'Filtrokatadesmos': a simbiose entre os deuses gregos e egípcios nos períodos clássico e helenístico

Autores

  • Maria Regina Candido Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i17.35560

Palavras-chave:

Magia, Filtrokatadesmos, Ritual, Deidades, Defixiones

Resumo

A marca de identificação sobre a prática mágica dos katadesmoi, que resultou na elaboração de filtros katadesmoi entre os atenienses, detém vestígios de sua prática durante a praga que afetou Atenas no meio da Guerra do Peloponeso. A magia dos katadesmoi tem a peculiaridade da evocação de diferentes divindades que controlam o espaço sagrado do submundo, chamados deuses ctônicos como Hades, Hermes, Perséfone, Cérbero, Caronte e Hécate. Eles estão presentes nas evocações dos filtros katadesmoi. A singularidade identificada no ritual do filtrokatadesmos é o surgimento de divindades gregas interagindo com os deuses egípcios, evocadas através das palavras mágicas escritas na superfície da lâmina de chumbo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Documentação textual

ARISTÓFANES. Rãs. Tradução de Maria de Fatima Silva. São Paulo: Annablume, 2014.

ARISTOTLE. Politica. Translated by W. D. Ross. Oxford: Clarendon Press, 1957.

AUDOLLENT, A. M. H. Defixionum Tabellae. Paris: Fontemoing, 1904.

BETZ, H. D. The Greek Magical Papyri in Translation. Chicago: The University of Chicago Press, 1981.

CLEMENT OF ALEXANDRIA. The Exhortation to the Greeks. Translation by G. W. Butterworth. Cambridge: Harvard University Press, 1982.

DEMOSTHENES. Orations: 21-26. Cambridge: Harvard University Press, 1935.

DIOGENES LAERTIUS. Lives of Eminent Philosophers. London: William Heinemann, 1915.

ÉSQUILO. Os persas. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Perspectiva, 2019.

EURÍPIDES. Hecuba. Madrid: Gredos, 1985.

GAGER, J. Curse tablets and binding spells. Oxford: Oxford University Press, 1992.

HERÓDOTO. História. Brasília: UnB, 1988.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

HYPERIDES. Minor Attic Orators. London: Harvard University Press, 1962. v. 2.

JIMENO, A. L. Textos griegos de maleficio. Madrid: Akal, 2001.

JORDAN, D. R. A survey of Greek defixiones not included in the special corpora. Greek, Roman and Byzantine Studies, v. 26, 1985.

JORDAN, D. R. Defixiones from a well near the Southwest corner of the Athenian Agora. Hesperia, n. 54, v. 3, p. 33-36, 1985.

JORDAN, D. R. New Greek curse tablets (1985-2000). Greek, Roman and Byzantine Studies, n. 41, 2000.

KAMBITSIS, S. Une nouvelle tablette magique d’Égypte. Musée du Louvre, inv. E 27145, n. 76, p. 213-223, 1976.

PLATÃO. Leis e República. Lisboa: Caloustre Gulbekian, 1993.

TEÓCRITO. Magia Erótica e Arte Poética, Idílio II. Tradução de Claudia R. Cravo. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2008.

WÜNSCH, R. Defixionum Tabellae Atticae. Berlin: G. Reimer, 1897.

XENOFONTE. Memoráveis. Tradução de Ana Elias Pinheiro. São Paulo: Annablume, 2009.

Obras de apoio

BERGER, P. A dessacralização do mundo: uma visão global. Rio de Janeiro: ISER, 2001.

BERNAND, A. Sorcier greecs. Paris: Fayard, 1991.

CANDIDO, M. R. A iniciação da mulher grega como sacerdotisa de Hécate a partir da imagem do vaso intitulado Retorno de Perséfone. In: AGUIRRE, V. H. M.; TROCONIS, A.; IRIGOYEN, M. P. (ed.). Mujeres en Grecia y Roma y su trascendencia: diosas, heroínas y esposas. Ciudade de Mexico: UNAM, 2015, p. 57-74.

CANDIDO, M. R. As práticas da magia na Atenas Clássica e ao longo do Mar Mediterrâneo. In: BAKOS, M. M.; MATOS, J. S.; BALTHAZAR, G. S. (org.). Diálogos com o mundo faraônico. Porto Alegre: FURGS, 2010, p. 193-202.

CANDIDO, M. R. Atenas e a materialidade do ofício de aprendiz de feiticeiro. Romanitas, n. 9, p. 16-25, 2017a.

CANDIDO, M. R. Mulheres estrangeiras e as práticas da magia na Atenas do século IV a.C. In: FUNARI, P. P. A.; FEITOSA, L. C.; SILVA, G. J. (org.). Amor, desejo e poder na Antiguidade: relações de gênero e representações do feminino. São Paulo: Unifesp, 2014, p. 154-170.

CANDIDO, M. R. O saber mágico-filosófico de Empédocles de Agracas na Atenas Clássica. Phoinix, v. 12, p. 189-198, 2006.

CANDIDO, M. R. Os espaços sagrados da deusa Hécate Ctônia na Atenas Clássica. In: SILVA, G. V.; SILVA, E. C. M.; LIMA NETO, B. M. (org.). Espaços do sagrado na cidade antiga. Vitória: GM Editora, 2017b, p. 266-278.

CANTLE, T. Interculturalism versus multiculturalism. Ethnicities, v. 16, n. 03, p. 470-493, 2016.

COLLINS, D. Magic in the ancient Greek World. Singapure: Markono Print, 2008.

COULANGES, F. A cidade antiga. Lisboa: Clássica, 1988.

FARAONE, A. C.; OBBINK, D. (ed.). Magika Hiera. Oxford: Oxford University Press, 1991.

FARAONE, C. A. A Greek magical gemstone from the Black Sea: amulet or miniature handbook? Kernos, n. 23, 2010.

FARAONE, C. A. Ancient Greek love magic. Cambridge: Harvard University Press, 1999.

FARAONE, C. A. Handbooks and anthologies: the collection of Greek and Egyptian incantations in Late Hellenistic Egypt, Archiv für Religionsgeschichte 2, n. 2, 2000.

FARAONE, C. A. The agonistic context of early Greek binding spell. In: FARAONE, C. A.; OBBINK, D. (ed.). Magika hiera. Oxford: Oxford University Press, p. 3-32, 1991.

FOUCART, P. Des associations religieuses chez les Grecs. New York: Arno Press, 1873.

GARLAND, R. The pireus. London: Duckworth & C.O., 1987.

GOW, A. S. F. Theocritus. Cambridge: Cambridge University Press, 1950.

GRAF. F. La magie dans l´Antiquité Gréco-Romaine. Paris: Les Belles Lettres, 1994.

JOST, M. Aspects de la vie religieuse in Gréce: debut du V siècle a la fin du II siècle av J.C. Paris: Sedes, 1992.

KOTANSKY, R. Greek magical amulets. Opladen: Westdeutscher Verlag, 1994.

KROPP, A. Defixiones: ein aktuelles corpus lateinischer Fluchtafeln. Speyer: Kartoffeldruck-Verlag Kai Brodersen, 2008.

LUCK, G. Arcana mundi. Madrid: Gredos, 1985.

OGDEN, D. Magic, witchcraft and ghost in the Greek and Roman World: A source book. Oxford: Oxford University Press, 2002.

OZANAM, A. M. Hocus pocus : l’école des sorciers en Gréce et a Rome. Paris: Les Belles Lettres, 2012.

PACHOUMI, E. The erotic and separation spells of the Magical Papyri and Defixiones. Greek, Roman, and Byzantine Studies, n. 53, p. 294–325, 2003.

PASCUAL, P. H. Metafora y magia em ‘La Hechicera’ de Teocrito. Ágora, Estudos Classicos em Debates, n. 19, p. 117-146, 2017.

PIERUCCI, A. F. O desencantamento do mundo. São Paulo: Editora 34, 2005.

PINCH, G. Magic in Ancient Egypt. California: California University Press, 1994.

SIMÓN, F. M. (ed.). Fraude, mentiras y engaños en el Mundo Antiguo. Barcelona: Edicions Universitat Barcelona, 2013.

SIMON, F. M.; GORDON, R. L. Magical practice in the Latin West. Zaragoza: University of Zaragoza, 2010.

SOLIN, H. Eine Neue Fluchtafel aus Ostia. Commenta tiones humanarum litterarum. Societas scientiarum Fennica, v. 42, n. 3, 1968.

VERSNEL, H. S. Inconsistencies in Greek and Roman religion. Transition and reversal in myth and ritual. Leiden: Brill, 1994

WILBURN, A. T. The Archaeology of magic in Roman, Egypt, Cyprus, and Spain. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2012.

WINKLER, J. J. The constraints of Eros. In: FARAONE, A. C.; OBBINK, D. (ed.). Magika Hiera. Oxford: Oxford University Press, 1991, p. 214-243.

Downloads

Publicado

25-09-2021

Como Citar

CANDIDO, Maria Regina. ’Filtrokatadesmos’: a simbiose entre os deuses gregos e egípcios nos períodos clássico e helenístico. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 17, p. 107–123, 2021. DOI: 10.17648/rom.v0i17.35560. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/35560. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tema livre