Análise da influência do lote mínimo de compras no controle de estoque de uma empresa automobilística

Autores

  • Gabriela Constantino Fenili Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão
  • Fernando de Araújo Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão https://orcid.org/0000-0002-1589-3257
  • Aline Gonçalves dos Santos Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão
  • Naiara Faiad Sebba Calife Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão
  • Vanessa Aparecida de Oliveira Rosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36051

Palavras-chave:

Indústria automobilística; Gestão de Estoques; Lote Mínimo.

Resumo

O setor automobilístico tem se mostrado um potencial estratégico considerado atividade chave no processo de industrialização do Brasil (Kischner & Viegas, 2018). Nesse sentido, como justificativa para o estudo destaca-se que o planejamento/processo de gestão de compras pode representar um ganho para a empresa, uma vez que pode minimizar prejuízos e evitar grandes volumes de capital imobilizado. Neste aspecto, este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de melhoria para analisar a influência da negociação de lote mínimo de itens perecíveis em uma indústria automobilística. A pesquisa foi fundamentada como quali-quantitativa, de natureza aplicada, descritiva e um estudo de caso em uma empresa automobilística, utilizando a curva ABC como planejamento estratégico através do gerenciamento de estoque. Os resultados apontaram 4 itens mais descartados no ano de 2018 após análise dos dados coletados e do tamanho dos lotes mínimos de compra de cada um. Conclui-se que o fornecedor que tinham lote mínimo elevado foram os itens mais descartados, visto que esses geram maior dificuldade na gestão de compras, a qual lida com diversas restrições diariamente. Portanto, com tantas barreiras que influenciam o processo de gestão de compras de itens perecíveis, a alteração do lote mínimo para o menor valor negociável possível, representa um ganho para a empresa, pois possibilita ao comprador da peça lidar com as mudanças e restrições da rotina empresarial com maior maleabilidade.

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Biografia do Autor

Gabriela Constantino Fenili, Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio John Kennedy(2012). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Naiara Faiad Sebba Calife, Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Engenharia Elétrica ênfase Eletrônica pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia - 2003). Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSCar ( Universidade Federal de São Carlos - 2008). Professora Adjunta III do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, atuando principalmente nas seguintes áreas: Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Projeto e Gestão de Armazenagem, Logística Hospitalar e Gestão de Projetos. Possui, também, experiência na gestão hospitalar atuando em gestão operacional e financeira. (Texto informado pelo autor)

Vanessa Aparecida de Oliveira Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa Metrologia Dimensional. Mestrado em Engenharia Mecânica, também pela Universidade Federal de Uberlândia, na área de Processos de Fabricação, com ênfase em usinagem tradicional. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professora adjunta do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua nas área de logística e planejamento e controle da produção. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

Fenili, G. C., Araújo, F. de, Santos, A. G. dos, Calife, N. F. S., & Rosa, V. A. de O. (2021). Análise da influência do lote mínimo de compras no controle de estoque de uma empresa automobilística. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(5), 299–311. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36051

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO