Conhecimento dos residentes não cirurgiões-dentistas de um programa de residência multiprofissional em Saúde quanto à cárie na primeira infância e sua prevenção
Palavras-chave:
Cárie dentária, Crianças, Educação em SaúdeResumo
Introdução: No cotidiano do agir em equipe, todos devem ter conhecimentos básicos das diversas áreas da Saúde, para reforçar orientações preventivas e estar preparados para encaminhar ao atendimento. Objetivo: Verificar o conhecimento dos residentes não cirurgiões-dentistas de um programa de residência multiprofissional em Saúde quanto ao conceito e prevenção da cárie dentária na primeira infância. Métodos: Neste estudo analítico observacional transversal foram incluídos 47 residentes matriculados nos anos de 2016/2017/2018 no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente (Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES), graduados em Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Foram excluídos seis cirurgiões-dentistas. Utilizou-se um questionário autoaplicado sobre saúde bucal. Os dados foram processados estatisticamente pela média aritmética e análises bivariadas (Qui-quadrado, Fisher e Razão da Máxima Verossimilhança), com nível de significância de 5%. Resultados: A maioria relatou que não houve abordagem em saúde bucal na graduação e apresentou bom conhecimento sobre prevenção (97,9%), indicação ao odontopediatra (97,9%), relação entre mamadeira noturna e cárie (89,4%), açúcar e cárie (100%), horário da higiene bucal (85,1%), e dentifrício fluoretado (89,4%). Não houve diferença quanto à idade, ano de conclusão da graduação e ano de ingresso na residência (p<0,05). Conclusão: O conhecimento dos residentes quanto à cárie dentária, dieta, higiene bucal e flúor na primeira infância foi considerado satisfatório, apresentando diferenças pontuais sobre conceito de cárie, aleitamento materno como fator etiológico de cárie, e dentifrício fluoretado com a erupção dos primeiros dentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.