Previsão de demanda em um restaurante de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i5.42737Palavras-chave:
PCP, Previsão de demanda, RestauranteResumo
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) determina o dimensionamento de recursos, bem como a identificação do layout que mais se adéqua ao fluxo de produção. A previsão de demanda, sendo uma das principais atividades do PCP, mostra-se como uma importante ferramenta gerencial ao dar suporte à tomadas de decisão. O presente trabalho faz uma análise comparativa da aplicação de técnicas de previsão de demanda em um restaurante de pequeno porte no interior do estado de Mato Grosso, com o objetivo de prever de forma eficiente a quantidade de refeições. As análises quantitativas da pesquisa foram realizadas no software Excel®, em que se determinaram previsões de demanda e os respectivos erros associados. Após a análise, o método que obteve melhor desempenho foi a média móvel ponderada com 3 períodos de previsão e ponderações de 25%, 35% e 40% nestes períodos. Demais métodos analisados (média móvel simples e média móvel exponencial) também alcançaram resultados aceitáveis, ou seja, com reduzidos erros de previsão.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. (2022). Revista. Recuperado de https://abrasel.com.br/
Barros F., J. R. & Tubino, D. F. (1999). Implantação do planejamento e controle da produção em pequenas e médias empresas. Anais do XIX Encontro Nacional De Engenharia De Produção (ENEGEP), Rio de Janeiro. 1999.
Consul, F. B., & Werner, L. (2010). Avaliação de técnicas de previsão de demanda utilizadas por um software de gerenciamento de estoques no setor farmacêutico. Anais do XXX Encontro Nacional De Engenharia De Produção (ENEGEP). São Paulo, SP.
Corrêa, H. L. & Corrêa, C. A. (2005). Administração de Produção e de Operações. Manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas.
Danton, G. (2002). Metodologia da Científica. Minas Gerais: Virtual Books Online M&M.
Fernandes, F. C. F. & Godinho F., M. (2010). Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2010). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Instituto Foodservice Brasil. (2022). Reports. Recuperado de https://www.institutofoodservicebrasil.org.br/reports
Krajewski, L., Ritzman, L., & Malhotra, M. (2009). Administração de produção e operações. São Paulo: Person Prentice Hall.
Lustosa, L. J., Mesquita, M. A., de., Quelhas, O. L. G., & Oliveira, R. J., de. (2008). Planejamento e Controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier Ltda.
Miguel, P. A. C. (2018). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3ª. Edição. Rio de janeiro: Elsevier.
Moreira, D. A. (2011). Administração da Produção e Operações. 2a Edição revista e ampliada. São Paulo: Editora Cengage Learning.
Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2018). Administração da Produção. Tradução de Maria Teresa Corrêa de Oliveira & Fábio Alher. 8a ed. São Paulo: Atlas.
Tubino, D. F. (2007). Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2a ed. São Paulo: Atlas.
Tubino, D. F. (2009). Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2a ed. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.