A saúde mental de vestibulandos em tempos de pandemia: estudo sobre ansiedade traço-estado em concluintes do ensino médio

Autores

  • Letícia Fonseca Macedo UEPA
  • Thalita da Rocha Bastos Universidade do Estado do Pará
  • Thaisy Luane Gomes Pereira Braga Universidade do Estado do Pará
  • Roberta Nize Lôla Auday Sistema de Ensino Equipe
  • Ana Cristina Vidigal Soeiro Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v23i4.36271

Palavras-chave:

Estudantes, Pré-vestibular, Vestibular, Ansiedade, Saúde-mental

Resumo

Introdução: A preparação para o ingresso na vida universitária por meio do vestibular constitui um processo extremamente estressante na vida estudantil, envolto por intensas demandas cognitivas e emocionais. Na atualidade, somam-se aos tensionamentos, as incertezas e desafios impostos pela atual pandemia, com implicações na saúde mental dos estudantes. Objetivos: Considerando os possíveis desdobramentos da pandemia no aumento da ansiedade, o projeto teve o objetivo de investigar os impactos do atual cenário no cotidiano de estudantes concluintes do ensino médio e matriculados em uma instituição de ensino da região metropolitana de Belém, no ano de 2020. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, e com uso de dois instrumentos aplicados no formato on-line, incluindo o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados: Os achados demonstraram uma prevalência do nível médio de ansiedade, tanto traço (média de 48,6 ± 6,3 pontos) quanto estado (média de 47,7 ± 6,4 pontos), com associação significativa entre o impacto sobre o sono e a motivação para o estudo. No entanto, não houve associação estatística com a ansiedade traço-estado, em se tratando de variáveis sociodemográficas e curso pretendido. Conclusão: A pandemia impactou significativamente na vida dos estudantes, com repercussões na saúde mental. Em se tratando de um período que antecede o vestibular, são necessárias medidas de prevenção e suporte aos agravos em saúde, diante dos problemas enfrentados em decorrência do cenário de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ribeiro Neto, A. O vestibular ao longo do tempo: implicações e implicâncias. Seminário “Vestibular Hoje” [dissertação]; Brasília (DF): MEC/SESU/CAPES, 1985.

Barros ADSX. Vestibular e Enem: um debate contemporâneo. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. 2014; 22(85):1057-1090.

Ildefonso BC. Generealidades de la neurobiología de la ansiedade. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 2017; 1(20):239-251.

Ribas RTM. O vestibular como padrão de seleção ao ensino superior e as razões de seu uso: validade preditiva do desempenho acadêmico, regulação entre oferta e demanda ou mero ritual normalizado? [dissertação]; Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina, 2019.

Calais SL, Montanhaur CD, Salgado MH. Stress e qualidade de vida de pré-vestibulandos: Estudo longitudinal. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2017; 19(4):62-73.

Santos FS, Maia CRC, Faedo FC, Gomes GPC, Nunes ME, Oliveira MVM. Estresse em Estudantes de Cursos Preparatórios e de Graduação em Medicina. Rev. bras. educ. med. 2017;41(2):194-200.

Santana C. Saúde mental: depressão, ansiedade e estresse de estudantes de pré-vestibular para o curso de Medicina [dissertação]; Chapecó (SC): Universidade Federal da Fronteira Sul, 2019.

Campos RAV. Impacto da ansiedade na qualidade de vida e no sucesso escolar de adolescentes [dissertação]; Corvilhã: Universidade da Beira Interior, 2015.

Braga JEF, Pordeus LC, Silva ATMCD, Pimenta FCF, Diniz MDFFM, Almeida RND. Ansiedade Patológica: Bases Neurais e Avanços na Abordagem Psicofarmacológica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2010; 14(2):93-100.

Costa CO, Branco JC, Vieira IS, Souza LM, Silva RA. Prevalência de ansiedade e fatores associados em adultos. J. bras. psiquiatr. 2019; 68(2):92-100.

Gama MMA, Moura GS, Araújo RF, Teixeira FS. Ansiedade-traço de estudantes universitários de Aracajú (SE). Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. 2008; 30(1):19-24.

Ribeiro RC, Reinaldo ARG, de Oliveira DPA, Rezende ACC, Estrela YCA, Rodrigues VR, et al. Relação da qualidade de vida com problemas de saúde mental em universitários de medicina. Revista brasileira Qualidade de Vida, Ponta Grossa. 2018; 10(1):1-13.

Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2020;17(5):1-25.

Spielberger CD, Gorsuch RL, Lushene RE. Manual for the state-trait anxiety inventory. California: Palo Alto - Consulting Psychologist Press; 1970.

Biaggio AMB, Natalício L. Manual para o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Rio de Janeiro (RJ): Centro Editor de Psicologia Aplicada-CEPA, 1979.

Sindeaux AS, Bandeira KG, Campos AAO, Silva AM, Campos ACV. Ansiedade e Vestibular: um relato de experiência com estudantes em um município do Pará. Braz. J. Hea. Rev. 2020; 3(4):7214-7224.

Faisal RA, Jobe MC, Ahmed O, Sharker T. Mental Health Status, Anxiety, and Depression Levels of Bangladeshi University Students During the COVID-19 Pandemic. Int J Ment Health Addict. 2021; 4:1–16.

Gundim VA, Encarnação JP, Santos FC, Santos JE, Vasconcellos EA, Souza RC. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Rev baiana enferm. 2021; 35:1-14.

Lee J, Jeong HJ, Kim S. Stress, Anxiety, and Depression Among Undergraduate Students during the COVID-19 Pandemic and their Use of Mental Health Services. Innov High Educ. 2021; 23:1–20.

Silva ALF, Santana GM, Silva MPS, Silva MVS, Silva BL, Oliveira MC, et al. Percepção da Qualidade de Vida e Prevalência de Sintomas de Depressão em Universitários. Revista de Casos e Consultoria. 2021; 12(1):1-18.

Timely MD [internet]. What really has college students stressed during COVID-19. [acesso em 07 Jun 2021]. Dis¬ponível em: https://www.timely.md/wp-content/uplo¬ads/2020/06/TimelyMD-Student-Survey-June-2020.pdf.

Pereira MD, Oliveira LC, Costa CFT, Bezerra CMO, Pereira MD, Santos CKA, et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development. 2020; 9(7):1-31.

Fávero MC, Fazza LFA, Papale DR, Almeida CMM. Aspecto socioemocional e os reflexos da pandemia do COVID-19 em estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar. 2020;9(1):71-90.

Almeida ARA. afetividade no desenvolvimento da criança. Contribuições de Henri Wallon. Inter-Ação. 2008;33(2):343-357.

Souza CM. Ansiedade e desempenho escolar no ensino médio integrado [dissertação]; Pouso Alegre: Universidade do Vale do Sapucaí, 2020.

Rodrigues DG, Pelisoli C. Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Revista de Psiquiatria Clínica. 2008; 35(5):171-177.

Lopes FL, Guimarães GS. Estudo da Síndrome de Burnout em Estudantes de Psicologia. Psicologia: Ensino & Formação. 2016; 7(1):40-58.

Schönhofen FDL, Neiva LS, Almeida RB, Vieira MECD. Transtorno de ansiedade generalizada entre estudantes de cursos de pré-vestibular. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. 2020; 69(2):1-5.

Terra DHP, Vieira GA, Costa AMDD, Terra FS, Freire GER. Ansiedade e Depressão em Vestibulandos. Odontol. Clini. 2013; 12(4):273-276.

Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas). 2020; 37:1-8.

Morales V, Lopez YAF. Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária. 2020;2(3):53-67.

Downloads

Publicado

22.09.2022

Como Citar

1.
Fonseca Macedo L, da Rocha Bastos T, Gomes Pereira Braga TL, Lôla Auday RN, Vidigal Soeiro AC. A saúde mental de vestibulandos em tempos de pandemia: estudo sobre ansiedade traço-estado em concluintes do ensino médio. RBPS [Internet]. 22º de setembro de 2022 [citado 21º de dezembro de 2024];23(4):67-7. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/36271

Edição

Seção

Artigos Originais