STARTUPS NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: UMA REVISÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DO SETOR
Resumo
Como na maioria dos setores da economia, o agronegócio brasileiro vem se modernizando rapidamente, e isto faz surgir necessidades até então desprovidas de soluções. É justamente este gap que algumas empresas Startups podem explorar economicamente. Tão importante quanto analisar os casos de sucesso destas Startups – que já atuam no agronegócio – é identificar quais potencialidades o setor oferece e de que forma estas empresas podem aproveitá-las, adotando para isso inovadores modelos de negócio. O presente artigo caracteriza-se como um ensaio teórico e propõe realizar uma revisão bibliográfica sobre as potencialidades que o agronegócio oferece às empresas do tipo Startup no contexto brasileiro, além de conduzir uma reflexão sobre quais alternativas de modelos de negócio poderiam ser adotadas por estas organizações a fim de se manterem competitivas e sustentáveis frente ao mercado. Concluiu-se que as empresas de base tecnológica – Startups – têm muito que aproveitar no que se refere às oportunidades de negócio, especialmente, se tiverem uma proposta de valor devidamente alinhada às necessidades do agronegócio brasileiro. Importante ressaltar ainda que modelos inovadores de negócio, como, por exemplo, “grátis e plataforma multilateral” podem acelerar o processo de recuperação do investimento, assim como, garantir uma maior permanência da empresa no mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.