Estudo da otimização e redução da conta frete da empresa Moinho Paulista S/A – Nita Alimentos

Autores

  • Elizângela de Jesus Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Darly Fernando Andrade Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios
  • Larissa Farias Almeida Universidade Federal do Amazonas/UFAM

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v6i7.30054

Palavras-chave:

Cargas, Otimização, Custos, Lucratividade

Resumo

O presente estudo aborda a temática da otimização de carga em busca da redução dos custos do frete, tendo em vista um projeto que pretende facilitar o trabalho de transporte dos produtos. O estudo se justifica pela relevância do tema na atualidade, quando as empresas buscam seu espaço no mercado competitivo e querem a potencialização de seus resultados. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de otimização de carga como recurso para reduzir os valores do frete no ambiente alvo desta pesquisa, que tem como objetivos específicos: discutir a logística e o seu papel na atualidade das organizações; abordar a importância das tecnologias na otimização de resultados empresariais; ressaltar o volume das cargas como fator determinante para redução do custo do frete, gerando maior lucratividade. A metodologia utilizada foi, inicialmente, pautada na pesquisa bibliográfica, posteriormente, no estudo de caso da empresa. Para que assim, se atingisse os resultados da pesquisa. Em acréscimo, é abordado neste estudo, os resultados da proposta de utilização de um roteirizador na otimização dos fretes e redução de custo desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizângela de Jesus Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Professora da UFAM - Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Administração pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba e Mestre em Administração pela FPL - Fundação Pedro Leolpodo de Minas Gerais. Possui graduação em Administração pela UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros (2008). Especialista em Design Instrucional para Educação a Distância pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá. Possui experiência como docente na Graduação Presencial dos cursos de Administração, Engenharias, e Cursos Superiores em Tecnologia de Logística, Comércio Exterior e Gestão Portuária e Gestão de Recursos Humanos. Atua também como Docente da Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas. É Professora Autora e Conteudista em EaD das disciplinas para Graduação EaD e Pós Graduação em EaD (Teorias Administrativas, Gestão de Pessoas, RSC e Governança Corporativa). Possui experiência como Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância para Cursos Superiores e na Coordenação da Pós-Graduação em Gestão Pública. Atua na Avaliação de diversos periódicos e seminários no Brasil na área das Ciências Sociais Aplicadas. É credenciada do BASIS/INEP - AVALIADORA DO MEC dos cursos de Graduação de Administração, CST em Processo Gerenciais e áreas correlatas ( Presencial e na Modalidade EaD).

Darly Fernando Andrade, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios

Bacharel em Estatística (1997) com Mestrado em Administração Estratégica - Ênfase em Marketing pela UFMG (2002) e Doutor em Administração pela Universidade FUMEC (2014). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia com interesses na área de marketing e estatística.

Referências

Bertaglia, P. R. (2003). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento - Ed Saraiva.

Ballou, R. H. (2001). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 4ª edição. Porto Alegre: Bookman.

Ballou, Ronald H. (1993). Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas.

Bodin, L. D. (1990). Twenty years of routing and scheduling. Operations Research, 38(4), 571-579.

Branco, F. J. C.; Gigioli, O. A. (2014). Roteirização de transporte de carga – Estudo de Caso: distribuidora de tintas e seu método de entregas. Revista FAE, Curitiba, 17(2), 56-81, jul./dez.

Cunha, C. B. (2000). Aspectos Práticos da Aplicação de Modelos de Roteirização de Veículos a Problemas Reais. Transportes, 8(2), 51-74.

Leão, W. O processo de transformação: Input e Output (Entrada e saída). Disponível em:

<https://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-processo-de-transformacao-input-e- output-entrada-e-saida/78698/> Acesso em: 01 de dezembro de 2017.

Lima, C. T., & Schebeleski, M. (2013). Logística de roteirização para uma indústria de laticínios da região de Campo Mourão: um estudo de caso. VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica.

Matos Junior, C. A., Nunes, R. V.. Assis, C. W. C., Fonseca, R. C., Adriano, N. A., & Santos, G. P. (2013). O papel da roteirização na redução de custos logísticos e melhoria do nível de serviço em uma empresa do segmento alimentício no Ceará. XX Congresso Brasileiro de Custos – Uberlândia, MG, Brasil.

Martin, C. (2010). Logística e o gerenciamento da cadeia de suprimentos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning.

Morales, S. R., Morabito, R., & Widmer, J. A. (1997). Otimização do carregamento de produtos paletizados em caminhões. Revista Gestão e Produção, 4(2), 234-252, ago.

Novaes, A. G. (2007). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Pinto, R. C., Sanches, J. M., & TófolI, E. T. A utilização da tecnologia no transporte de cargas na transportadora Veneroni de Avanhandava-SP. Disponível em: <http://www.fateclins.edu.br/site/trabalhoGraduacao/Hm21JYV8sMjZ4JpmBThqmRIMdDR9PLYjSaC YDkr.pdf> Acesso em: 01 de dezembro de 2017.

Ravagnolli, L. L. (2006). Roteirizadores para operadores logísticos: definição e apresentação. Centro Paula Souza, Jaú. 2º Sem. 86 p.

Revista Logística – IMAM. A importância da TI no transporte rodoviário de cargas. Disponível em: <https://www.imam.com.br/logistica/artigos/serie-tecnologia-da-informacao/122-a-importancia-da- ti-no-transporte-rodoviario-de-cargas> Acesso em: 29 de novembro de 2017.

Valente, A. M. (2008). Transporte Rodoviário de Cargas. In: Qualidade e produtividade em transportes. São Paulo: Cengage Learning.

Publicado

04.11.2020

Como Citar

Oliveira, E. de J., Andrade, D. F., & Almeida, L. F. . (2020). Estudo da otimização e redução da conta frete da empresa Moinho Paulista S/A – Nita Alimentos. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(7), 23–33. https://doi.org/10.47456/bjpe.v6i7.30054

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)