Cultura escrita e comunicação oral no cristianismo antigo: as homilias como instrumentos de poder

Autores

  • Gilvan Ventura da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i9.18488

Palavras-chave:

Império Romano, Cristianismo, Cultura escrita, Comunicação oral, Homilias

Resumo

Nascido em ambiente judaico, o cristianismo cedo se organizará nos termos de uma comunidade textual que tendia a atribuir à cultura escrita um papel decisivo na preservação e transmissão dos preceitos anunciados por Jesus, não sendo por acaso que a “Boa Nova”, conservada, no início, por meio da tradição oral, após algumas décadas passou a ser fixada por escrito, dentro de um amplo movimento de “burocratização” da crença. De fato, a conotação sagrada da mensagem contida nos textos cristãos, associada à formação de uma hierarquia eclesiástica cada vez mais complexa, foi determinante para a institucionalização da própria Igreja, de maneira que o cristianismo representa um notável exemplo de exercício de poder por meio do aparato da escrita. No entanto, convém salientar que a importância da escrita entre os cristãos não significou, na Antiguidade, um abandono da tradição oral, como comprovam as homilias, um gênero literário que, nos séculos IV e V, experimenta um notável desenvolvimento devido aos influxos da retórica clássica.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

SILVA, Gilvan Ventura da. Cultura escrita e comunicação oral no cristianismo antigo: as homilias como instrumentos de poder. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 9, p. 212–233, 2017. DOI: 10.17648/rom.v0i9.18488. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/18488. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema livre