Chamada pública para Temporalis n.44 - segundo semestre de 2022

14-12-2021

O intercâmbio entre assistentes sociais, entidades e escolas de Serviço Social na América Latina se configura como um desafio permanente. Deve ser constantemente incentivada na perspectiva de resgate da memória e da historicidade profissional, bem como do fortalecimento de uma direção crítica e emancipatória da profissão no continente. Ao fazer isso, precisa considerar as particularidades da questão social no capitalismo dependente e as lutas de classes em suas dimensões históricas e contemporâneas.

Nessa direção, é fundamental dar visibilidade às tendências teórico-metodológicas e ético-políticas do Serviço Social na América Latina. Privilegiar a divulgação de ensaios e pesquisas sobre as tendências históricas e atuais da formação, do trabalho, da organização político-profissional e da produção de conhecimento que perpassam a profissão nos diferentes países do continente, fomentando seja o debate sobre as particularidades nacionais, como também sobre a unidade na diversidade latino-americana na construção de projetos societários e profissionais no enfrentamento das desigualdades e opressões sociais. 

Sintonizada com as polêmicas e os desafios trazidos pela conjuntura para o ano de 2022, a gestão da ABEPSS 2021-2022 Aqui se Respira Luta! e o Comitê editorial da Temporalis  convocam intelectuais e militantes do Serviço Social e áreas afins, a contribuírem para fomentar o debate sobre este tema.

Apresentamos a seguinte ementa na intenção de apontar eixos para o tratamento da temática:

Os fundamentos e a historicidade da profissão na América Latina em seus vínculos com as lutas e as classes sociais, com a questão social e o Estado. O Movimento de Reconceituação latino-americano em sua memória, tendências teórico-metodológicas, particularidades nacionais e repercussões contemporâneas críticas e de ruptura com o conservadorismo. O trabalho profissional de assistentes sociais na América Latina face ao agravamento da questão social e às transformações nas políticas sociais. Competências profissionais, condições e relações de trabalho de assistentes sociais no continente. A formação acadêmico-profissional de assistentes sociais face às tendências do ensino superior no continente e a partir das particularidades das diretrizes curriculares e projetos formativos de cada país. A pesquisa, a produção de conhecimento e a pós-graduação em Serviço Social na América Latina. A organização político-profissional de assistentes sociais na relação com projetos societários, as lutas sociais e fundamentos ético-políticos. Os desafios para a formação e o exercício profissional de assistentes sociais diante do agravamento das condições de vida e do conservadorismo e reacionarismo.

Comitê editorial da Temporalis