Jogos e brincadeiras infantis na educação ateniense do Período Clássico

Autori

  • Luana Neres de Sousa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i16.33059

Parole chiave:

Jogos, Brincadeiras, Educação, Infância, Grécia Antiga

Abstract

O reconhecimento da importância dos jogos e das brincadeiras no processo de interação social e de aquisição do conhecimento realizado por crianças pequenas não é exclusividade das sociedades contemporâneas. Ao analisarmos textos gregos antigos, como as Leis, de Platão, observamos que essas atividades recebem importantes reflexões acerca de sua relação com o processo educativo do futuro cidadão ateniense. Além da documentação textual, brinquedos e brincadeiras infantis são retratados em cerâmicas do período clássico, especialmente nas choes, vasos de uso exclusivo de crianças e relacionados ao contexto das Antestérias. O objetivo deste artigo é analisar a maneira como os jogos e as brincadeiras são concebidos por Platão, nas Leis, bem como são representados em três exemplares de choes dos séculos V e IV a.C., visando compreender em que medida estas atividades estavam relacionadas ao processo educativo dos meninos atenienses deste período.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

Documentação textual

ARISTÓFANES. As Nuvens. Tradução de G. M. R. Starzynski. São Paulo: Difel, 1967.

ARISTOPHANE. Les Acharniens. Les Cavaliers. Les Nuées. Traduit par H. Van Daele. Paris: Les Belles Lettres, 1960.

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_5_09.pdf. Acesso em 10/09/2020.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10/09/2020.

FÍLON DE ALEXANDRIA. Obras Completas. Traducción de J. M. Triviño.

Buenos Aires: Acervo Cultural, 1975.

PLATÃO. A República. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2019.

PLATÃO. Leis. Tradução de C. H. Gomes. Lisboa: Edições 70, 2004. v. 1.

PLATÃO. Leis. Tradução de C. H. Gomes. Lisboa: Edições 70, 2019. v. 2.

PLATON. La République. Traduit par É. Chambry. Paris: Les Belles Lettres, 1949.

PLATON. Protagoras. Traduit par A. Croiset. Paris: Les Belles Lettres, 2002.

Documentação visual

KARDIANOU-MICHEL, A. Miniature Attic Red-Figure Oinochoe. Louvre - Department of Greek, Etruscan, and Roman Antiquities: Classical Greek Art (5th-4th centuries BC). Disponível em: https://www.louvre.fr/en/oeuvre-notices/miniature-attic-red-figure-oinochoe. Acesso em: 14/09/2020.

Obras de apoio

ANTUNES, C. O jogo e a Educação Infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. Petrópolis: Vozes, 2014.

BARROS, G. N. M. O espaço educativo na cidade de As Leis. In: FLORENZANO, M. B.; HIRATA, E. F. V. (org.). Estudos sobre a cidade antiga. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. p. 53-75.

CAMBIANO, G. Tornar-se homem. In: VERNANT, J. P. (org.). O homem grego. Lisboa: Presença, 1994, p. 75-101.

CANFORA, L. O cidadão. In: VERNANT, J-P. (org.). O homem grego.

Lisboa: Presença, 1994, p. 103-129.

CERQUEIRA, F. V. As Antestérias, um ritual carnavalesco de transgressão e afirmação da ordem social na antiga Atenas (séc. VI e V A.C.). Patrimônio e Memória, v. 7, n. 1, p. 151-171, 2011.

CÓRIA SABINI, M. A.; LUCENA, R. F. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Campinas: Papirus, 2012.

DASEN, V. Histoire et archéologie de la culture ludique dans le monde gréco-romain: questions méthodologiques. Kentron, n. 34, p. 23-50, 2018.

DORIA, F.; GIUMAN, M. The swinging woman: Phaedra and swing in Classical Greece. Medea, v. 1, n. 2, p. 1-34, 2016.

FERREIRA, L. N. Crianças na arte grega: representações sociais e convenções artísticas. In: SOARES, C. et. al. (org.). Norma & transgressão. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011, p. 59-95. v. 2.

FERREIRA, L. N.; RODRIGUES, N. S. Tornar-se adulto na Antiguidade Clássica. In: FONSECA, A. C. (org.). Jovens adultos. Coimbra: Almedina, 2014, p. 87-130.

GARCIA, R. M. R.; MARQUES, L. A. Brincadeiras cantadas. Porto Alegre: Kuarup, 1990.

GARLAND, R. Children in Athenian religion. In: GRUBBS, J. E.; PARKIN, T. (ed.). Oxford handbook of childhood and education in the Classical World. New York: Oxford University, 2013, p. 207-226.

GOLDEN, M. Children and childhood in classical Athens. Baltimore: Johns

Hopkins University, 2015.

GOMES, C. H. Introdução. In: PLATÃO. Leis. Lisboa: Edições 70, 2004, p. 7-57.

GRIMAL, P. Dicionário da mitologia grega e romana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

HAM, G. L. The choes and Anthesteria reconsidered: male maturation rites and the Peloponnesian Wars. In: PADILLA, M. W. (ed.). Rites of passage in Ancient Greece: literature, religion, society. Lewisburg: Bucknell University Press, 1999, p. 201-218.

KIDD, S. E. Play and aesthetics in Ancient Greece. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: ______. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2011, p. 15-48.

LESKY, A. História da literatura grega. Lisboa: Fundação Calluste Gulbenkian, 1995.

LYNCH, K. M.; PAPADOPOULOS, J. K. Sella cacatoria: a study of the potty

in Archaic and Classical Athens. Hesperia, v. 75, n. 1, p. 1-32, 2006.

MARROU, H. I. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: EPU, 1990.

MOSSÉ, C. Dicionário da Civilização Grega. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

NEILS, J.; OAKLEY, J. (ed.). Coming of age in Ancient Greece: images of childhood from the classical past. New Haven: Yale University Press, 2003.

OAKLEY, J. H. Children in Archaic and Classical Greek Art: a survey. In: GRUBBS, J. E.; PARKIN, T. (ed.). Oxford handbook of childhood and education in the Classical World. New York: Oxford University Press, 2013, p. 147-171.

PARKE, H. W. Festivals of the Athenians. New York: Cornell University Press, 1994.

QUEIROZ, J. F.; SANTOS, L. O advento da Base Nacional Comum Curricular sob as perspectivas teórico-epistemológicas de Piaget, Wallon e Vygotsky. Semana Acadêmica, n. 160, v. 1, p. 1-14, 2019.

SOMMER, M. S. Toys, play and swaddling: indications of early childhood in Ancient Greece. In: FAHLANDER, F. (ed.). Spåren av de små: arkeologiska perspektiv på barn och barndom. Stockholms: Stockholms universitet, 2011, p. 145-159.

SOUSA, L. N. Havia entre os atenienses do período clássico a ideia de infância? Uma possibilidade de análise do diálogo entre a cerâmica grega e a Filosofia. Revista de História da UEG, n. 8, v. 2, p. 1-19, 2019.

VEGETTI, M. O homem e os deuses. In: VERNANT, J. P. (org.). O homem grego. Lisboa: Presença, 1994, p. 229-253.

Pubblicato

30-12-2020

Come citare

DE SOUSA, Luana Neres. Jogos e brincadeiras infantis na educação ateniense do Período Clássico. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 16, p. 81–100, 2020. DOI: 10.17648/rom.v0i16.33059. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/33059. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fascicolo: Narrazione sull'infanzia nell'antichità