As províncias formam um Império: a pluralidade das relações políticas no Brasil oitocentista
DOI:
https://doi.org/10.46812/e-2020310113Palavras-chave:
Brasil Império, Historiografia, Século XIXResumo
Este trabalho se constitui em uma resenha desenvolvida com base na obra "Entre as províncias e a nação: a pluralidade das relações políticas no Brasil oitocentista." O desenvolvimento da resenha permite a análise de forma crítica não apenas da obra, como também a relevância do tema para a História do Brasil Império, deversficando-a e enriquecendo. O objetivo desta construção historiográfica é trazer para a História poítica do Império, um olhar mais profundo sobre as províncias e a personagens pouco rememorados. Considerando que, pequenos conjuntos formam toda a estrutura política e social do Império.
Downloads
Referências
CAMPOS, Adriana Pereira; MOTTA, Kátia Sausen da; RIBEIRO, Geisa Lourenço; SIQUEIRA, Karulliny Silverol (Org.). Entre as províncias e a nação: os diversos significados da política no Brasil do oitocentos. Vitória: Editora Milfontes, 2019.
DIAS, Devanir Vieira; MAESTRO FILHO, Antônio Del; MORAES, Lúcio Flávio R. O paradigma weberiano da ação social: um ensaio sobre a compreensão do sentido, a criação de tipos ideais e suas aplicações na Teoria Organizacional. Revista de Administração Contemporânea. v.7 n.2, p. 57-71, Abr/Jun. 2003.
LUSTOSA, Isabel. O debate sobre os direitos do cidadão na imprensa da Independência. In.: RIBEIRO, Gladys Sabina; FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone (Org.). Linguagens e práticas da cidadania no século XIX. São Paulo: Alameda, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ágora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International