A qualidade dos serviços da BlaBlaCar percebida por suas usuárias

Autores

Palavras-chave:

Economia do compartilhamento, brasileiras, serviços, transporte, turismo

Resumo

Este estudo de caso tem o propósito de identificar a qualidade dos serviços ofertados pela empresa/aplicativo de compartilhamento de caronas, BlaBlaCar, a partir da perspectiva de brasileiras. A pesquisa ainda aborda a mulher que viaja sozinha, a economia do compartilhamento e busca identificar a percepção de confiabilidade nas caronas. Para analisar a percepção das usuárias brasileiras da BlaBlaCar sobre a qualidade dos serviços, foi adotada uma pesquisa de natureza documental, sendo o Conteúdo Gerado pelo Usuário a fonte de dados primária. Foram analisados 300 comentários postados durante os meses de janeiro a março de 2020, no aplicativo da empresa na plataforma digital Google Play e a coleta de dados foi realizada em julho de 2021. Os resultados demonstraram que, apesar de problemas de funcionamento do aplicativo em si, as usuárias aprovam a qualidade dos serviços de carona da empresa, sendo esse mais uma possibilidade de deslocamento e uso da economia do compartilhamento para mulheres que viajam sozinhas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Administração (2008) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Bacharel em Administração (2005) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Pós-Doutor (2016) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e realizando o Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é Professor no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Membro do Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus São Paulo (COMPESQ-SPO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sustentare; do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo. Parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Orientador de Projetos de Iniciação Científica. Temas de interesse: administração; bullying no contexto escolar; cicloturismo; cicloviagens; economia do compartilhamento; empreendedorismo; ensino; Identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; gestão; gestão de pessoas; gestão pública; hospitalidade; hostels; logística; mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres; operações em serviços; tecnologia da informação e comunicação; turismo; turismo de aventura. (Texto informado pelo autor)

Gabryela Martins Ghirotti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Graduanda de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, bolsista de Iniciação Científica e estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR). Temas de interesse: turismo; mulheres que viajam sozinhas; hospitalidade; meios de hospedagem; identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; tecnologia da informação. (Texto informado pelo autor)

Referências

Antonioli, F. (2015). Viagens no feminino: gênero, turismo e transnacionalidade. 147f. Dissertação – Antropologia Social, UNICAMP, Campinas.

Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BBC - British Broadcasting Corporation. (2019). Uber registra quase 6 mil denúncias de abuso sexual em dois anos nos EUA. BBC News, 06 dez. 2019.

Blablacar. [Site institucional]. (2020). Recuperado de https://www.blablacar.com.br/

Bostman, R. & Rogers, R. (2011). O Que É Meu É Seu: Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo. Bookman Editora.

Fontoura, N. O., Rezende, M. T., & Querino, A. C. (2020). Beijing +20: avanços e desafios no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021). Estatísticas de Gênero Indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2. ed.

Krumm, J., Davies, N., & Narayanaswami, C. (2008). User-Generated Content. IEEE Pervasive Computing, 7(4), 10-11. https://doi.org/10.1109/MPRV.2008.85

Muniz, L. M. & Santos, C. A. F. (2019). Turismo e Conteúdo Gerado pelo Usuário: uma análise sobre o comportamento do consumidor na internet por meio de comentários de viagens online. Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), 23(1), 65-80.

Pinto, A., Nunes, S. M., & Fazenda, R. (2014). Um estudo sobre a influência do gênero em funções tradicionalmente masculinas e femininas. International Journal on Working Conditions, 7, 17-33.

Publicado

23.08.2022

Como Citar

Oliveira, R. R. de, & Ghirotti, G. M. (2022). A qualidade dos serviços da BlaBlaCar percebida por suas usuárias. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(5), 31–33. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38930

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>