Experiência vivida por um idoso com câncer de pulmão em cuidados paliativos: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v25i2.40600Palavras-chave:
Cuidados paliativos, Oncologia, EpifaniaResumo
Introdução: O envelhecimento populacional e a mudança nos hábitos de vida afetam o perfil de morbimortalidade, aumentando a necessidade de tratamento curativo. O câncer de pulmão é prevalente, com baixa taxa de sobrevida, evidenciando a importância dos cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida e enfrentar desafios na saúde coletiva e cuidados oncológicos. Objetivo: Compreender a vivência do paciente com câncer de pulmão durante os cuidados paliativos. Métodos: O estudo é exploratório e qualitativo. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. O paciente entrevistado iniciou o tratamento há um ano e meio, sendo referenciado para cuidados paliativos, em Botucatu/SP, com um método de pesquisa de estudo de caso. O referencial teórico abrange a teoria do luto de Kübler-Ross e os manuais de cuidados paliativos, permeados pelo Plano Nacional de Humanização do SUS. Resultados: O estudo revelou três categorias centrais: família, espiritualidade e equipe de cuidados paliativos, essenciais para a ressignificação da experiência vivida e aceitação da situação. O paciente valorizou o apoio familiar e a esperança em superar a doença, enquanto a espiritualidade proporcionou conforto e significado. A tranquilidade diante da impossibilidade de cura destacou o papel crucial da equipe de cuidados paliativos, que o acolheu com humanização. Conclusão: Este estudo destaca o impacto das experiências vividas por pacientes oncológicos em cuidados paliativos, ressaltando o papel crucial da família, a relevância da espiritualidade e a importância da equipe de cuidados. É necessário desenvolver estratégias de educação para a população e os profissionais de saúde sobre a importância dos cuidados paliativos e a morte, impulsionando pesquisas para esse tipo de cuidado.
Downloads
Referências
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Esti¬mação 2020. [Internet]. Rio de Janeiro; 1996-2022 [cited 2022 Feb 20]. Available from: http://www.inca.gov.br/estimativa/ introducao.
Oliveira DS, Cavalcante LS. Sentimentos de Pacientes em cuida¬dos paliativos sobre modificações corporais ocasionadas pelo câncer. Psicologia: Ciência e Profissão. 2019; 39(e176879):1-13.
Silveira FM et al. Impacto do tratamento quimioterápico na qualidade de vida de pacientes oncológicos. Rev. Acta Paul Enferm. 2021; 34:1-9.
Instituto Nacional de Câncer. Câncer de Pulmão. [Internet]. INCA; 2022 [cited 2023 Oct 9]. Available from: https://www.gov. br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pulmao.
Calixto MS, Andrade AB, Motta JM, Silva HD, Souza MC. O impacto dos cuidados paliativos no tratamento de pacientes com câncer de pulmão. Revista Eletrônica Acervo Médico. 2023; 23(7):1-12.
Xavier LM, Taets GG. A importância de práticas integrativas e complementares no tratamento de pacientes com câncer. Enferm BraS. 2021; 20(1):82-93
World Health Organization. Definition of palliative care. [Inter¬net]. WHO; 2019 [cited 2021 Feb 20]. Available from: http:// www.who.int/cancer/palliative/definition/en.
Instituto Nacional de Câncer. Cuidados paliativos. [Internet]. INCA; 2022 [cited 2023 Oct 9]. Disponível em: http://www.inca. gov.br//controle-do-cancer-do-colo-do-utero/acoes-de-con¬trole/cuidados-paliativos.
Academia Nacional de Cuidados Paliativos. O que são cuida¬dos paliativos. [Internet]. ANCP; [c2023] [cited 2023 Oct 9]. Available from: https://www.paliativo.org.br/cuidados-paliati¬vos/o-que-sao/.
Organização Mundial de Saúde. OMS divulga recursos para lidar com flagrante escassez de serviços de cuidados paliativos de qual¬idade. [Internet]. OPAS/OMS; 2021 [cited 2023 Oct 9]. Available from: https://www.paho.org/pt/noticias/5-10-2021-oms-divul¬ga-recursos-para-lidar-com-flagrante-escassez-servicos-cuida¬dos.
Oliveira LC. Pesquisa em Cuidado Paliativo no Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia. 2021; 67(3): 1-3.
Brasil. Ministério da Saúde. Manual de Cuidados Paliativos. [Internet]. São Paulo: Hospital Sírio Libanês; Ministério da Saúde; 2020 [cited 2023 Oct 9]. Available from: Manual-Cuida¬dos-Paliativos (1).pdf.
Neves LM, et al. Cuidados paliativos oncológicos ou cuidados ao fim de vida? O desafio de uma equipe multiprofissional. [Inter¬net]. Saúde Redes. 2020; 6(3):25-37.
Minayo MC. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. 2017; 5(7):1-12.
Mendonça AW. Metodologia para Estudo de Caso. [Internet]. Palhoça: UnisulVirtual; 2014 [cited 2023 Oct 9]. Available from: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ ANIMA/21932/1/fulltext.pdf
Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2012.
Kübler-Ross E. Sobre a morte e o morrer. 3. ed. São Paulo: Mar¬tins Fontes; 1977.
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização - PNH. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013 [cited 2023 Oct 9]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publi¬cacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf 2013
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização - PNH. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2004 [cited 2023 Oct 9]. Available from: http://bvsms. saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf.
Neumayer AC, Aguiar MC, Schettini Sobrinho ES, Gonçalves AS. Efeito do Diagnóstico de Câncer e Sugestões para Comuni¬cação Diagnóstica na Visão dos Pacientes. Revista Brasileira de Cancerologia 2018; 64(4):489-497.
Santos IC dos, Nunes GA, Anjos ACY dos, Scalia LA, Cunha NF. Religiosidade e Esperança no Enfrentamento do Câncer de Mama: Mulheres em Quimioterapia. Rev. Bras. Cancerol. 2022; 68(3):e-172491.
Noronha MM, Parron SF. A evolução do conceito de família. [Internet]. Uniesp, [c2014] [cited 2023 Oct 9]. Avail¬able from: https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revis¬tas/20170602115104.pdf.
Brasil. Ministério da Saúde. [homepage na internet]. Cuidados Paliativos. [acesso em 02 ago. 2023]. Disponível em: CUIDA¬DOS-PALIATIVOS_LIVRO (1).pdf.
França LC, et al. As representações sociais da espiritualidade entre homens e mulheres atendidos em um ambulatório de HIV/ AIDS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas. 2020; 29(4):648-659
Fernandes LF, et al. A Influência da Espiritualidade e da Religi¬osidade na Aceitação da Doença e no Tratamento de Pacientes Oncológicos: Revisão Integrativa da Literatura. Rev. Bras. Can¬cerol. 2020; 66(2):e-07422.
Pereira SC, Cheriff dos Santos AT, Pereira da Silva R, Dias de Andrade J, de Alemeida LM. Significado dos Cuidados Paliativos para a Qualidade da Sobrevivência do Paciente Oncológico. Rev. Bras. Cancerol. 2016; 62(3):225-3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.