Saúde mental de estudantes universitários após retorno ao ensino presencial
um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v27i1.42965Palavras-chave:
Transtornos mentais, Estudantes universitários, Saúde mentalResumo
Introdução: A pandemia da COVID-19 teve impacto significativo na saúde mental de indivíduos em todo o mundo, especialmente entre estudantes universitários. Objetivo: Avaliar a saúde mental de estudantes universitários após o retorno ao ensino presencial no contexto pós-pandemia de COVID-19. Métodos: Estudo transversal, do tipo survey, realizado entre julho e agosto de 2022, com estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online, enviado ao e-mail institucional de todos os estudantes. A avaliação dos sintomas de ansiedade e depressão foi feita com as escalas Generalized Anxiety Disorder-7 (GAD-7) e Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). Utilizou-se regressão logística binária, tendo como variáveis dependentes os sintomas de ansiedade e depressão. Resultados: Participaram do estudo 1.103 estudantes. As escalas indicaram que 56,7% (n=625) apresentaram escores compatíveis com transtornos de ansiedade e depressão simultaneamente. Pensamentos relacionados à automutilação ou suicídio foram relatados por 422 (38,3%) participantes. A regressão logística binária revelou pouca ou nenhuma associação entre as variáveis independentes analisadas e os desfechos de saúde mental. Conclusão: O retorno ao ensino presencial tem exposto um número significativo de estudantes com transtornos mentais não diagnosticados e não tratados, o que demanda atenção e ações institucionais específicas.
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