A busca pela “originalidade religiosa” nas Gálias no período imperial

Autores/as

  • Tatiana Bina

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i5.11209

Palabras clave:

Arqueologia, Religião, Império Romano, Gália, Mudança cultural

Resumen

O debate sobre a “romanização”, já tão recorrente desde a décade de 1970, pode ter se “naturalizado” como discurso descritivo das realidades provinciais, mas efetivamente talvez não tenha sido ainda devidamente dimensionado historiograficamente o que o sustentou: as evidências arqueológicas não romanas ou romanas mas com alterações locais que foram encontradas a partir do segundo quartel do século XX.  O artigo procura fazer uma análise das discussões teóricas que criaram esses tópoi e apresentar dois exemplos de evidências arqueológicas que atestariam uma “originalidade religiosa” nas Gálias Romanas no período imperial.

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Publicado

30-06-2015

Cómo citar

BINA, Tatiana. A busca pela “originalidade religiosa” nas Gálias no período imperial. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 5, p. 78–92, 2015. DOI: 10.17648/rom.v0i5.11209. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/11209. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossier: Formas de devoción y espacios de culto en el Imperio Romano