A formação educacional das crianças na Antiguidade Tardia: João Crisóstomo e a defesa da escola monástica

Autori

  • Gilvan Ventura da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i16.33103

Parole chiave:

Antiguidade Tardia, João Crisóstomo, Infância, Educação cristã, Monacato

Abstract

Neste artigo, pretendemos examinar a proposta de formação educacional das crianças formulada entre 380 e 386 por João Crisóstomo, quando ocupava o cargo de diácono da congregação de Antioquia, após ter vivido por seis anos na companhia dos monges do Monte Sílpios, ocasião em que travou contato in loco com a vida monástica. Para tanto, analisamos os argumentos de João contidos na obra Adversus oppugnatores vitae monasticae, na qual o autor, ao mesmo tempo que empreende uma defesa incondicional do monacato, estabelece os princípios de uma pedagogia cristã segundo a qual os pais deveriam confiar a educação de seus filhos, não aos rétores ou gramáticos, mas aos monges, os únicos habilitados a fazer deles indivíduos honrados, o que revela o seu estranhamento com a escola greco-romana, cujo currículo era baseado no aprendizado da retórica e da oratória, pedras angulares da paideia, mas tidas por ele como inúteis.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Gilvan Ventura da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professor dos Programas de Pós-graduação em História e em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo, mestre em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir)  e bolsista produtividade ID do CNPq.

Riferimenti bibliografici

A BÍBLIA DE JERUSALÉM. Edição coordenada por Gilberto Gorgulho, Ivo Storniolo e Ana Flora Anderson. São Paulo: Sociedade Bíblica Católica Internacional, 1997.

AMMIANUS MARCELLINUS. History: books 20-26. Translated by John C. Rolfe. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

JOHN CHRYSOSTOM. A comparison between a king and a monk. Against the opponents of the monastic life. Translated with an introduction by David. G. Hunter. Lewiston: The Edwin Mellen Press, 1988.

PHARR, C.; DAVIDSON, T. S. (Ed.). The Theodosian Code and novels, and Sirmondian Constitutions. Princeton: Princeton University Press, 1952.

ST. JOHN CHRYSOSTOM. On the priesthood. In: SCHAFF, P. (ed.) Nicene and post-Nicene Fathers. Translation and notes by W. R. W. Stephens. Peabody: Hendrickson, 2004, p. 33-83. t. IX.

TEODORETO DE CIRO. Historia de los monjes de Siria. Introducción, traducción y notas de Ramón Teja. Madrid: Trotta, 2008.

Obras de apoio

ARIÈS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.

BAKER, D. A. Syriac and the origins of monasticism. Sage Journals, v. 86, i. 285, p. 342-353, 1968.

BLOOMER, M. Becoming a Roman student. In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 166-176.

BLOOMER, M. The ancient child in school. In: GRUBBS, J. E.; PARKIN, T.; BELL, R. (ed.). The Oxford handbook of childhood and education in the Classical World. Oxford: Oxford University Press, 2013, p. 444-459.

BROCK, S. P. Early Syrian asceticism. Numen, v. 20, fasc. 1, p. 1-19, 1973.

CASEAU, B. Resistance and agency in the everyday life of Late Antique children (third-eighth century CE.). In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 217-231.

CRIBIORE, R. Gymnastics of the mind: Greek education in Hellenistic and Roman Egypt. Princeton: Princeton University Press, 2001.

DZIELSKA, M. Hipátia de Alexandria. Lisboa: Relógio d’Água, 2009.

FESTUGIÈRE, A. J. Antioch païenne et chrétienne: Libanius, Chrysostome et les moines de Syrie. Paris: de Boccard, 1959.

GIORDA, M. C. Children in monastic families in Egypt at the end of Antiquity. In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 232-246.

HARE, B. W. St. John Chrysostom on education. Prudentia, n. 6, p. 99-104, 1974.

HULL, D. A spatial and morphological analysis of monastic sites in the Northern Limestome Massif, Syria. Levant, n. 40, i. 1, p. 89-113, 2016.

JONES, A. H. M. John Chrysostom’s parentage and education. The Harvard Theological Review, v. 46, n. 3, p. 171-173, 1953.

KELLY, J. N. D. Golden Mouth: John Chyrsostom, ascetic, preacher, bishop. Ithaca: Cornell University Press, 1995.

KNAPP, R. Invisible Romans. Cambridge: Harvard University Press, 2011.

KRAWIEC, R. Asceticism. In: HARVEY, S. A.; HUNTER, D. G. (ed.). The Oxford handbook of Early Christian studies. Oxford: Oxford University Press, 2008, p. 764-785.

LAES, C.; VUOLANTO, V. A new paradigm for the social history of childhood and children in Antiquity. In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 1-9.

LAI, P. W. The monk as Christian saint and exemplar in St John Chrysostom’s writings. Studies in Church History, n. 47, p. 19-28, 2011.

LEBRUN, G. Philipe Ariès. In: SALES, V. (org.). Os historiadores. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 225-244.

LEROUX, J. M. Saint Jean Chrysostome el le monachisme. In: KANNENGIESSER, Ch. (éd.). Jean Chysostome et Augustin. Paris: de Boccard, 1975, p. 125-144.

LEYERLE, B. Children and “the child” in Early Christianity. In: GRUBBS, J. E.; PARKIN, T.; BELL, R. (ed.). The Oxford handbook of childhood and education in the Classical World. Oxford: Oxford University Press, 2013, p. 559-579.

LIEBESCHUETZ, J. H. W. G. Ambrose & John Chrysostom: clerics between desert and empire. Oxford: Oxford University Press, 2011.

MARROU, H. I. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: EPU, 1990.

PRICE, R. M. Introduction. In: THEODORET OF CYRRHUS. A history of the monks of Syria. Collegeville: Cistercian Publications, 1985, p. ix-xxxvii.

RUBENSON, S. Asceticism and monasticism. In: NOBLE, T.; SMITH, J. (ed.). The Cambridge History of Christianity. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 673-668.

SCHMITT, J. C. História dos Marginais. In: LE GOFF, J. (ed.). A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p. 261-290.

SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, P. (org.). A escrita da História. São Paulo: Editora Unesp, 1992, p. 39-62.

SILVA, G. V. Conflito religioso e simbolismo arquitetônico na Antiguidade Tardia: o ataque aos templos pagãos segundo Libânio de Antioquia. Calíope, n. 27, p. 45-72, 2014.

SILVA, G. V. A formação dos cidadãos do céu: João Crisósotomo e a Christon paideia. Acta Scientiarum Education, v. 32, n. 1, p. 7-17, 2010.

SILVA, G. V. Prisioneiras do esquecimento: a representação das mulheres nos livros didáticos de História. Dimensões, n. 23, p. 45-66., 2009.

TALBOT, A. M. The Byzantine family and the monastery. Dumbarton Oak Papers, v. 44, p. 119-129, 1990.

VAINFAS, R. Micro-história: os protagonistas anônimos da história. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

VUOLANTO, V. Experience, agency, and the children in the past. In: LAES, C.; VUOLANTO, V. (ed.). Children and everyday life in the Roman and Late Antique world. London: Routledge, 2017, p. 11-24.

VUOLANTO, V. Children in the Roman World: cultural and social perspectives. A review article. Arctos, n. 48, p. 435-450, 2014.

VUOLANTO, V. Elite children, socialization, and agency in the Late Roman World. In: GRUBBS, J. E.; PARKIN, T.; BELL, R. (ed.). The Oxford handbook of childhood and education in the Classical World. Oxford: Oxford University Press, 2013, p. 580-599.

WATTS, E. Education: speaking, thinking, and socialization. In: JOHNSON, S. F. (ed.). The Oxford handbook of Late Antiquity. Oxford: Oxford University Press, 2012, p. 467-486.

Pubblicato

30-12-2020

Come citare

SILVA, Gilvan Ventura da. A formação educacional das crianças na Antiguidade Tardia: João Crisóstomo e a defesa da escola monástica. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 16, p. 160–189, 2020. DOI: 10.17648/rom.v0i16.33103. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/33103. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fascicolo: Narrazione sull'infanzia nell'antichità