Apresentação
dossiê Modernismos no Brasil ao longo do século XX
DOI:
https://doi.org/10.47456/e-20243515Palavras-chave:
Modernismo, Semana de Arte ModernaResumo
O dossiê Modernismos no Brasil ao longo do século XX surgiu após o contato estabelecido entre seus organizadores por ocasião da Escola São Paulo de Ciência Avançada: Modernismo e projetos de nação, realizada, com o apoio da FAPESP, no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, em Julho de 2023.
A chamada para o dossiê visou “reunir pesquisas que problematiz[ass]em o modernismo como conceito que se fixou para designar o período inaugurado com a Semana de Arte Moderna em 1922. O evento, mais do que um ponto de partida, converteu-se em referência de conformidade e aglutinação de forças que vinham se constituindo entre intelectuais desde a segunda metade da década de 1910. Neste dossiê, não restringimos a interpretação do modernismo ao movimento efetuado pelos paulistas, que teriam transformado os campos artísticos de outros estados brasileiros em meros receptáculos de ideias. Deve ser destacado que essa narrativa hegemônica foi empreendida por parte da elite intelectual nas décadas seguintes ao evento e é fundamental reconhecer que as expressões artísticas, ditas regionais, já haviam incorporado novos temas, linguagens e estéticas em suas produções. Diferenças e divergências no interior dos modernismos foram demonstradas por rupturas e continuidades mais ou menos explícitas como, por exemplo, discordância de opiniões em relação à construção das nacionalidades brasileiras, possibilidade de “deglutir” as influências estrangeiras ou decreto do “jejum” não colonial. Com base nessas provocações iniciais, este dossiê pretende ser um espaço para apresentação de pesquisas voltadas para os diversos modernismos existentes no Brasil, seja dos diferentes campos do conhecimento (ciências sociais e humanas, artes visuais, arquitetura, literatura, teatro e música etc.), seja das diferentes perspectivas e subjetividades historicamente invisibilizadas (de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, quilombolas, sujeitos do campo, indígenas ou outras que reivindiquem sua voz).”
Downloads
Referências
LESSA, Carina Ferreira; CARVALHO, Pedro Libanio Ribeiro de; RAMOS, Wellington Furtado. Modernismos ao longo do Século XX. Ágora, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ágora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International