A realidade aumentada em instituições de ensino superior: um estudo sobre a aplicabilidade do modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel (MAREEA)
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i2.40432Palavras-chave:
Realidade aumentada, Instituições de Ensino Superior, Modelo de Avaliação de Abordagens Educacionais em Realidade Aumentada Móvel (MAREEA)Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a Realidade Aumentada (RA) como tecnologia habilitadora nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a aplicabilidade do Modelo de Avaliação de Abordagens Educacionais em Realidade Aumentada Móvel (MAREEA) para a melhoria da qualidade avaliativa de Ensino. Trata-se de um método de pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo de pesquisa é exploratório, desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico e teórico-conceitual com base em um levantamento de pesquisas em fontes bibliográficas para análise e discussão. O modelo MAREEA possui quatro fatores da avaliação, quais sejam: usabilidade, engajamento, motivação e aprendizagem ativa. A usabilidade se refere ao quão intuitivo é para os usuários aprenderem a utilizar e interagir com um certo produto, ou seja, o quão simples é para uma pessoa utilizar um determinado sistema. Alguns estudos desenvolvidos aplicando o MAREEA em IES tem apresentado um importante avanço nas pesquisas sobre o tema, principalmente no processo de mediação, desenvolvimento cognitivo e aperfeiçoamento das técnicas de aprendizagem. Observou-se que a RA vem sendo aplicada para o processo de melhoria e aperfeiçoamento dos projetos de fomento a educação, principalmente na educação tecnológica, educação social e educação inclusiva.
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