A formação educacional das crianças na Antiguidade Tardia: João Crisóstomo e a defesa da escola monástica

Autores

  • Gilvan Ventura da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i16.33103

Palavras-chave:

Antiguidade Tardia, João Crisóstomo, Infância, Educação cristã, Monacato

Resumo

Neste artigo, pretendemos examinar a proposta de formação educacional das crianças formulada entre 380 e 386 por João Crisóstomo, quando ocupava o cargo de diácono da congregação de Antioquia, após ter vivido por seis anos na companhia dos monges do Monte Sílpios, ocasião em que travou contato in loco com a vida monástica. Para tanto, analisamos os argumentos de João contidos na obra Adversus oppugnatores vitae monasticae, na qual o autor, ao mesmo tempo que empreende uma defesa incondicional do monacato, estabelece os princípios de uma pedagogia cristã segundo a qual os pais deveriam confiar a educação de seus filhos, não aos rétores ou gramáticos, mas aos monges, os únicos habilitados a fazer deles indivíduos honrados, o que revela o seu estranhamento com a escola greco-romana, cujo currículo era baseado no aprendizado da retórica e da oratória, pedras angulares da paideia, mas tidas por ele como inúteis.

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Biografia do Autor

Gilvan Ventura da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professor dos Programas de Pós-graduação em História e em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo, mestre em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir)  e bolsista produtividade ID do CNPq.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

SILVA, Gilvan Ventura da. A formação educacional das crianças na Antiguidade Tardia: João Crisóstomo e a defesa da escola monástica. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 16, p. 160–189, 2020. DOI: 10.17648/rom.v0i16.33103. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/33103. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas sobre a infância na Antiguidade