AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL

THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY

Autores/as

  • Jéssica Syrio Callefi Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
  • Luiz Fernando Strauss Bacellar Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
  • Caio Marcelo Lourenço Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
  • Fernando César Almada Santos Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9317-088X

Palabras clave:

Pequena empresa; cultura organizacional; dimensões culturais de Hofstede.

Resumen

As micro e pequenas empresas representam parte significativa dos empregos e renda gerados na sociedade brasileira. De acordo com o Sebrae (2016), contrataram 9 milhões de trabalhadores, 60% a mais que as médias e grandes empresas. Perceber os desafios dessas empresas e apresentar soluções contribui para o desenvolvimento de novos empregos e, consequentemente, para o crescimento econômico do país. Existe uma forte influência da cultura organizacional no desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar quais são as dimensões culturais de uma pequena empresa com bom desempenho da área de marketing digital. Utilizaram-se as dimensões culturais de Hofstede para a revisão bibliográfica, focando em como as empresas brasileiras se enquadram nestas dimensões. Dessa forma, classificou-se a empresa analisada entre as dimensões apresentadas por Hofstede para entender suas características. Como resultados, observa-se a influência da cultura organizacional nos passos de desenvolvimento da empresa, os quais não haviam sido mapeados pela empresa analisada

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Biografía del autor/a

Jéssica Syrio Callefi, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Formação em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Engenharia de Produção Enxuta pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA/UEM) .Doutorado em Engenharia de Produção na Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo (EESC/USP) em andamento. Atuação profissional nas áreas de: Lean Manufacturing, engenharia de processos, desenvolvimento de produtos e programação e controle da produção. Pesquisa na área de: Satisfação no trabalho, Cultura organizacional, Aprendizagem organizacional e Competitividade estratégica.

Luiz Fernando Strauss Bacellar, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Graduação em andamento em Engenharia de Produção Mecânica. Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Rio Branco - Campinas (2009).

Caio Marcelo Lourenço, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica e mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Faz parte do grupo de pesquisa Integração das Estratégias de Recursos Humanos e de Produção. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, dimensões culturais e organização do trabalho.

Fernando César Almada Santos, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Fernando César Almada Santos possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) (1985) e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Associado da EESC-USP. O foco de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão é a Organização do Trabalho Humano. Sua pesquisa de Doutorado resultou na tese Dimensões Competitivas da Estratégia de Recursos Humanos, cuja originalidade reside na proposição das dimensões competitivas da estratégia de recursos humanos: formação de rede de trabalho baseada em equipe, aprendizagem organizacional e gestão da cultura organizacional. Criou abordagem inédita própria para Tipologia e Estágios Evolutivos das Áreas de Gestão: de Recursos Humanos e da Produção, que abrange desenvolvimento de produtos e processos, logística e qualidade, publicada na Revista de Administração da USP em 2001. Seu Fator H na Web of Science, principal base de dados do mundo, da editora Thomson & Reuters, é 8. Como reconhecimento institucional, Prof. Fernando foi agraciado com 2 Bolsas Produtividade em Pesquisa do CNPq. Em 2016 Almada elaborou a tese de livre-docência identifica 5 principais abordagens de Cultura Organizacional e Nacional usadas na Engenharia de Produção. 5 doutores e 23 mestres concluíram teses e dissertações, respectivamente, sob sua orientação. Seus ex-orientados trabalham, entre outros, na EMBRAPA, UNESP, UFSCar e Universidade Federal de Uberlândia e na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Prof. Fernando é revisor das principais revistas em Administração e Engenharia de Produção no Brasil e de importantes periódicos internacionais. De 2001 a 2006, como Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da EESC/USP, Almada coordenou a criação do Trabalho de Conclusão de Curso. Desde 2006 até o momento atual Prof. Fernando já orientou 84 TCCs e ultimamente orienta aproximadamente 15 Trabalhos de Conclusão de Curso ao ano. Desde 2003 já orientou também 16 trabalhos de Iniciação Científica. O reconhecimento pelos alunos da dedicação do Prof. Fernando e contribuições à sua vida acadêmica e profissional é notada pelas homenagens recebidas em 2001, 2003, 2006, 2009, 2011, 2013, 2014, 2015 como Paraninfo e 1995, 2002, 2004, 2005, 2008, 2010, 2016 como Professor Homenageado na Formatura de Graduação em Engenharia de Produção da EESC/USP. De 2000 a 2016 coordenou projeto para a minimização de resíduos sólidos dos restaurantes dos campi de São Carlos da USP. Já orientou 11 projetos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP ligados a este projeto educativo. Foi agraciado em 2014 com a Primeira Menção Honrosa da ONU no concurso Save Food. Atualmente orienta 4 alunos do Programa Unificado de Bolsas da USP, nas modalidades de Extensão e Pesquisa. Recentemente assumiu 2 supervisões de Grupos de Extensão (Pró-Produção e Impacta) da EESC-USP. Prof. Fernando, durante sua carreira na EESC/USP, participou, como membro titular, de vários de seus órgãos de gestão, como: Conselhos dos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Produção, Comissões Coordenadoras do Curso de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Mecânica, Comissão de Graduação da EESC, Comissão Coordenadora de Cultura e Extensão, Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Área de Engenharia de Produção, e Egrégia Congregação da EESC-USP. Desde 2005 Almada colabora com a internacionalização da Universidade de São Paulo. Estabeleceu convênios de cooperação com universidades estrangeiras reconhecidas mundialmente, a saber Leibniz Universtät Hannover Technische Universität Hamburg-Harburg. Somam 15 estrangeiros e 46 brasileiros os alunos participantes destes intercâmbios. Em 2019 Prof. Fernando elaborou o planejamento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e internacionalização para os próximos 5 anos. Desde então, esforça-se para cumpri-lo.

Citas

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Publicado

2020-09-24

Cómo citar

Callefi, J. S. ., Bacellar, L. F. S. ., Lourenço, C. M. ., & Santos, F. C. A. . (2020). AS DIMENSÕES CULTURAIS DE HOFSTEDE EM UMA PEQUENA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL: THE CULTURAL DIMENSIONS OF HOFSTEDE IN A SMALL ADVERTISING COMPANY. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(5), 135–145. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31252

Número

Sección

INGENIERÍA ORGANIZACIONAL