OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS

Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes, Sueder Souza

Resumo


Os pressupostos norteadores do ensino de Português como língua materna recomendam práticas pedagógicas centradas na concepção interacionista da linguagem, defendida pelo círculo bakhtiniano. Entretanto, ainda hoje é difícil encontrar essa visão subsidiando as atividades em sala de aula, sobretudo as atividades de análise linguística. Além da confusão estabelecida entre o ensino de análise linguística e o ensino da gramática tradicional, verifica-se também que as metodologias assumidas pelos docentes nem sempre favorecem uma reflexão acerca dos fenômenos linguísticos. Assim, este artigo traz para discussão a proposta metodológica de ensino de língua materna por meio das sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com foco nos estágios modulares, mostrando que essas etapas privilegiam e facilitam atividades de acordo com as bases da análise linguística.


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