Apresentação
Dossiê Imaginando a Nação: a Intelectualidade brasileira no Longo Século XIX
DOI:
https://doi.org/10.47456/e-20243534Palavras-chave:
Intelectuais; Nação; Século XIXResumo
Foi bastante acertada a escolha de Isabel Lustosa para o título de sua obra dedicada à trajetória de Hipólito José da Costa. Ao referir-se ao seu biografado como “o jornalista que imaginou o Brasil”, a autora não só nos presentou com uma narrativa impecável sobre um dos mais influentes redatores de jornais de sua época, como também nos incitou a pensar como a intelectualidade luso-brasileira imaginava o que viria a ser o Brasil.
A dimensão imaginativa aparece em franco diálogo com os estudos de Benedict Anderson sobre as comunidades políticas imaginadas, intrinsicamente ligadas à noção de pertencimento. Afinal, Hipólito José da Costa passou mais da metade da sua vida fora do Brasil, o que não o impediu de escrever sobre e para o Brasil. Assim como o jornalista exilado em Londres, outras vozes e perspectivas também contribuíram para identificar o que Cecília H. de Salles Oliveira chamou de “tangibilidade da nação” – uma identidade “brasileira” que, lentamente, ia sendo forjada como diversa, embora originária, da portuguesa.
Esse dossiê intentou reunir estudos sobre diferentes vozes da intelectualidade “brasileira” que, sobretudo no século XIX, procurou imaginar o Brasil. Vozes essas que entendemos plurais, incluindo mulheres, afro-americanos, indígenas e outros grupos historicamente silenciados, que a despeito de sua marginalização política e social, também pensaram e forjaram alternativas de futuro para o Brasil.
Busou-se, portanto, reunir pesquisas que explorassem os debates sobre identidade nacional, filosofia política, literatura, ciência e muito mais. Consideramos tanto as convergências quanto as divergências de pensamento, destacando como essa intelectualidade diversa ajudou a fundar, de maneira complexa e multifacetada, a brasilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ágora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International