UM COMPARATIVO ENTRE AS PRÁTICAS EM GESTÃO DE PROJETOS PMBOK E SCRUM PARA A CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO

Autores/as

  • Nathan Peixoto Oliveira University of Bordeaux https://orcid.org/0000-0002-1082-8499
  • Rômulo Henrique Gomes de Jesus Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa
  • Danielle Gonçalves de Oliveira Prado Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Apucarana

Resumen

O sistema globalizado competitivo demanda uma crescente eficiência dos modelos e ferramentas de gestão. Projetos devem ser executados como frações do tempo utilizado no passado e adjunto, há uma vasta quantidade de padrões de gestão muitas vezes mal interpretados, acabando por onerar em tempo, gastos e mão-de-obra. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de comparar e compilar o que há de melhor nas mais bem-conceituadas práticas em gerenciamento de projetos, a fim de: unificar, descomplicar e fazer um diligenciamento mais eficiente. Para tal, foi aplicado um estudo de caso utilizando bases renomadas, como PMBOK® e a gestão ágil representada pela metodologia SCRUM, para a criação de um aplicativo de venda e negociação de lubrificantes. Como resultado, ao compará-las frente a onze assuntos, constatou-se que ao fazer uso da primeira, esta se sobressai com relação aos seus grupos de processos e gestão do tempo. Já a segunda, em gestão da integração, do escopo, da qualidade e da comunicação. Por fim, ambas se equiparam em gestão de custos, de recursos humanos, de risco, de aquisição e conclusão. Através da não sobreposição e imparcialidade dos resultados, o artigo justificou a importância de um uso combinado das práticas para um modelo otimizado de gestão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathan Peixoto Oliveira, University of Bordeaux

Engenheiro de produção formado pela UFF – Universidade Federal Fluminense (2014), especialista em Gestão de Projetos pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), mestre (2017) e doutorando em administração pela Université de Bordeaux. Professor-tutor da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, experiência como professor e coordenador de matemática da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – e mais de 10 anos em empresas privadas na gestão de portfólio e projetos diversos.

Rômulo Henrique Gomes de Jesus, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2014) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerenciamento da produção e Higiene e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade de vida, qualidade e organização do trabalho.

Danielle Gonçalves de Oliveira Prado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Apucarana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2012). Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente atua como professora adjunto C (nível 3) e é responsável pelo Núcleo de Educação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Apucarana

Citas

Bressan, F. (2000). O Método do Estudo de Caso. v. 1, n. 1. São Paulo: FEA/USP.

Drob, C., & Zichil, V. (2013). Overview Regarding the Main Guidelines, Standards and Methodologies Used in Project Management. Journal of Engineering Studies & Research, 19(3), 26–31.

Marçal, A.S.C., Soares, F.S.F., & Belchior, A.D. (2007). Mapping CMMI Project Management Process Areas to SCRUM Practices. 31st IEEE Software Engineering Workshop, Loyola College, Baltimore, MD, USA, (2007, Março 6-8).

Martins, L. V. (2010). Gestão Profissional de Projetos. Revista Tech Hoje. Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/83 >. Acesso em: 12 abr. 2019.

Mulcahy, R. (2018). PMP® Exam Prep. 9. ed. Minnetonka: RMC Publications.

Pereira, P., Torreão, P., & Marçal, A.S.C. (2007). Entendendo o SCRUM para Gerenciar Projetos de Forma Ágil. Revista Mundo PM, 14 (3), 64-75.

PMI® - Project Management Institute®. (2004). Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamentos de Projetos. Guia PMBOK. 3. ed. Pennsylvania: Project Management Institute.

PMI® - Project Management Institute®. (2019). PMI® Today – Compilação de dados feito pelo autor. 2019. Disponível em: < http://www.pmitoday-digital.com>. Acesso em: 9 abr. 2019.

Sotille, M. (2014) Gerenciamento de Projetos na Engenharia de Software. PM Tech. Disponível em: <http://www.pmtech.com.br/artigos/Gerenciamento_Projetos_Software.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2019.

Schwaber, K. (2004). Agile Project Management with SCRUM. Washington: Microsoft Press.

The Standish Group. (2011). The Chaos Report. Disponível em: < https://www.standishgroup.com>. Acesso em: 05 abr. 2019.

Valle, A.; Soares, C.A., Finocchio, J., & Silva, L. da. (2010). Fundamentos de Gerenciamento de Projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV.

Vargas, R. (2014). Manual prático do plano do projeto. 5.ed. Rio de Janeiro: Brasport.

Vargas, R. (2009). Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport.

Yin, R. K. (2018). Case Study Research and Applications: Design and Methods. 6. ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.

Publicado

2019-07-02

Cómo citar

Oliveira, N. P., Jesus, R. H. G. de, & Prado, D. G. de O. (2019). UM COMPARATIVO ENTRE AS PRÁTICAS EM GESTÃO DE PROJETOS PMBOK E SCRUM PARA A CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(3), 226–250. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N03_014

Número

Sección

INGENIERÍA ORGANIZACIONAL

Artículos más leídos del mismo autor/a