'Lumina solis': Lucrécio e a prece a Vênus ('De rerum natura I', 1-43)

Autores/as

  • Claudia Beltrão da Rosa
  • Maria Eichler

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i4.9200

Palabras clave:

Lucrécio, De rerum natura, Religião romana, Precatio, Literatura romana

Resumen

A partir do século II AEC, autores romanos começaram a escrever uma série de obras que tinham as origens e os rituais da religio romana como tema central. No século I AEC, um processo de criação e de estruturação de discursos religiosos pode ser percebido com clareza. Esses discursos delimitavam e ressignificavam conceitualmente os espaços, as práticas e as instituições religiosas romanas. Nosso interesse se volta aqui para o poema De rerum natura, do epicurista Lucrécio (94/93-51/50 AEC), como um dos principais esforços de abstração e sistematização das ações e instituições religiosas romanas num momento de grandes mudanças sociais e políticas. Analisamos o controverso proêmio do L. I do poema lucreciano, perguntando qual o lugar e a função da prece a Vênus nesta obra que realiza uma crítica filosófica às formas tradicionais da religio romana.

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Publicado

30-12-2014

Cómo citar

ROSA, Claudia Beltrão da; EICHLER, Maria. ’Lumina solis’: Lucrécio e a prece a Vênus (’De rerum natura I’, 1-43). Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 4, p. 10–29, 2014. DOI: 10.17648/rom.v0i4.9200. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/9200. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Dossier: Arte retórico y relaciones políticas en el Mundo Romano