precarização do trabalho e impactos no Serviço Social. In: Serv. Soc. Soc. São Paulo, n. 118, p. 239-264, abr./jun. 2014.

CESAR, Mônica de Jesus. Serviço Social e Reestruturação Industrial: requisições, competências e condições de trabalho profissional. In: A nova fábrica de consensos: ensaios sobre a reestruturação empresarial, o trabalho e as demandas ao serviço social. 4. ed. São Paulo, Cortez, 2008.

CONCELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Brasília/DF: CFESS, 2011. (Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais). Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2016.

COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos. A prática profissional dos assistentes sociais diante da política neoliberal: desafios e perspectivas. In: IV Jornada Internacional de políticas Públicas. UFMA. [20--?]. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/eixos/2_transformacoes-do-mundo-do-trabalho/a-pratica-profissional-dos-assistentes-sociais-diante-da-politica-neoliberal.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2016.

GOIS, Magaly Nunes de; MACEDO, Ana Cristina Santos. As políticas públicas e o trabalho do assistente social no estado capitalista contemporâneo. In: Anais do Encontro Nacional e Internacional de Políticas Sociais. v. 1, n. 1, 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/EINPS/article/view/12844>. Acesso em: 15 ago. 2016.

HORA, Senir Santos da. O Serviço Social e as condições de trabalho no Suas: tensões e desafios à materialização do projeto profissional. In: Em Pauta: Teoria social e realidade contemporânea. Rio de Janeiro, 2ª Semestre de 2015- n. 36, v. 13. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/21056>. Acesso em 29 ago. 2016.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço social em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez, 2007.

IANNI, Octávio. A era do Globalismo. Rio de Janeiro: [s.n.], 1999.

LAGIOTO, Nanci. Autonomia profissional X trabalho assalariado: exercício profissional do assistente social. In: Revista Conexão Geraes, nº 3, 2º semestre de 2013.

LUZ, Ricardo Santos da. BAVARESCO, Agemir. Trabalho alienado em Marx e novas configurações do trabalho. In: Princípios: Revista de Filosofia da UFRN, Natal, v.17, n.27, jan./jun. 2010, p. 137-165. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/796>. Acesso em: 24 out. 2016.

MAIA, Samantha. A terceirização do trabalho será liberada no Brasil?. In: Carta Capital. 2015. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/economia/a-terceirizacao-do-trabalho-sera-liberada-no-brasil-3999.html>. Acesso em: 15 out. 2016.

MELO, Valdenice da Silva et al. A precarização das relações de trabalho do Assistente Social na política de Assistência Social em Campina Grande-PB. In: XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Universidade do Vale do Paraíba, 2006. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/inic/INICG00127_01O.pdf>. Acesso em: 11 set. 2016.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME. Concelho Nacional de Assistência Social. Resolução 145, 15 de outubro de 2004: aprova a política nacional de assistência social. 2004. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=101000>. Acesso em: 14 nov. 2016.

MIOTO, Regina Celia Tamaso; NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro. Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional. In: Rev. katálysis. 2013, vol.16, n.spe, pp.61-71. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802013000300005>. Acesso em: 29 out. 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

08-04-2022

Como Citar

Olgado, V. M., Gelamos, A. C., Oliveira, R. G., & Bomfim, N. da S. (2022). Alimentação como fator protetor no desenvolvimento da doença de Alzheimer. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 23(1), 124–133. https://doi.org/10.47456/rbps.v23i1.21014

Edição

Seção

Artigos de Revisão