Tecnologias da informação e comunicação em trabalho remoto: estudo de caso no setor de serviços na cidade de São Paulo-SP-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i6.39306

Palavras-chave:

home office, desempenho, gestão de pessoas, COVID-19, trabalho remoto

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar na literatura conceitos, tecnologias e ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, que foram implementadas de forma emergencial em decorrência da pandemia de COVID-19, e compará-las com às boas práticas adotadas pela empresa, unidade de análise objeto de estudo de caso do setor de serviços de um escritório de contabilidade localizado no Estado de São Paulo. A metodologia possui abordagem  qualitativa e método comparativo.  Os resultados reconhecidos, são: a empresa estudada não estava tecnologicamente preparada para o trabalho remoto e que ajustes deveriam ser feitos de maneira prioritária; identificou-se que todos os colaboradores se adaptaram a trabalhar remotamente com auxílio de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação e; todos indicaram preferência por continuar trabalhando remotamente. Adicionalmente foi possível propor a adoção de novas tecnologia da informação e comunicação a fim de suprir as demandas e melhorar o bem-estar dos colaboradores ao desempenhar suas funções em “home office”.

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Biografia do Autor

Eduardo Caetano Brenuvida, USP Esalq

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André(2004). Atualmente é Analista de Sistemas do Cisco do Brasil. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Manoel Gonçales Filho, Faculdade de Tecnologia de Campinas, FATEC, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) (2021) [Bolsa de doutorado integral 40 horas pelo Ministério da Educação e Ciência (CAPES)]. Mestre em Engenharia de Produção pela UNIMEP (2015) [Bolsa de mestrado integral 40 horas pela CAPES]. Administrador de Empresas graduado pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) (2002). Possui duas pós graduações LATU SENSU: Especialização em Gestão de Pessoas pela UNIMEP (2004) e MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2006). É professor titular da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza nas áreas da Administração, Contabilidade e Economia, professor orientador de pesquisas científicas e trabalhos de conclusão de curso de MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas do PECEGE-ESALQ-Universidade de São Paulo (USP) e sócio diretor da empresa Acesso - cursos, palestras e assessoria educacional. É autor de seis livros na área da Administração e de mais de duas centena de artigos científicos publicados em revistas / journals e congressos nacionais e internacionais. GONÇALES FILHO, M. O interesse de pesquisa está no desenvolvimento da filosofia do Pensamento Enxuto (PE) e nas Práticas Sustentáveis: Econômicas, Ambientais e Sociais. Produção mais Limpa, Administração Geral, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, Empreendedorismo, Inovação e Análise da Viabilidade Econômico Financeira de Investimentos. Profº Dr. Manoel Gonçales Filho E-mail: manoel.goncales01@fatec.sp.gov.br (Texto informado pelo autor)

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Publicado

01.12.2022

Como Citar

Brenuvida, E. C., & Gonçales Filho, M. (2022). Tecnologias da informação e comunicação em trabalho remoto: estudo de caso no setor de serviços na cidade de São Paulo-SP-Brasil. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(6), 69–77. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i6.39306

Edição

Seção

INFORMAÇÃO & CONHECIMENTO