O corpo do monge perfeito segundo João Cassiano (Séc. V)
DOI:
https://doi.org/10.29327/2345891.20.20-7Palabras clave:
Cristianismo primitivo, Monacato, Corpo, João CassianoResumen
Este artigo tem por objetivo investigar o discurso de João Cassiano acerca do corpo do monge cristão. Nas obras intituladas De institutis coenobiorum et octo principalium vitiorum remediis e Collationes Patrum, Cassiano não apenas denunciou o modelo de disciplina empregado nos mosteiros gauleses, mas também propôs uma reforma desse modelo com base nas práticas e normativas exercida nos espaços cenobíticos que conheceu no Oriente. Tendo em vista seu discurso reformador, nos interessa compreender, como João Cassiano contribuiu para o estabelecimento de fronteiras identitárias entre o monacato praticado na Gália, uma vez que fez da ascese oriental a única via legítima para a fabricação de monges perfeitos.
Descargas
Citas
Documentação textual
AMBROISE DE MILAN. Traité sur L'Évangile de Saint Luc. Disponível em: https://laportelatine.org/bibliotheque/docteurs/AmbroiseMilan/Ambroise_Tome1.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.
AMBROSIO DE MILÁN. El paraíso, Caín y Abel, Noé. Introducción, traducción y notas de Augustín López Kindler. Madrid: Ciudad Nueva, 2013.
AMBRÓSIO DE MILÃO. Explicação dos símbolos. Sobre os sacramentos. Sobre os mistérios. Sobre a penitência. Introdução e notas por Roque Frangiotti. Tradução de Célia Mariana Franchi Fernandes da Silva. São Paulo: Paulus, 2005.
AURELIUS AUGUSTINOS. De Fide et Simbolo liber unus. Disponível em: www.augustinus.it/latino/fede_simbolo/index.htm. Acesso em: 17 nov. 2022.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Tradução de Ivo Storniolo e de José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2002.
CLEMENT OF ALEXANDRIA. Stromateis (Books 1-3). In: FERGUNSON, J. (trad.). The Fathers of the Church. New York: The Catholic University of America, 1991.
GENNADIUS OF MARSEILLES. De viris illustribus. Disponível em:<https://www.newadvent.org/fathers/2719.htm>. Acesso em: 23 de julho de 2021.
IRENAEI. Adversus Haereses. In: SANCTI IRENAEI. Libros quinque Adversus Haereses. Cantabrigiae: Typis Academicis, 1867.
JEAN CASSIEN. Conférences: livres I-VII. Introduction, traduction et notes par E. Pichery. Paris: Du Cerf, 1955.
JEAN CASSIEN. Conferénces: livres VIII-XVII. Introduction, traduction et notes par E. Pichery. Paris: Du Cerf, 1958.
JEAN CASSIEN. Conferénces: livres XVIII-XXIV. Introduction, traduction et notes par E. Pichery. Paris: Du Cerf, 1959.
JEAN CASSIEN. Institutions cénobitiques. Introduction, traduction et notes par Jean-Claude Guy. Paris: Du Cerf, 1965.
JEROME. Against Jovinianus. In: FREMANTLE, W. H.; LEWIS, G.; MARTLEY, W. G. (trad.). The principal works of St. Jerome. New York: Christian Literature, 1892.
JOÃO CASSIANO. Conferências: livros 1-7. Tradução por Aída Batista do Val. Juiz de Fora: Subiaco, 2011.
JOÃO CASSIANO. Conferências: livros 8-15. Introdução por Joaquim de Arruda Zamith. Tradução por Aída Batista do Val. Juiz de Fora: Subiaco, 2006.
JOÃO CASSIANO. Conferências: livros 16-24. Introdução por Joaquim de Arruda Zamith. Tradução por Aída Batista do Val. Juiz de Fora: Subiaco, 2018.
JOÃO CASSIANO. Instituições cenobíticas. Introdução por Justino de Almeida Bueno. Tradução por Aída Batista do Val. Juiz de Fora: Subiaco, 2015.
Obras de apoio
BLÁZQUEZ, J. M. La moral sexual cristiana. In: ALVAR, J. et al. (coord.). Cristianismo primitivo y religiones mistéricas. Madrid: Catedra, 1995, p. 19-113.
BORGONGINO, B. U. ‘Discretio’ e poder na obra monástica de João Cassiano e nas regras monásticas visigodas em perspectiva comparada. 2018. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018a.
BORGONGINO, B. U. João Cassiano e a adesão aristocrática ao monacato na Gália (século V). Signum, v. 19, n. 2, p. 75-90, 2018b.
BORGONGINO, B. U. O monge e o demônio etíope: raça e ‘discretio’ nas ‘Collationes Patrum’ de João Cassiano. Topoi, v. 22, n. 47, p. 371-386, 2021.
BOWES, K. Inventing ascetic space¬: houses, monasteries and the “Archaeology of Monasticism”. In: DEY, H.; FENTRESS, E. (ed.). Western monasticism ante litteram: the spaces of monastic observance in Late Antiquity and the early Middle Ages. Turnhout: Brepols Publishers, 2011, p. 315-351.
BROWN, P. Corpo e sociedade: o homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
BUENO, J. A. Introdução. In. JOÃO CASSIANO. Instituições cenobíticas. Introdução por Justino de Almeida Bueno. Tradução por Aída Batista do Val. Juiz de Fora: Subiaco, 2015.
COLOMBÁS, G. M. El monacato primitivo. Madrid: BAC, 2004.
DANIÉLOU, J. San Juan Casiano y sus maestros orientales. Cuadernos Monasticos, v. 101, p. 201-211, 1992.
FIGUINHA, M. Monasticismo, arte e riqueza na Gália tardo-antiga. Topoi, v. 20, n. 40, p. 64-83, 2019.
FOUCAULT, M. História da sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 2011.
FOUCAULT, M. História da sexualidade: as confissões da carne. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
GOELLNER, S. V. Corpo. In: COLLING, A. M.; TEDESCHI, L. A. (org.). Dicionário crítico de gênero. Dourados: Editora da UFGD, 2019.
HAMMAN, A. Juan Casiano. In: BERARDINO, A. (ed.). Patrologia III: la edad de oro de la literatura patrística latina. Madrid: BAC, 1993, p. 615-628.
LE GOFF, J. A recusa do prazer. In: DUBY, G. (org.) Amor e sexualidade no Ocidente. Porto Alegre: L&PM, 1992, p. 150-62.
MARROU, H. I. Patristique et humanisme. Paris: Seuil. 1976.
MATTHEI, M. Itinerario y tempo de Juan Casiano. Cuadernos Monasticos, v. 100, p. 7-47, 1992.
PINHEIRO, R. A. B. Da institucionalização do monacato à monaquização do episcopado na Provença de João Cassiano e dos lerinianos (séculos IV e V). 2010. Tese (doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
RANKE-HEINEMANN, U. Eunucos pelo reino de Deus: mulheres, sexualidade e a Igreja Católica. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996.
RAPP, C. Holy bishops in Late Antiquity: the nature of Christian leadership in an age of transition. California: University of California Press, 2005.
RODRIGUES, J. C. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
RODRIGUES, S. M. A relação entre corpo e poder em Michel Foucault. Psicologia em Revista, v. 9, n. 13, p. 109-124, 2003.
ROSENTAL, P-A. Construir o “macro” pelo “micro”: Frederick Barth e a “microstoria”. In: REVEL, J. (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998, p. 151-72.
SALISBURY, J. E. Pais da Igreja, virgens independentes. São Paulo: Scritta, 1995.
SATHLER, L. R. Disciplinando os corpos das virgens e viúvas: Ambrósio e a formação de uma hierarquia feminina na congregação milanesa (século IV). Vitória: Lux Antiquitatis, 2021.
SILVA, R. A. A ambiguidade da ordenação feminina: mulher e subjetividade nas comunidades paulinas nos dois primeiros séculos. 2010. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
SILVA, R. A. O reino para elas: mulher e comunidades cristãs no primeiro século. 2006. 1 Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
STEWART, C. Cassian the monk. Oxford: Oxford University Press, 1998.
VEYNE, P. A sociedade romana. Lisboa: Edições 70, 1993.
YEVADIAN, M. Sur la patrie de Jean Cassien et la tradition manuscrite du ‘De viris inlustribus’ de Gennade de Marseille. Provence Historique, v. 253, p. 373-401, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Larissa Rodrigues Sathler
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de publicar primero.
c. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Se permite y se estimula a los autores a publicar y distribuir su trabajo online (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después de la primera publicación de la revista, con los debidos créditos. Atribución-No Comercial-No Derivadas
d. Los textos de la revista tienen licencia bajo CC BY 4.0 Deed Atribución 4.0 Internacional (CC BY).