A formação educacional das crianças na Antiguidade Tardia: João Crisóstomo e a defesa da escola monástica

Autores

  • Gilvan Ventura da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i16.33103

Palavras-chave:

Antiguidade Tardia, João Crisóstomo, Infância, Educação cristã, Monacato

Resumo

Neste artigo, pretendemos examinar a proposta de formação educacional das crianças formulada entre 380 e 386 por João Crisóstomo, quando ocupava o cargo de diácono da congregação de Antioquia, após ter vivido por seis anos na companhia dos monges do Monte Sílpios, ocasião em que travou contato in loco com a vida monástica. Para tanto, analisamos os argumentos de João contidos na obra Adversus oppugnatores vitae monasticae, na qual o autor, ao mesmo tempo que empreende uma defesa incondicional do monacato, estabelece os princípios de uma pedagogia cristã segundo a qual os pais deveriam confiar a educação de seus filhos, não aos rétores ou gramáticos, mas aos monges, os únicos habilitados a fazer deles indivíduos honrados, o que revela o seu estranhamento com a escola greco-romana, cujo currículo era baseado no aprendizado da retórica e da oratória, pedras angulares da paideia, mas tidas por ele como inúteis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvan Ventura da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professor dos Programas de Pós-graduação em História e em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo, mestre em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir)  e bolsista produtividade ID do CNPq.

Referências

A BÍBLIA DE JERUSALÉM. Edição coordenada por Gilberto Gorgulho, Ivo Storniolo e Ana Flora Anderson. São Paulo: Sociedade Bíblica Católica Internacional, 1997.

AMMIANUS MARCELLINUS. History: books 20-26. Translated by John C. Rolfe. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

JOHN CHRYSOSTOM. A comparison between a king and a monk. Against the opponents of the monastic life. Translated with an introduction by David. G. Hunter. Lewiston: The Edwin Mellen Press, 1988.

PHARR, C.; DAVIDSON, T. S. (Ed.). The Theodosian Code and novels, and Sirmondian Constitutions. Princeton: Princeton University Press, 1952.

ST. JOHN CHRYSOSTOM. On the priesthood. In: SCHAFF, P. (ed.) Nicene and post-Nicene Fathers. Translation and notes by W. R. W. Stephens. Peabody: Hendrickson, 2004, p. 33-83. t. IX.

TEODORETO DE CIRO. Historia de los monjes de Siria. Introducción, traducción y notas de Ramón Teja. Madrid: Trotta, 2008.

Obras de apoio

ARIÈS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.

BAKER, D. A. Syriac and the origins of monasticism. Sage Journals, v. 86, i. 285, p. 342-353, 1968.

BLOOMER, M. Becoming a Roman student. In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 166-176.

BLOOMER, M. The ancient child in school. In: GRUBBS, J. E.; PARKIN, T.; BELL, R. (ed.). The Oxford handbook of childhood and education in the Classical World. Oxford: Oxford University Press, 2013, p. 444-459.

BROCK, S. P. Early Syrian asceticism. Numen, v. 20, fasc. 1, p. 1-19, 1973.

CASEAU, B. Resistance and agency in the everyday life of Late Antique children (third-eighth century CE.). In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 217-231.

CRIBIORE, R. Gymnastics of the mind: Greek education in Hellenistic and Roman Egypt. Princeton: Princeton University Press, 2001.

DZIELSKA, M. Hipátia de Alexandria. Lisboa: Relógio d’Água, 2009.

FESTUGIÈRE, A. J. Antioch païenne et chrétienne: Libanius, Chrysostome et les moines de Syrie. Paris: de Boccard, 1959.

GIORDA, M. C. Children in monastic families in Egypt at the end of Antiquity. In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 232-246.

HARE, B. W. St. John Chrysostom on education. Prudentia, n. 6, p. 99-104, 1974.

HULL, D. A spatial and morphological analysis of monastic sites in the Northern Limestome Massif, Syria. Levant, n. 40, i. 1, p. 89-113, 2016.

JONES, A. H. M. John Chrysostom’s parentage and education. The Harvard Theological Review, v. 46, n. 3, p. 171-173, 1953.

KELLY, J. N. D. Golden Mouth: John Chyrsostom, ascetic, preacher, bishop. Ithaca: Cornell University Press, 1995.

KNAPP, R. Invisible Romans. Cambridge: Harvard University Press, 2011.

KRAWIEC, R. Asceticism. In: HARVEY, S. A.; HUNTER, D. G. (ed.). The Oxford handbook of Early Christian studies. Oxford: Oxford University Press, 2008, p. 764-785.

LAES, C.; VUOLANTO, V. A new paradigm for the social history of childhood and children in Antiquity. In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 1-9.

LAI, P. W. The monk as Christian saint and exemplar in St John Chrysostom’s writings. Studies in Church History, n. 47, p. 19-28, 2011.

LEBRUN, G. Philipe Ariès. In: SALES, V. (org.). Os historiadores. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 225-244.

LEROUX, J. M. Saint Jean Chrysostome el le monachisme. In: KANNENGIESSER, Ch. (éd.). Jean Chysostome et Augustin. Paris: de Boccard, 1975, p. 125-144.

LEYERLE, B. Children and “the child” in Early Christianity. In: GRUBBS, J. E.; PARKIN, T.; BELL, R. (ed.). The Oxford handbook of childhood and education in the Classical World. Oxford: Oxford University Press, 2013, p. 559-579.

LIEBESCHUETZ, J. H. W. G. Ambrose & John Chrysostom: clerics between desert and empire. Oxford: Oxford University Press, 2011.

MARROU, H. I. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: EPU, 1990.

PRICE, R. M. Introduction. In: THEODORET OF CYRRHUS. A history of the monks of Syria. Collegeville: Cistercian Publications, 1985, p. ix-xxxvii.

RUBENSON, S. Asceticism and monasticism. In: NOBLE, T.; SMITH, J. (ed.). The Cambridge History of Christianity. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 673-668.

SCHMITT, J. C. História dos Marginais. In: LE GOFF, J. (ed.). A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p. 261-290.

SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, P. (org.). A escrita da História. São Paulo: Editora Unesp, 1992, p. 39-62.

SILVA, G. V. Conflito religioso e simbolismo arquitetônico na Antiguidade Tardia: o ataque aos templos pagãos segundo Libânio de Antioquia. Calíope, n. 27, p. 45-72, 2014.

SILVA, G. V. A formação dos cidadãos do céu: João Crisósotomo e a Christon paideia. Acta Scientiarum Education, v. 32, n. 1, p. 7-17, 2010.

SILVA, G. V. Prisioneiras do esquecimento: a representação das mulheres nos livros didáticos de História. Dimensões, n. 23, p. 45-66., 2009.

TALBOT, A. M. The Byzantine family and the monastery. Dumbarton Oak Papers, v. 44, p. 119-129, 1990.

VAINFAS, R. Micro-história: os protagonistas anônimos da história. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

VUOLANTO, V. Experience, agency, and the children in the past. In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 11-24.

VUOLANTO, V. Children in the Roman World: cultural and social perspectives. A review article. Arctos, n. 48, p. 435-450, 2014.

VUOLANTO, V. Elite children, socialization, and agency in the Late Roman World. In: GRUBBS, J. E.; PARKIN, T.; BELL, R. (ed.). The Oxford handbook of childhood and education in the Classical World. Oxford: Oxford University Press, 2013, p. 580-599.

WATTS, E. Education: speaking, thinking, and socialization. In: JOHNSON, S. F. (ed.). The Oxford handbook of Late Antiquity. Oxford: Oxford University Press, 2012, p. 467-486.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

SILVA, Gilvan Ventura da. A formação educacional das crianças na Antiguidade Tardia: João Crisóstomo e a defesa da escola monástica. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 16, p. 160–189, 2020. DOI: 10.17648/rom.v0i16.33103. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/33103. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas sobre a infância na Antiguidade