O palco da palavra, a palavra do mundo, o mundo do palco

algumas considerações sobre dramaturgias e historiografias teatrais brasileiras (1962-2017)

Autores

  • Laiane Vieira dos Santos Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0009-0002-2761-7505

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-2023340303

Palavras-chave:

historiografia teatral, dramaturgias, Brasil/século XIX

Resumo

O presente estudo tem como propósito observar alguns deslocamentos que a historiografia teatral brasileira sobre o século XIX vivenciou, por meio de usos e articulações que fizeram do elemento dramatúrgico. Se, no século XIX, a presença do encenador/diretor emerge como possibilidade de desvinculação entre o fazer cênico e o texto, isto é, texto e espetáculo se distinguem, o que em certa medida resultou em maior autonomia dos elementos da cena, como na história do teatro no Brasil observamos esse cruzamento entre teatro, dramaturgia e historiografia? Este artigo busca entender como alguns usos e articulações atribuídos à dramaturgia no interior da história do teatro podem indiciar sobre continuidades e rupturas do campo, bem como a superação da dicotomia texto/cena nas análises sobre manifestações teatrais oitocentistas.

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Publicado

10-07-2023

Como Citar

VIEIRA DOS SANTOS, Laiane. O palco da palavra, a palavra do mundo, o mundo do palco: algumas considerações sobre dramaturgias e historiografias teatrais brasileiras (1962-2017). Revista Ágora, Vitória/ES, v. 34, n. 3, p. e-2023340303, 2023. DOI: 10.47456/e-2023340303. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39232. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

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Artigos