A iconografia do altar funerário de Laberia Daphne (90-120 d.C.)

um estudo comparativo

Autores

  • Jaqueline Souza Veloso Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.29327/2345891.23.23-7

Palavras-chave:

Império Romano, Altar funerário, Feminilidade, Mito

Resumo

Nos propomos, neste artigo, a analisar as singularidades visuais do altar funerário de Laberia Daphne, originário de Roma entre os anos 90-120 d.C., e compará-la a outros monumentos similares. Acreditamos que a análise da iconografia do altar, no qual a figura feminina é retratada sem os cabelos, pode suscitar relevantes discussões, não apenas acerca da importância do cabelo feminino dentro da identidade das mulheres romanas, mas também dentro da configuração e entendimento da cena retratada. Levantamos, também, a interpretação de que a substituição do cabelo por algo que se assemelha a uma coroa de folhas, pode indicar uma representação que visa atribuir à homenageada uma honra que raramente era concedida a mulheres: a coroação.

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Publicado

09-07-2024

Como Citar

SOUZA VELOSO, Jaqueline. A iconografia do altar funerário de Laberia Daphne (90-120 d.C.): um estudo comparativo. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], v. 23, p. 81–102, 2024. DOI: 10.29327/2345891.23.23-7. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/43754. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Vertentes da linguagem visual nas sociedades clássica e pós-clássica