A saúde mental de vestibulandos em tempos de pandemia: estudo sobre ansiedade traço-estado em concluintes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v23i4.36271Palavras-chave:
Estudantes, Pré-vestibular, Vestibular, Ansiedade, Saúde-mentalResumo
Introdução: A preparação para o ingresso na vida universitária por meio do vestibular constitui um processo extremamente estressante na vida estudantil, envolto por intensas demandas cognitivas e emocionais. Na atualidade, somam-se aos tensionamentos, as incertezas e desafios impostos pela atual pandemia, com implicações na saúde mental dos estudantes. Objetivos: Considerando os possíveis desdobramentos da pandemia no aumento da ansiedade, o projeto teve o objetivo de investigar os impactos do atual cenário no cotidiano de estudantes concluintes do ensino médio e matriculados em uma instituição de ensino da região metropolitana de Belém, no ano de 2020. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, e com uso de dois instrumentos aplicados no formato on-line, incluindo o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados: Os achados demonstraram uma prevalência do nível médio de ansiedade, tanto traço (média de 48,6 ± 6,3 pontos) quanto estado (média de 47,7 ± 6,4 pontos), com associação significativa entre o impacto sobre o sono e a motivação para o estudo. No entanto, não houve associação estatística com a ansiedade traço-estado, em se tratando de variáveis sociodemográficas e curso pretendido. Conclusão: A pandemia impactou significativamente na vida dos estudantes, com repercussões na saúde mental. Em se tratando de um período que antecede o vestibular, são necessárias medidas de prevenção e suporte aos agravos em saúde, diante dos problemas enfrentados em decorrência do cenário de pandemia.
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