O palco da palavra, a palavra do mundo, o mundo do palco
algumas considerações sobre dramaturgias e historiografias teatrais brasileiras (1962-2017)
DOI:
https://doi.org/10.47456/e-2023340303Palavras-chave:
historiografia teatral, dramaturgias, Brasil/século XIXResumo
O presente estudo tem como propósito observar alguns deslocamentos que a historiografia teatral brasileira sobre o século XIX vivenciou, por meio de usos e articulações que fizeram do elemento dramatúrgico. Se, no século XIX, a presença do encenador/diretor emerge como possibilidade de desvinculação entre o fazer cênico e o texto, isto é, texto e espetáculo se distinguem, o que em certa medida resultou em maior autonomia dos elementos da cena, como na história do teatro no Brasil observamos esse cruzamento entre teatro, dramaturgia e historiografia? Este artigo busca entender como alguns usos e articulações atribuídos à dramaturgia no interior da história do teatro podem indiciar sobre continuidades e rupturas do campo, bem como a superação da dicotomia texto/cena nas análises sobre manifestações teatrais oitocentistas.
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