Expansão romana e integração dos territórios provinciais
uma entrevista com Vagner Carvalheiro Porto
DOI:
https://doi.org/10.29327/2345891.25.1-2Palavras-chave:
Expansão romana, Integração, Territórios, ProvínciasResumo
Entrevista com Vagner Carvalheiro Porto, professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). Doutor (2007) e mestre (2001) em Arqueologia pela USP, é também graduado em História pela Universidade de Santo Amaro (1994). Coordena o Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP/USP), onde desenvolve pesquisas sobre as províncias romanas da Síria-Palestina e da Península Ibérica. É coordenador dos grupos de pesquisa “Numismática Antiga” e “Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas” (ARISE), além de atuar como coeditor-chefe da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e bolsista de produtividade do CNPq. Entre suas pesquisas mais recentes, destacam-se as realizadas no sítio arqueológico de Tel Dor, em Israel. Suas investigações concentram-se na análise da expansão romana e dos processos de integração dos territórios conquistados à ordem imperial.
Downloads
Referências
Documentação textual
ARISTÓFANES. Lisístrata. Tradução de Ana Maria César Pompeu. São Paulo: Cone Sul, 1998.
DIODORUS SICULUS. The Library of Diodorus of Sicily: Books III-V. Translated by Charles Henry Oldfather. London: Harvard University, 1976.
ÉSQUILO. A trilogia de Orestes. Tradução de David Jardim Júnior. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1988.
FLÁVIO JOSEFO. Obras completas. Traducción de Luis Farré. Buenos Aires: Acervo Cultural, 1961.
HERÓDOTO. Histórias. Tradução de J. Brito Broca. São Paulo: Ediouro, 2001.
HESÍODO. Teogonia. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Massao-Ohno, 1981.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
SÓFOCLES. Antígona. Tradução de Millôr Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Obras de apoio
BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BORGES, J. L. Ficções. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
CHAUÍ, M. O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 1981.
DOUGHERTY, C. The poetics of colonization: from city to text in Archaic Greece. New York: Oxford University, 1993.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
ENGELS, F.; MARX, K. Manifesto do Partido Comunista (1848). In: ENGELS, F.; MARX, K. Textos. São Paulo: Edições Sociais, 1982. v. 3.
FLEMING, M. I. D’A.; PORTO, V. C. (ed.). 10 Anos de LARP: trajetória e perspectivas. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, 2023.
LE GOFF, J.; NORA, P. (ed.). História: novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
LE GOFF, J.; NORA, P. (ed.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
LE GOFF, J.; NORA, P. (ed.). História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
MARCUSE, H. O fim da utopia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
MARTIRE, A. S.; PORTO, V. C. (ed.). (Des)construindo arqueologias digitais. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, 2022.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
PAZ, O. Libertad bajo palabra. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1968.
POLANYI, K. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Compus, 2000.
PORTO, V. C. Imagens monetárias na Judéia/Palestina sob dominação romana. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
PORTO, V. C. Mito e História: análise estrutural da “Epopeia de Gilgamesh”. Trabalho de conclusão de curso – Universidade de Santo Amaro, São Paulo, 1994.
PORTO, V. C. Subsídios para o estudo do culto de Héracles na Sicília: uma análise da iconografia monetária. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a primeira publicação pela revista, com os devidos créditos.
d. Os textos da revista estão licenciados com uma Licença CC BY 4.0 Deed Atribuição 4.0 Internacional (CC BY).






















