Previsão de demanda em um restaurante de pequeno porte

Autores

  • André Fernandes Caixeta Universidade Federal de Catalão, Faculdade de Engenharia, Engenharia de Produção
  • Nilson José Fernandes Universidade Federal de Catalão, Faculdade de Engenharia, Engenharia de Produção https://orcid.org/0000-0001-8685-4012
  • Deivid Marques Nunes Universidade Federal de Catalão, Faculdade de Engenharia, Engenharia de Produção
  • Aline Gonçalves do Santos Universidade Federal de Catalão, Faculdade de Engenharia, Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i5.42737

Palavras-chave:

PCP, Previsão de demanda, Restaurante

Resumo

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) determina o dimensionamento de recursos, bem como a identificação do layout que mais se adéqua ao fluxo de produção. A previsão de demanda, sendo uma das principais atividades do PCP, mostra-se como uma importante ferramenta gerencial ao dar suporte à tomadas de decisão. O presente trabalho faz uma análise comparativa da aplicação de técnicas de previsão de demanda em um restaurante de pequeno porte no interior do estado de Mato Grosso, com o objetivo de prever de forma eficiente a quantidade de refeições. As análises quantitativas da pesquisa foram realizadas no software Excel®, em que se determinaram previsões de demanda e os respectivos erros associados. Após a análise, o método que obteve melhor desempenho foi a média móvel ponderada com 3 períodos de previsão e ponderações de 25%, 35% e 40% nestes períodos. Demais métodos analisados (média móvel simples e média móvel exponencial) também alcançaram resultados aceitáveis, ou seja, com reduzidos erros de previsão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. (2022). Revista. Recuperado de https://abrasel.com.br/

Barros F., J. R. & Tubino, D. F. (1999). Implantação do planejamento e controle da produção em pequenas e médias empresas. Anais do XIX Encontro Nacional De Engenharia De Produção (ENEGEP), Rio de Janeiro. 1999.

Consul, F. B., & Werner, L. (2010). Avaliação de técnicas de previsão de demanda utilizadas por um software de gerenciamento de estoques no setor farmacêutico. Anais do XXX Encontro Nacional De Engenharia De Produção (ENEGEP). São Paulo, SP.

Corrêa, H. L. & Corrêa, C. A. (2005). Administração de Produção e de Operações. Manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas.

Danton, G. (2002). Metodologia da Científica. Minas Gerais: Virtual Books Online M&M.

Fernandes, F. C. F. & Godinho F., M. (2010). Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2010). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Instituto Foodservice Brasil. (2022). Reports. Recuperado de https://www.institutofoodservicebrasil.org.br/reports

Krajewski, L., Ritzman, L., & Malhotra, M. (2009). Administração de produção e operações. São Paulo: Person Prentice Hall.

Lustosa, L. J., Mesquita, M. A., de., Quelhas, O. L. G., & Oliveira, R. J., de. (2008). Planejamento e Controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier Ltda.

Miguel, P. A. C. (2018). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3ª. Edição. Rio de janeiro: Elsevier.

Moreira, D. A. (2011). Administração da Produção e Operações. 2a Edição revista e ampliada. São Paulo: Editora Cengage Learning.

Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2018). Administração da Produção. Tradução de Maria Teresa Corrêa de Oliveira & Fábio Alher. 8a ed. São Paulo: Atlas.

Tubino, D. F. (2007). Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2a ed. São Paulo: Atlas.

Tubino, D. F. (2009). Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2a ed. São Paulo: Atlas.

Publicado

23.10.2023

Como Citar

Caixeta, A. F., Fernandes, N. J., Nunes, D. M., & Santos, A. G. do. (2023). Previsão de demanda em um restaurante de pequeno porte. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(5), 115–124. https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i5.42737

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO