Desafios enfrentados por mulheres que viajam sozinhas
Palavras-chave:
Experiência Turística, Viagens Sozinhas, Mulheres, Igualdade de Gênero, IdentidadeResumo
Este estudo tem o propósito de identificar os desafios enfrentados por brasileiras que viajam sozinhas e compreender as suas perspectivas. Faz reflexão sobre o processo de busca pela independência feminina em torno do machismo estrutural presente, tanto no cotidiano, quanto no âmbito da atividade turística. Os movimentos feministas tiveram valor nessa jornada e representam as suas conquistas de forma expressiva. Neste contexto, a identidade feminina é cada vez menos influenciada pelos papéis familiares tradicionais. Para obter resultados na pesquisa, houve a realização de um grupo focal, por meio de uma reunião virtual com cinco participantes voluntárias, as quais têm experiências em viagens sozinhas. Os relatos foram base para a análise que busca pontuar e ressaltar os desafios, os olhares e as realizações pertinentes ao tema central. Os resultados indicam a busca por autoconhecimento, motivada pelo desejo de sensação de liberdade e de oposição aos paradigmas sociais, inclusive, no contexto familiar.
Downloads
Referências
Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo (70th ed.). Lisboa.
Bauer, M. & Gaskell, G. (2003). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual. Vozes.
Beauvoir, S. L. B. D. (1980). O segundo sexo: a experiência vivida. Nova Fronteira.
Carvalho, G., Baptista, M. M, & Costa, C. (2015). Mulheres que viajam sozinhas: Reflexões sobre gênero e turísticas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 23, 59-67.
IBGE. (2021). Estatísticas de Gênero Indicadores sociais das mulheres no Brasil (2).
Fontoura, N., Rezende, M., & Querino, A. C. (2020). Beijing +20: avanços e desafios no Brasil contemporâneo. IPEA.
Lucchese, A. C. (2020). Artemídia “Por que viajo sozinha?”: o documentarte expandido como processos e procedimentos artísticos da estética relacional [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista (Unesp)]. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/193236
Reis, A. M. (2017). Mulheres e viagens: insegurança e medo?
Souza, C.O.D (2021). Mulheres viajantes a sororidade no turismo impulsionada pelas redes sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.