O uso dos conceitos de cidade e espaço em História Antiga: João Crisóstomo e a cristianização de Constantinopla como estudo de caso
DOI :
https://doi.org/10.17648/rom.v0i12.23527Mots-clés :
Antiguidade Tardia, Constantinopla, Espaço, Cidade, João CrisóstomoRésumé
O espaço, por longo tempo, foi relegado a um segundo plano nos estudos históricos. Contudo, reflexões sobre os territórios, as cidades e os símbolos culturais que compuseram suas paisagens cada vez mais vêm tomando lugar nas pautas de pesquisa de especialistas que se dedicam ao estudo da Antiguidade. No período tardo-antigo, muitas transformações produzidas no espaço citadino estavam relacionadas a manifestações de caráter religioso, como a ampliação dos credos cristãos e a interferência que estes últimos passaram a exercer sobre as paisagens arquitetônicas. Tendo em mente tais considerações é que propomos refletir, em primeiro lugar, sobre a utilização e a problematização dos conceitos de espaço e cidade nas pesquisas históricas. Num segundo momento, e como estudo de caso, refletiremos sobre a atuação de João Crisóstomo em Constantinopla. Ao ser consagrado bispo da cidade, em 397, João pretendeu interferir na vida de sua congregação mediante a aplicação de reformas que, entre outros pontos, incluíam reflexões morais e pedagógicas sobre as relações dos cristãos com o cotidiano e com o espaço citadino, atuando, assim, na delimitação de lugares próprios e impróprios para os cristãos.Téléchargements
Références
Documentação primária
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2016.
EUSEBIUS. The Church History. Translation and commentary by Paul L. Maier. Grand Rapids: Kregel Academic & Professional, 2007.
GREGORII EPISCOPI TURONENSIS. Liber de miraculis Beati Andreae Apostoli. Ed. M. Bonnet. In: ARNDT, W.; KRUSCH, B. (Ed.). Monumenta Germaniae historica. Scriptores rerum merovingicarum, Hanover, v. 1/2, p. 371-396, 1969.
GREGÓRY OF NAZIANZEN. Oration 33. In: SCHAFF, P. (Ed.). Nicene and post-Nicene fathers, series II. New York: Cosimo Classics, 2007. v. VII.
HYPPOLITUS. On the twelve apostles. In: Roberts, A.; Donaldson, J. (Ed.). Ante-Nicene Fathers: Hippolytus, Cyprian, Caius, Novatian, Appendix. Grand Rapids: Christian Classics Ethereal Library, 1999. v. 5.
JEAN CHRYSOSTOME. La Virginité. Texte et introduction critiques par H. Musurillo; Introduction générale, traduction et notes par B. Grillet. Paris: Du CERF, 1966.
JOHN CHRYSOSTOM. On Virginity; Against Remarriage. Translated by S. R. Shore. Introduction by E. A. Clark. New York: Edwin Mellen, 1983.
PALLADIUS. The Dialogue of Palladius concerning the Life of St. John Chrysostom. Translated by H. Moore. London: The Macmillan Company, 1921.
SOCRATES SCHOLASTICUS. The Ecclesiastical History. Revised, with Notes, by A. C. Zenos. In: SCHAFF, P. (Ed.). Nicene and post-Nicene fathers, series II. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans, 1996. v. 2.
ST. JOHN CHRYSOSTOM. Against the games and theatres. In: MAYER, W.; ALLEN, P. John Chrysostom. London: Routldege, 2000.
TERTULLIEN. La toilette des femmes. Introduction, texte critique, traduction et commentaire de Marie Turcan. Paris: Du Cerf, 1971.
THE ACTS OF ANDREW. In: ELLIOTT, J. K. (Ed.). The Apocryphal New Testament: a collection of Apocryphal Christian literature in an English translation. Oxford: Oxford University Press, 1993.
Obras de apoio
BALANDIER, G. O dédalo: para finalizar o século XX. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BASSETT, S. The urban image of Late Antique Constantinople. New York: Cambridge University Press, 2004.
BAUMGARTNER, M. A Igreja no Ocidente: das origens às reformas no século XVI. Lisboa: Edições 70, 2001.
BRAUDEL, F. Civilisation matérielle, économie et capitalisme (XVe et XVIIIe siècles). Paris: Armand Colin, 1967. t. 1.
BRAUDEL, F. La Méditerranée et le monde méditerranéen à l’époque de Philippe II. Paris: Armand Colin, 1949.
CHILDE, V. G. The urban revolution. The town planning review, v. 21, n. 1, p. 3-17, 1950.
CHORLEY, R. J. Geography as human ecology. In: ______ (Ed.). Directions in Geography, London: Methuen, 1973, p. 155-169.
COULANGES, F. La cité antique: étude sur le culte, le droit, les institutions, de la Grèce et de Rome. Paris: Durand, 1864.
CRIADO BOADO, F. Límites y posibilidades de la arqueología del paisaje. Spal – Revista de Prehistoria y Arqueologia, v. 2, p. 9-55, 1993.
DANIÉLOU, J.; MARROU, H.-I. Nova História da Igreja: dos primórdios a São Gregório Magno. Petrópolis: Vozes, 1984. v. 1
DOSSE, F. História e Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2004.
DRAGAS, G. D. Andrew. In: FERGUSON, E. (Ed.). The Encyclopedia of Early Christianity. New York: Garland Publishing, 1997, p. 50-52. v. 1.
DVORNIK, F. The idea of apostolicity in Byzantium and the legend of the apostle Andrew. Cambridge: Harvard University Press, 1958.
ELLIOTT, J. K. (Ed.). The Apocryphal New Testament: a collection of Apocryphal Christian literature in an English translation. Oxford: Oxford University Press, 1993.
FEBVRE, L. La Terre et l’évolution humaine: introduction géographique à l’histoire. Paris: Albin Michel, 1922.
FOUCAULT, M. El ojo del poder. In: BENTHAM, J. El Panoptico. Madrid: La Piqueta, 1989, p. 9-26.
FOUCAULT, M. Questions on Geography. In: GORDON, C. (Ed.). Power/knowledge: selected interviews and other writings, 1972-1977. New York: Pantheon, 1980, p. 63-77.
FUNARI, P. P. A. Teorias, métodos e conceitos aplicados à História Antiga: uma entrevista com Pedro Paulo A. Funari. Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, n. 12, p. 12-23, 2018.
FURLANI, J. C Cristianização na cidade pós-clássica: João Crisóstomo e a disputa pelo espaço de Constantinopla. In: SILVA, G. V.; SILVA, E. C. M.; LIMA NETO, B. M. (Org.). Usos do espaço no Mundo Antigo. Vitória: GM, 2018, p. 357-379.
FURLANI, J. C. Gênero, conflito e liderança feminina na cidade pós-clássica: a atuação de Eudóxia e Olímpia sob o episcopado de João Crisóstomo (397-404). 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017a.
FURLANI, J. C. Religião, cotidiano e espaço citadino: João Crisóstomo e as transformações da igreja de Constantinopla. In: SILVA, G. V.; SILVA, E. C. M.; LIMA NETO, B. M. (Org.). Espaços do sagrado na cidade antiga. Vitória: GM, 2017b, p. 185-196.
GREGORY, T. E. Vox Populi: popular opinion and violence in the religious controversies of the fifth century A.D. Columbus: Ohio State University Press, 1979.
HEIDEGGER, M. Ser y tiempo. Buenos Aires: Alianza, 1962.
HODDER, I.; ORTON, C. Spatial analysis in Archaeology. New York: Cambridge University Press, 1976.
KAMPEN, L. V. Acta Andreae and Gregory’s De miraculis Andreae. Vigiliae Christianae, v. 45, n. 1, p. 18-26, 1991.
KNOX, P. L.; MARSTON, S. A. Human Geography: places and regions in global context. Harlow: Pearson Education, 2009.
KRAUTHEIMER, R. Early Christian and Byzantine architecture. New Haven: Yale University Press, 1986.
LA BLANCHE. V. P. La Péninsule européenne, l’Océan et la Méditerranée: leçon d’ouverture du cours d’histoire et géographie à la Faculté des lettres de Nancy. Paris; Nancy: Berger-Levrault, 1873.
LA BLANCHE. V. P. La Terre, géographie physique et économique. Paris: Delagrave, 1883.
LE GOFF, P.; NORA, P. (Dir.). Faire de l’histoire: nouveaux problèmes, nouvelles approches, nouveaux objets. Paris: Gallimard, 1974. 3 v.
LE PETIT, B. Chemins de terre et voies d’eau: réseaux de transport et organisation de l’espace en France, 1740-1840. Paris, EHESS, 1984.
LE PETIT, B.; HOOCK, J. (Dir.). La ville et l’innovation: relais et réseaux de diffusion en Europe, s. XIV. Paris, EHESS, 1987.
LE PETIT, B.; PUMAIN, D. Temporalités urbaines. Paris, Anthropos, 1993.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2008.
LÖW, M. O spatial turn: para uma sociologia do espaço. Tempo social, revista de Sociologia da USP, v. 25, n. 2, p. 17-34, 2013.
MANGO, C. Constantinople. In: KAZHDAN, A. P. (Ed.). The Oxford Dictionary of Byzantium. New York; Oxford: Oxford University Press, 1991. v. 1, p. 508-512.
MARCUS, J.; SABLOFF, J. A. (Ed.). The ancient city: new perspectives on urbanism in the old and new worlds. Santa Fe: School for Advanced Research, 2008.
NAVARRO, A. G. Sobre el concepto de espacio. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, v. 17, p. 3-21, 2007.
NECIPOĞLU, N. (Ed.). Byzantine Constantinople: monuments, topography and everyday life. Leiden; Boston; Koln: Brill, 2001.
NORBERG-SCHULZ, C. Existencia, espacio y arquitectura. Barcelona: Blume, 1980.
PAPA, H. A. A autoafirmação de um bispo: Gregório de Nissa e sua visão condenatória aos eunomianos (360-394 d.C.). 2014. 202 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, 2014.
PEYRAS, J. Deux études de toponymie et de topographie de l’Afrique antique. Antiquités africaines, v. 22, p. 213-253, 1986.
QUAINI, B. La costruzione della Geografia umana. Firenze: Nuova Italia, 1981.
RAMINELLI, R. História urbana. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 185-202.
ROIG LANZILLOTTA, L. The Acts of Andrew. A new perspective on the primitive text. Cuadernos de Filologia Clásica. Estudios griegos e indoeuropeos, v. 20, 245-257, 2010.
RORTY, R. (Ed.). The linguistic turn: recent essays in philosophical method. Chicago: University of Chicago Press, 1967.
RORTY, R. Wittgenstein, Heidegger, and the reification of language: essays on Heidegger and others. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
SCHLÖGEL, K. Im Raume lesen wir die Zeit: Über Zivilisationsgeschichte und Geopolitik. München: Carl Hanser, 2003.
SILVA, G. V. Paisagens urbanas e rurais no Mundo Clássico: a construção do espaço entre a política e a cultura. Projeto de pesquisa (Edital PIIC 2015/2016) – Universidade Federal do Espírito Santo, Programa Institucional de Iniciação Científica, 2015.
SILVA, G. V. Reis, santos e feiticeiros: Constâncio II e os fundamentos místicos da basileia (337–361). Vitória: Edufes, 2015.
SIMIAND, F. Géographie humanine et sociologie. L’Année Sociologique, t. XI, p. 729, 1906-1909.
SYNDICUS, E. Early Christian art. New York: Hawthorn, 1962.
VEYNE, P. Comment on écrit l’Histoire: essai d’épistémologie. Paris: Le Seuil, 1970.
WHITE, H. Metahistory: the historical imagination in 19th century Europe. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1973.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
WITTGENSTEIN, L. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Edusp, 2001.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 7-72.
YASIN, A. M. Sight lines of sanctity at Late Antique martyria. In: WESCOAT, B. D.; OUSTERHOUT, R. G. (Ed.). Architecture of the sacred: space, ritual, and experience from Classical Greece to Byzantium. Cambridge: Cambridge University Press, 2012, p. 248-280.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos 2019

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
a. L’Auteur mantient les droits d’Auteur et accorde à la revue le droit de première publication.
b. L’Auteur a l’autorisation pour assumer des contrats additionnels séparément, pour distribution non exclusive de la version du travail publiée dans cette revue (ex.: publier en répertoire institutionnel ou comme chapitre de livre), avec reconnaissance de l’Auteur et publication initiale dans cette revue.
c. L’Auteur a l’autorisation et est encouragé à publier et distribuer leur travail en ligne (ex.: dans des répertoires institutionnels ou dans votre page personnelle) après la première publication par la revue, avec les créances.
d. Les textes de la revue sont publiés sous Licence CC BY 4.0 Deed Attribution 4.0 International (CC BY).