Conhecimento dos residentes não cirurgiões-dentistas de um programa de residência multiprofissional em Saúde quanto à cárie na primeira infância e sua prevenção
Palavras-chave:
Cárie dentária, Crianças, Educação em SaúdeResumo
Introdução: No cotidiano do agir em equipe, todos devem ter conhecimentos básicos das diversas áreas da Saúde, para reforçar orientações preventivas e estar preparados para encaminhar ao atendimento. Objetivo: Verificar o conhecimento dos residentes não cirurgiões-dentistas de um programa de residência multiprofissional em Saúde quanto ao conceito e prevenção da cárie dentária na primeira infância. Métodos: Neste estudo analítico observacional transversal foram incluídos 47 residentes matriculados nos anos de 2016/2017/2018 no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente (Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES), graduados em Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Foram excluídos seis cirurgiões-dentistas. Utilizou-se um questionário autoaplicado sobre saúde bucal. Os dados foram processados estatisticamente pela média aritmética e análises bivariadas (Qui-quadrado, Fisher e Razão da Máxima Verossimilhança), com nível de significância de 5%. Resultados: A maioria relatou que não houve abordagem em saúde bucal na graduação e apresentou bom conhecimento sobre prevenção (97,9%), indicação ao odontopediatra (97,9%), relação entre mamadeira noturna e cárie (89,4%), açúcar e cárie (100%), horário da higiene bucal (85,1%), e dentifrício fluoretado (89,4%). Não houve diferença quanto à idade, ano de conclusão da graduação e ano de ingresso na residência (p<0,05). Conclusão: O conhecimento dos residentes quanto à cárie dentária, dieta, higiene bucal e flúor na primeira infância foi considerado satisfatório, apresentando diferenças pontuais sobre conceito de cárie, aleitamento materno como fator etiológico de cárie, e dentifrício fluoretado com a erupção dos primeiros dentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.