A realidade aumentada em instituições de ensino superior: um estudo sobre a aplicabilidade do modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel (MAREEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i2.40432

Palavras-chave:

Realidade aumentada, Instituições de Ensino Superior, Modelo de Avaliação de Abordagens Educacionais em Realidade Aumentada Móvel (MAREEA)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a Realidade Aumentada (RA) como tecnologia habilitadora nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a aplicabilidade do Modelo de Avaliação de Abordagens Educacionais em Realidade Aumentada Móvel (MAREEA) para a melhoria da qualidade avaliativa de Ensino. Trata-se de um método de pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo de pesquisa é exploratório, desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico e teórico-conceitual com base em um levantamento de pesquisas em fontes bibliográficas para análise e discussão. O modelo MAREEA possui quatro fatores da avaliação, quais sejam: usabilidade, engajamento, motivação e aprendizagem ativa. A usabilidade se refere ao quão intuitivo é para os usuários aprenderem a utilizar e interagir com um certo produto, ou seja, o quão simples é para uma pessoa utilizar um determinado sistema. Alguns estudos desenvolvidos aplicando o MAREEA em IES tem apresentado um importante avanço nas pesquisas sobre o tema, principalmente no processo de mediação, desenvolvimento cognitivo e aperfeiçoamento das técnicas de aprendizagem. Observou-se que a RA vem sendo aplicada para o processo de melhoria e aperfeiçoamento dos projetos de fomento a educação, principalmente na educação tecnológica, educação social e educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Nycolle Oliveira Souza Santos, Universidade Federal do Amazonas

Mestraanda em Engenharia de Produção - Universidade Federal do Amazonas.

Armando Araújo de Souza Junior, Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Estudos Sociais

Armando Araújo de Souza Júnior é Administrador de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pelo CIESA, possui MBA Executivo em Gestão da Produção também pelo CIESA, Especialista em Produção de Material Didático EaD pela UFAM, Especialista em Gestão dos Hospitais Universitários Federais do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em SP. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui certificação de Green Belt e Black Belt pela Oriel/SETEC/Coca Cola Company, é Auditor Líder da Qualidade formado pelo BVQI com registro no IRCA de Londres/Inglaterra. Sua experiência profissional inclui os cargos de Gerente Administrativo Financeiro, Coordenador de Expedição, Coordenador de Materiais em empresas de grande porte do Pólo Industrial de Manaus. Foi Diretor de Recursos Humanos e Pró-Reitor de Administração e Finanças da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais e Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração Pública - Modalidade EaD. Professor/Orientador do Programa de Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Produção - PPGEP/UFAM. Avaliador de Cursos do INEP. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

09.05.2023

Como Citar

Santos, N. O. S., & Souza Junior, A. A. de. (2023). A realidade aumentada em instituições de ensino superior: um estudo sobre a aplicabilidade do modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel (MAREEA). Brazilian Journal of Production Engineering, 9(2), 45–59. https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i2.40432

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA