UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES

Autores/as

  • Iury Oliveira de Mello Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Lucas Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Matheus Lucas Melo Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Pedro Tarcicero Pena Firme Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710

Resumen

O Brasil é o mais que possui mais academias na América Latina e segundo no mundo, só perdendo para os Estados Unidos (Ciocchi, 2013). Com isso academias de ginástica definitivamente já fazem parte da paisagem urbana e da rotina diária de milhares de pessoas. O público alvo é também amplo e diversificado, por exemplo, executivos e empresários, trabalhadores e estudantes, jovens e terceira idade, homens e mulheres de diferentes classes sociais, que investem seu tempo e dinheiro em atividades físicas, lazer e qualidade de vida. Trata-se assim de um mercado bastante pulverizado, que oferece oportunidades para empreendedores individuais ou micro e pequenas empresas em todas as regiões do país. (Ciocchi, 2013).
Em virtude disso, é necessário estudar o ambiente organizacional interno e externo da empresa, avaliando suas forças e fraquezas, suas oportunidades e ameaças, no caso o que é abordado por meio da matriz SWOT.
Assim, com o exposto, esse trabalho tem por objetivo realizar um estudo em uma academia de ginastica do município de São Mateus, ES. Onde se buscará realizar uma análise interna e externa, identificar pontos fortes e fracos da organização, assim como as oportunidades e ameaças que ela está exposta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Chiavenato, I. (2003). Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. (ISBN: 9788535246711). 634p.

Ciocchi, L.C. (2013). Ideia de Negócios, Como Montar uma Academia de Ginástica, SEBRAE, Brasil. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-academiade-gisnastica>. Acesso em: 13 de outubro de 2015.

Publicado

2015-11-06

Cómo citar

Mello, I. O. de, Rodrigues, L., Melo, M. L., Firme, P. T. P., & Freitas, R. R. de. (2015). UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES. Brazilian Journal of Production Engineering, 1(1), 1–3. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO25