ANÁLISE DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA IMPLANTAÇÃO DA TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE (TPM) EM ORGANIZAÇÕES INDUSTRIAIS
Resumo
No contexto estratégico atual, a manutenção é definida como atividades necessárias para manter e otimizar, de forma contínua, a confiabilidade e a produtividade da cadeia de produção. Neste contexto, o sistema produtivo deve combinar os requisitos do processo de manutenção para agregação de valor, de forma participativa e integrada. Com isto, a máxima eficiência do sistema produtivo global pode ser obtida, sendo de notável importância a eliminação de perdas (perdas no desempenho operacional, na taxa de qualidade e na taxa de disponibilidade dos equipamentos) com vistas ao aumento da produtividade. O TPM, cujo objetivo é ter zero avarias e perdas de produção mínimas, surge com foco de integrar as funções de produção e manutenção, fazendo uma combinação de boas práticas de trabalho em equipe em busca da a melhoria contínua. Os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) são aspectos que a organização deve ter para manter-se próxima ao resultado ótimo esperado, ou seja, são uma forma de se fazer “escolhas adequadas, no tempo adequado”, tendo em vista que, no ambiente competitivo, as organizações e redes empresariais, dentro do marco atual de globalização econômica, pressões por desempenho e múltiplas alternativas de decisão, levam os gestores tomadores de decisão a executá-las sem dispor de muito tempo para análise e reflexão. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os Fatores Críticos de Sucesso –FCS- para a implantação do TPM- Manutenção Produtiva Total - em organizações industriais para auxiliar na tomada de decisão referente à gestão de equipamentos. O método de pesquisa adotado foi o da abordagem descritiva, que envolve o exame, observação, registro, descrição e explicação das variáveis de um fenômeno para defini-lo mais acuradamente ou diferenciá-lo de outros. A pesquisa de caráter descritivo pode ser conceituada como sendo a atividade que tem por objetivo principal descrever as características de um determinado fenômeno ou população. Assim, espera-se, com este trabalho, contribuir para a discussão sobre esse tema e instigar uma maior exploração sobre a implementação de programas de TPM em organizações industriais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.