O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem

Autores

Palavras-chave:

Cicloviagens, terceirização, falha humana

Resumo

Os processos operacionais e a experiência da viagem são fundamentais para a satisfação do turista. A fim de otimizarem os seus serviços, é comum que empresas terceirizem determinada atividade, porém esse processo deve ser realizado com técnica. O caso descrito neste trabalho trata de uma operadora que contratou uma transportadora para o traslado de um grupo de ciclistas e das suas bicicletas no trajeto de ida e volta de um destino. No retorno, as bicicletas foram acopladas na van, porém a blocagem da bicicleta do ciclista José (pseudônimo) não foi realizada corretamente pela transportadora, o resultado foi danos materiais e emocionais aos envolvidos. Assim, por meio de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados, o objetivo deste estudo foi descrever e analisar o caso supracitado do ponto de vista operacional, isso a partir de três enfoques: critérios para a escolha de fornecedores; parâmetros de acompanhamento e avaliação do serviço do fornecedor; e suporte após a prestação do serviço. Os resultados evidenciaram a importância de se estabelecer critérios para a seleção de fornecedores e a necessidade de suporte ao consumidor após a venda. Outrossim, verificou-se negligência por parte da operadora e imprudência e negligência por parte da transportadora.

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Biografia do Autor

Natalya Reis da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Possui curso profissionalizante de Técnico em Administração integrado ao ensino médio pela Etec Abdias do Nascimento (2019). Aluna da graduação de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, na qual participa como estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR) na linha de pesquisa de Gestão de Organizações Turísticas. Aluna da graduação de Licenciatura em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Administração (2008) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Bacharel em Administração (2005) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Pós-Doutor (2016) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e realizando o Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é Professor no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Membro do Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus São Paulo (COMPESQ-SPO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sustentare; do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo. Parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Orientador de Projetos de Iniciação Científica. Temas de interesse: administração; bullying no contexto escolar; cicloturismo; cicloviagens; economia do compartilhamento; empreendedorismo; ensino; Identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; gestão; gestão de pessoas; gestão pública; hospitalidade; hostels; logística; mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres; operações em serviços; tecnologia da informação e comunicação; turismo; turismo de aventura. (Texto informado pelo autor)

Wellington Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo.

É Doutor em Engenharia de Produção pela UNIMEP (2016), Mestre em Engenharia de Transportes pelo IME (2001). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), contribuindo também como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Trabalha sobretudo com os seguintes temas: Ciências da decisão; Gestão de serviços; Gestão estratégica de operações: Logística; Gestão da inovação: Gestão da cadeia de suprimentos; Engenharia de processo; Planejamento e gestão de transportes, e Administração pública. Exercer ainda a função Avaliador "ad hoc" In Loco de curso INEP/MEC. (Texto informado pelo autor)

Gabryela Martins Ghirotti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Graduanda de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, bolsista de Iniciação Científica e estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR). Temas de interesse: turismo; mulheres que viajam sozinhas; hospitalidade; meios de hospedagem; identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; tecnologia da informação. (Texto informado pelo autor)

Alessandro Roberto da Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Administração FACE/CEPEAD - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2022). Mestrado Profissional em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2020). Pós-graduação em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2014). Bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora (2008). Investido no cargo de Administrador na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, MG. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

22.08.2022

Como Citar

Silva, N. R. da, Oliveira, R. R. de, Gonçalves, W., Ghirotti, G. M., & Rocha, A. R. da. (2022). O serviço oferecido por empresa terceirizada na execução de uma cicloviagem. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(5), 60–68. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38946