Saúde mental de estudantes universitários após retorno ao ensino presencial

um estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v27i1.42965

Palavras-chave:

Transtornos mentais, Estudantes universitários, Saúde mental

Resumo

Introdução: A pandemia da COVID-19 teve impacto significativo na saúde mental de indivíduos em todo o mundo, especialmente entre estudantes universitários. Objetivo: Avaliar a saúde mental de estudantes universitários após o retorno ao ensino presencial no contexto pós-pandemia de COVID-19. Métodos: Estudo transversal, do tipo survey, realizado entre julho e agosto de 2022, com estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online, enviado ao e-mail institucional de todos os estudantes. A avaliação dos sintomas de ansiedade e depressão foi feita com as escalas Generalized Anxiety Disorder-7 (GAD-7) e Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). Utilizou-se regressão logística binária, tendo como variáveis dependentes os sintomas de ansiedade e depressão. Resultados: Participaram do estudo 1.103 estudantes. As escalas indicaram que 56,7% (n=625) apresentaram escores compatíveis com transtornos de ansiedade e depressão simultaneamente. Pensamentos relacionados à automutilação ou suicídio foram relatados por 422 (38,3%) participantes. A regressão logística binária revelou pouca ou nenhuma associação entre as variáveis independentes analisadas e os desfechos de saúde mental. Conclusão: O retorno ao ensino presencial tem exposto um número significativo de estudantes com transtornos mentais não diagnosticados e não tratados, o que demanda atenção e ações institucionais específicas.

Downloads

Referências

Auerbach RP, Alonso J, Axinn WG, Cuijpers P, Ebert DD, Green JG, et al. Mental disorders among college students in the World Health Organization World Mental Health Surveys. Psychol Med. 2016;46(14):2955–70. doi: 10.1017/S0033291716001665.

Li W, Zhao Z, Chen D, Cao Y, Yang G, Zhang T, et al. Prevalence and associated factors of depression and anxiety symptoms among college students: a systematic review and meta-analysis. J Child Psychol Psychiatry. 2022;63(4):411–28. doi: 10.1111/jcpp.13606.

Li Y, Wang A, Wu Y, Han N, Huang H. Impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of college students: a systematic review and meta-analysis. Front Psychol. 2021;12:669119. doi: 10.3389/fpsyg.2021.669119.

Almeida PR, Jung HS, Silva LQ. Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências. Rev Prâksis. 2021;3:e2556. doi: 10.25112/rpr.v3.2556.

Azzi DV, Melo J, Neto AAC, Dutra JB, Sato TO, Carvalho RA, et al. Quality of life, physical activity and burnout syndrome during online learning period in Brazilian university students during the COVID-19 pandemic: a cluster analysis. Psychol Health Med. 2022;27(4):466–78. doi: 10.1080/13548506.2021.1944656.

Lopes AR, Nihei OK. Depression, anxiety and stress symptoms in Brazilian university students during the COVID-19 pandemic: predictors and association with life satisfaction, psychological well-being and coping strategies. PLoS One. 2021;16(10):e0258493. doi: 10.1371/journal.pone.0258493.

Maia BR, Dias PC. Anxiety, depression and stress in university students: the impact of COVID-19. Estud Psicol (Campinas). 2020;37:e200067. doi: 10.1590/1982-0275202037e200067.

Wagner F, Wagner R, Kolanisi U, Mtetwa S, Mokoena M. The relationship between depression symptoms and academic performance among first-year undergraduate students at a South African university: a cross-sectional study. BMC Public Health. 2022;22:1–9.

Lun KWC, Chan CK, Ip PKY, Ma SY, Tsai WWY, Wong CSY, et al. Depression and anxiety among university students in Hong Kong. Hong Kong Med J. 2018;24(5):466–72.

Flesch BD, Houvèssou GM, Munhoz TN, Silva RA, Santos IS. Episódio depressivo maior entre universitários do sul do Brasil. Rev Saude Publica. 2020;54:11.

Sharma A, Minh Duc NT, Luu Lam Thang T, Nam NH, Ng SJ, Abbas KS, et al. A consensus-based checklist for reporting of survey studies (CROSS). J Gen Intern Med. 2021;36(10):3179–87.

Spitzer RL, Kroenke K, Williams JBW, Löwe B. A brief measure for assessing generalized anxiety disorder: the GAD-7. Arch Intern Med. 2006;166(10):1092–7. doi: 10.1001/archinte.166.10.1092.

Levis B, Benedetti A, Thombs BD. Accuracy of Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) for screening to detect major depression: individual participant data meta-analysis. BMJ. 2019;365:l1476. doi: 10.1136/bmj.l1476.

Plummer F, Manea L, Trepel D, McMillan D. Screening for anxiety disorders with the GAD-7 and GAD-2: a systematic review and diagnostic metaanalysis. Gen Hosp Psychiatry. 2016;39:24–31. doi: 10.1016/j.genhosppsych.2015.11.005.

Kroenke K, Spitzer RL, Williams JBW. The PHQ-9: validity of a brief depression severity measure. J Gen Intern Med. 2001;16(9):606–13. doi: 10.1046/j.1525-1497.2001.016009606.x.

Kroenke K, Spitzer RL, Williams JBW, Monahan PO, Löwe B. Anxiety disorders in primary care: prevalence, impairment, comorbidity, and detection. Ann Intern Med. 2007;146(5):317–25. doi: 10.7326/0003-4819-146-5-200703060-00004.

Gaiotto EMG, Trapé CA, Campos CMS, et al. Resposta a necessidades em saúde mental de estudantes universitários: uma revisão rápida. Rev Saude Publica. 2021;55:75. doi: 10.11606/s1518-8787.2021055003363.

Fernandez A, Howse E, Rubio-Valera M, Thornicroft G. Setting-based interventions to promote mental health at the university: a systematic review. Int J Public Health. 2016;61(7):797–807. doi: 10.1007/s00038-016-0846-4.

Shan Y, Ji M, Xie W, Li Y, Qian J. Interventions in Chinese undergraduate students’ mental health: systematic review. Interact J Med Res. 2022;11(1):e38249. doi: 10.2196/38249.

Araújo TM, Torrenté MON. Saúde mental no Brasil: desafios para a construção de políticas de atenção e de monitoramento de seus determinantes. Epidemiol Serv Saude. 2023;32(1):e2023278. doi: 10.1590/S2237-96222023000100017.

Ebert DD, Mortier P, Kaehlke F, et al. Barriers of mental health treatment utilization among first-year college students: first cross-national results from the WHO World Mental Health International College Student Initiative. Int J Methods Psychiatr Res. 2019;28(2):e1782. doi: 10.1002/mpr.1782.

Yang XH, Yu HJ, Liu MW, He J, Zhao RY. The impact of a health education intervention on health behaviors and mental health among Chinese college students. J Am Coll Health. 2020;68(6):587–92. doi: 10.1080/07448481.2019.1583660.

Fernandez A, Howse E, Rubio-Valera M, Thornicroft G. Setting-based interventions to promote mental health at the university: a systematic review. Int J Public Health. 2016;61(7):797–807. doi: 10.1007/s00038-016-0846-4.

World Health Organization. Suicide [Internet]. [citado 2024]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/suicide

Vasegh S, Ardestani SMS. Suicidal ideation, plans, and attempts in a sample of Iranian students: prevalence and some new risk and protective factors. J Muslim Ment Health. 2018;12(1):13–27. doi: 10.3998/jmmh.10381607.0012.103.

Crispim MO, Dos Santos CMR, Frazão IS, et al. Prevalência de condutas suicidas em jovens universitários: revisão sistemática com metanálise. Rev Lat Am Enfermagem. 2021;29:e3495. doi: 10.1590/1518-8345.5320.3495.

Downloads

Publicado

18.06.2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Saúde mental de estudantes universitários após retorno ao ensino presencial: um estudo transversal. RBPS [Internet]. 18º de junho de 2025 [citado 18º de agosto de 2025];27(1):e42965. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/42965

Artigos Semelhantes

1-10 de 563

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.