Cultura escrita e comunicação oral no cristianismo antigo: as homilias como instrumentos de poder

Auteurs

  • Gilvan Ventura da Silva

DOI :

https://doi.org/10.17648/rom.v0i9.18488

Mots-clés :

Império Romano, Cristianismo, Cultura escrita, Comunicação oral, Homilias

Résumé

Nascido em ambiente judaico, o cristianismo cedo se organizará nos termos de uma comunidade textual que tendia a atribuir à cultura escrita um papel decisivo na preservação e transmissão dos preceitos anunciados por Jesus, não sendo por acaso que a “Boa Nova”, conservada, no início, por meio da tradição oral, após algumas décadas passou a ser fixada por escrito, dentro de um amplo movimento de “burocratização” da crença. De fato, a conotação sagrada da mensagem contida nos textos cristãos, associada à formação de uma hierarquia eclesiástica cada vez mais complexa, foi determinante para a institucionalização da própria Igreja, de maneira que o cristianismo representa um notável exemplo de exercício de poder por meio do aparato da escrita. No entanto, convém salientar que a importância da escrita entre os cristãos não significou, na Antiguidade, um abandono da tradição oral, como comprovam as homilias, um gênero literário que, nos séculos IV e V, experimenta um notável desenvolvimento devido aos influxos da retórica clássica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Documentação textual

EUSÉBIO DE CESARÉIA. História Eclesiástica. São Paulo: Paulus, 2000.

JUSTINO DE ROMA. I e II Apologias. Diálogo com Trifão. São Paulo: Paulus, 1995.

Obras de apoio

BERARDINO, A. Dicionário patrístico e de Antigüidades Cristãs. São Paulo: Paulus, 2002.

CAMERON, A. Christianity and the rhetoric of Empire. Berkeley: University of California Press, 1994.

______. Education and literary culture. In: CAMERON, A.; GARNSEY, P. (Ed.). The Cambridge Ancient History. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 665-707. v. XIII.

CASTAGNO, A. M. Origen the scholar and pastor. In: CUNNINGHAM, M. B.; ALLEN, P. (Ed.). Preacher and audience: studies in Early Christian and Byzantine homiletics. Leiden: Brill, 1998, p. 65-87.

CAVALLO, G.; CHARTIER, R. História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 2002. v. 1.

CUNNINGHAM, M. B.; ALLEN, P. Introduction. In: CUNNINGHAM, M. B.; ALLEN, P. (Ed.). Preacher and audience: studies in Early Christian and Byzantine homiletics. Leiden: Brill, 1998, p. 1-20.

FLAMANT, J.; MONFRIN, F. Une culture “si ancienne et si nouvelle”. In: MAYEUR, J. M. et al. (Org.). Histoire du Christianisme: naissance d’une Chrétienté (250-430). Paris: Desclée, 1995, p. 623-673. v. 2.

GAMBLE, H. Y. Books and readers in the Early Christian Church. New Haven: Yale University Press, 1995.

HARTNEY, A. M. John Chrysostom and the transformation of the city. London: Duckworth, 2004.

HUBBEL, H. M. Chrysostom and rhetoric. Classical Philology, n. 19, p. 261-276, 1924.

KONINGS, J. A Bíblia nas suas origens e hoje. Petrópolis: Vozes, 1997.

LANE FOX, R. Cultura escrita e poder nos primórdios do cristianismo. In: BOWMAN, A. K.; WOOLF, G. (Org.). Cultura escrita e poder no Mundo Antigo. São Paulo: Ática, 1998. p. 154-182.

LIÉBAERT, J. Os padres da Igreja: séculos I-IV. São Paulo: Loyola, 2000. v. 1.

MARROU, H. I. Décadence romaine ou Antiquité Tardive? (IIIe-IVe siècle). Paris: Seuil, 1977.

______. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: E. P. U., 1990.

MARKUS, R. A. Social and historical setting. In: YOUNG, F.; AYRES, L.; LOUTH, A. (Ed.). The Cambridge history of Christian literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 399-413.

MAXWELL, J. L. Christianization and communication in Late Antiquity: John Chrysostom and his congregation in Antioch. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

MAYER, W. John Chrysostom and his audiences: distinguishing different congregations at Antioch and Constantinople. Studia Patristica, v. XXXIII, p. 70-75, 1997.

______. John Chrysostom: extraordinary preacher, ordinary audience. In: CUNNINGHAM, M. B.; ALLEN, P. (Ed.). Preacher and audience: studies in Early Christian and Byzantine homiletics. Leiden: Brill, 1998, p. 105-137.

MORESCHINI, C.; NORELLI, E. História da literatura cristã antiga grega e latina: do Concílio de Nicéia ao início da Idade Média. São Paulo: Loyola, 2000. t. I.

NEIL, B. Towards defining a Christian culture: the Christian transformation of classical literature. In: CASIDAY, A.; NORRIS, F. W. (Ed.). The Cambridge history of Christianity: Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 317-342.

OLIVAR, A. Reflections on problems raised by early Christian preaching. In: CUNNINGHAM, M. B.; ALLEN, P. (Ed.). Preacher and audience: studies in Early Christian and Byzantine homiletics. Leiden: Brill, 1998, p. 21-32.

QUASTEN, J. La edad de oro de la literatura patrística griega. Madrid: B.A.C., 1994.

REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SAXER, V. La mission: l’organisation de l’Église au IIIe. siècle. In: MAYEUR, J. M. et al. (Org.). Histoire du Christianisme: naissance d’une Chrétienté (250-430). Paris: Desclée, 1995, p. 41-75. v. 2.

SCHWARTZ, S. Imperialism and Jewish society, 200 B.C.E. to 640 C.E. Princeton: Princeton University Press, 2004.

SKARSAUNE, O.; HVALVIK, R. (Ed.). Jewish believers in Jesus: the early centuries. Peabody: Hendrickson, 2007.

STEWART-SYKES, A. Hermas the Prophet and Hippolytus the Preacher: the Roman homily and its social context. In: CUNNINGHAM, M. B.; ALLEN, P. (Ed.). Preacher and audience: studies in Early Christian and Byzantine homiletics. Leiden: Brill, 1998, p. 33-63.

WILKEN, R. L. John Chrysostom and the Jews. Eugene: Wipf & Stock, 1983.

YOUNG, F.; AYRES, L.; LOUTH, A. (Ed.). The Cambridge history of Christian literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 5-10; 251-258; 485-494.

Téléchargements

Publiée

30-06-2017

Comment citer

SILVA, Gilvan Ventura da. Cultura escrita e comunicação oral no cristianismo antigo: as homilias como instrumentos de poder. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 9, p. 212–233, 2017. DOI: 10.17648/rom.v0i9.18488. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/18488. Acesso em: 12 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Sujet libre