O uso dos conceitos de cidade e espaço em História Antiga: João Crisóstomo e a cristianização de Constantinopla como estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.17648/rom.v0i12.23527Palavras-chave:
Antiguidade Tardia, Constantinopla, Espaço, Cidade, João CrisóstomoResumo
O espaço, por longo tempo, foi relegado a um segundo plano nos estudos históricos. Contudo, reflexões sobre os territórios, as cidades e os símbolos culturais que compuseram suas paisagens cada vez mais vêm tomando lugar nas pautas de pesquisa de especialistas que se dedicam ao estudo da Antiguidade. No período tardo-antigo, muitas transformações produzidas no espaço citadino estavam relacionadas a manifestações de caráter religioso, como a ampliação dos credos cristãos e a interferência que estes últimos passaram a exercer sobre as paisagens arquitetônicas. Tendo em mente tais considerações é que propomos refletir, em primeiro lugar, sobre a utilização e a problematização dos conceitos de espaço e cidade nas pesquisas históricas. Num segundo momento, e como estudo de caso, refletiremos sobre a atuação de João Crisóstomo em Constantinopla. Ao ser consagrado bispo da cidade, em 397, João pretendeu interferir na vida de sua congregação mediante a aplicação de reformas que, entre outros pontos, incluíam reflexões morais e pedagógicas sobre as relações dos cristãos com o cotidiano e com o espaço citadino, atuando, assim, na delimitação de lugares próprios e impróprios para os cristãos.Downloads
Referências
Documentação primária
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2016.
EUSEBIUS. The Church History. Translation and commentary by Paul L. Maier. Grand Rapids: Kregel Academic & Professional, 2007.
GREGORII EPISCOPI TURONENSIS. Liber de miraculis Beati Andreae Apostoli. Ed. M. Bonnet. In: ARNDT, W.; KRUSCH, B. (Ed.). Monumenta Germaniae historica. Scriptores rerum merovingicarum, Hanover, v. 1/2, p. 371-396, 1969.
GREGÓRY OF NAZIANZEN. Oration 33. In: SCHAFF, P. (Ed.). Nicene and post-Nicene fathers, series II. New York: Cosimo Classics, 2007. v. VII.
HYPPOLITUS. On the twelve apostles. In: Roberts, A.; Donaldson, J. (Ed.). Ante-Nicene Fathers: Hippolytus, Cyprian, Caius, Novatian, Appendix. Grand Rapids: Christian Classics Ethereal Library, 1999. v. 5.
JEAN CHRYSOSTOME. La Virginité. Texte et introduction critiques par H. Musurillo; Introduction générale, traduction et notes par B. Grillet. Paris: Du CERF, 1966.
JOHN CHRYSOSTOM. On Virginity; Against Remarriage. Translated by S. R. Shore. Introduction by E. A. Clark. New York: Edwin Mellen, 1983.
PALLADIUS. The Dialogue of Palladius concerning the Life of St. John Chrysostom. Translated by H. Moore. London: The Macmillan Company, 1921.
SOCRATES SCHOLASTICUS. The Ecclesiastical History. Revised, with Notes, by A. C. Zenos. In: SCHAFF, P. (Ed.). Nicene and post-Nicene fathers, series II. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans, 1996. v. 2.
ST. JOHN CHRYSOSTOM. Against the games and theatres. In: MAYER, W.; ALLEN, P. John Chrysostom. London: Routldege, 2000.
TERTULLIEN. La toilette des femmes. Introduction, texte critique, traduction et commentaire de Marie Turcan. Paris: Du Cerf, 1971.
THE ACTS OF ANDREW. In: ELLIOTT, J. K. (Ed.). The Apocryphal New Testament: a collection of Apocryphal Christian literature in an English translation. Oxford: Oxford University Press, 1993.
Obras de apoio
BALANDIER, G. O dédalo: para finalizar o século XX. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BASSETT, S. The urban image of Late Antique Constantinople. New York: Cambridge University Press, 2004.
BAUMGARTNER, M. A Igreja no Ocidente: das origens às reformas no século XVI. Lisboa: Edições 70, 2001.
BRAUDEL, F. Civilisation matérielle, économie et capitalisme (XVe et XVIIIe siècles). Paris: Armand Colin, 1967. t. 1.
BRAUDEL, F. La Méditerranée et le monde méditerranéen à l’époque de Philippe II. Paris: Armand Colin, 1949.
CHILDE, V. G. The urban revolution. The town planning review, v. 21, n. 1, p. 3-17, 1950.
CHORLEY, R. J. Geography as human ecology. In: ______ (Ed.). Directions in Geography, London: Methuen, 1973, p. 155-169.
COULANGES, F. La cité antique: étude sur le culte, le droit, les institutions, de la Grèce et de Rome. Paris: Durand, 1864.
CRIADO BOADO, F. Límites y posibilidades de la arqueología del paisaje. Spal – Revista de Prehistoria y Arqueologia, v. 2, p. 9-55, 1993.
DANIÉLOU, J.; MARROU, H.-I. Nova História da Igreja: dos primórdios a São Gregório Magno. Petrópolis: Vozes, 1984. v. 1
DOSSE, F. História e Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2004.
DRAGAS, G. D. Andrew. In: FERGUSON, E. (Ed.). The Encyclopedia of Early Christianity. New York: Garland Publishing, 1997, p. 50-52. v. 1.
DVORNIK, F. The idea of apostolicity in Byzantium and the legend of the apostle Andrew. Cambridge: Harvard University Press, 1958.
ELLIOTT, J. K. (Ed.). The Apocryphal New Testament: a collection of Apocryphal Christian literature in an English translation. Oxford: Oxford University Press, 1993.
FEBVRE, L. La Terre et l’évolution humaine: introduction géographique à l’histoire. Paris: Albin Michel, 1922.
FOUCAULT, M. El ojo del poder. In: BENTHAM, J. El Panoptico. Madrid: La Piqueta, 1989, p. 9-26.
FOUCAULT, M. Questions on Geography. In: GORDON, C. (Ed.). Power/knowledge: selected interviews and other writings, 1972-1977. New York: Pantheon, 1980, p. 63-77.
FUNARI, P. P. A. Teorias, métodos e conceitos aplicados à História Antiga: uma entrevista com Pedro Paulo A. Funari. Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, n. 12, p. 12-23, 2018.
FURLANI, J. C Cristianização na cidade pós-clássica: João Crisóstomo e a disputa pelo espaço de Constantinopla. In: SILVA, G. V.; SILVA, E. C. M.; LIMA NETO, B. M. (Org.). Usos do espaço no Mundo Antigo. Vitória: GM, 2018, p. 357-379.
FURLANI, J. C. Gênero, conflito e liderança feminina na cidade pós-clássica: a atuação de Eudóxia e Olímpia sob o episcopado de João Crisóstomo (397-404). 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017a.
FURLANI, J. C. Religião, cotidiano e espaço citadino: João Crisóstomo e as transformações da igreja de Constantinopla. In: SILVA, G. V.; SILVA, E. C. M.; LIMA NETO, B. M. (Org.). Espaços do sagrado na cidade antiga. Vitória: GM, 2017b, p. 185-196.
GREGORY, T. E. Vox Populi: popular opinion and violence in the religious controversies of the fifth century A.D. Columbus: Ohio State University Press, 1979.
HEIDEGGER, M. Ser y tiempo. Buenos Aires: Alianza, 1962.
HODDER, I.; ORTON, C. Spatial analysis in Archaeology. New York: Cambridge University Press, 1976.
KAMPEN, L. V. Acta Andreae and Gregory’s De miraculis Andreae. Vigiliae Christianae, v. 45, n. 1, p. 18-26, 1991.
KNOX, P. L.; MARSTON, S. A. Human Geography: places and regions in global context. Harlow: Pearson Education, 2009.
KRAUTHEIMER, R. Early Christian and Byzantine architecture. New Haven: Yale University Press, 1986.
LA BLANCHE. V. P. La Péninsule européenne, l’Océan et la Méditerranée: leçon d’ouverture du cours d’histoire et géographie à la Faculté des lettres de Nancy. Paris; Nancy: Berger-Levrault, 1873.
LA BLANCHE. V. P. La Terre, géographie physique et économique. Paris: Delagrave, 1883.
LE GOFF, P.; NORA, P. (Dir.). Faire de l’histoire: nouveaux problèmes, nouvelles approches, nouveaux objets. Paris: Gallimard, 1974. 3 v.
LE PETIT, B. Chemins de terre et voies d’eau: réseaux de transport et organisation de l’espace en France, 1740-1840. Paris, EHESS, 1984.
LE PETIT, B.; HOOCK, J. (Dir.). La ville et l’innovation: relais et réseaux de diffusion en Europe, s. XIV. Paris, EHESS, 1987.
LE PETIT, B.; PUMAIN, D. Temporalités urbaines. Paris, Anthropos, 1993.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2008.
LÖW, M. O spatial turn: para uma sociologia do espaço. Tempo social, revista de Sociologia da USP, v. 25, n. 2, p. 17-34, 2013.
MANGO, C. Constantinople. In: KAZHDAN, A. P. (Ed.). The Oxford Dictionary of Byzantium. New York; Oxford: Oxford University Press, 1991. v. 1, p. 508-512.
MARCUS, J.; SABLOFF, J. A. (Ed.). The ancient city: new perspectives on urbanism in the old and new worlds. Santa Fe: School for Advanced Research, 2008.
NAVARRO, A. G. Sobre el concepto de espacio. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, v. 17, p. 3-21, 2007.
NECIPOĞLU, N. (Ed.). Byzantine Constantinople: monuments, topography and everyday life. Leiden; Boston; Koln: Brill, 2001.
NORBERG-SCHULZ, C. Existencia, espacio y arquitectura. Barcelona: Blume, 1980.
PAPA, H. A. A autoafirmação de um bispo: Gregório de Nissa e sua visão condenatória aos eunomianos (360-394 d.C.). 2014. 202 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, 2014.
PEYRAS, J. Deux études de toponymie et de topographie de l’Afrique antique. Antiquités africaines, v. 22, p. 213-253, 1986.
QUAINI, B. La costruzione della Geografia umana. Firenze: Nuova Italia, 1981.
RAMINELLI, R. História urbana. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 185-202.
ROIG LANZILLOTTA, L. The Acts of Andrew. A new perspective on the primitive text. Cuadernos de Filologia Clásica. Estudios griegos e indoeuropeos, v. 20, 245-257, 2010.
RORTY, R. (Ed.). The linguistic turn: recent essays in philosophical method. Chicago: University of Chicago Press, 1967.
RORTY, R. Wittgenstein, Heidegger, and the reification of language: essays on Heidegger and others. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
SCHLÖGEL, K. Im Raume lesen wir die Zeit: Über Zivilisationsgeschichte und Geopolitik. München: Carl Hanser, 2003.
SILVA, G. V. Paisagens urbanas e rurais no Mundo Clássico: a construção do espaço entre a política e a cultura. Projeto de pesquisa (Edital PIIC 2015/2016) – Universidade Federal do Espírito Santo, Programa Institucional de Iniciação Científica, 2015.
SILVA, G. V. Reis, santos e feiticeiros: Constâncio II e os fundamentos místicos da basileia (337–361). Vitória: Edufes, 2015.
SIMIAND, F. Géographie humanine et sociologie. L’Année Sociologique, t. XI, p. 729, 1906-1909.
SYNDICUS, E. Early Christian art. New York: Hawthorn, 1962.
VEYNE, P. Comment on écrit l’Histoire: essai d’épistémologie. Paris: Le Seuil, 1970.
WHITE, H. Metahistory: the historical imagination in 19th century Europe. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1973.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
WITTGENSTEIN, L. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Edusp, 2001.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 7-72.
YASIN, A. M. Sight lines of sanctity at Late Antique martyria. In: WESCOAT, B. D.; OUSTERHOUT, R. G. (Ed.). Architecture of the sacred: space, ritual, and experience from Classical Greece to Byzantium. Cambridge: Cambridge University Press, 2012, p. 248-280.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
a. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a primeira publicação pela revista, com os devidos créditos.
d. Os textos da revista estão licenciados com uma Licença CC BY 4.0 Deed Atribuição 4.0 Internacional (CC BY).