Modelagem de processos comerciais: estudo de caso em indústria siderúrgica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.45105

Palavras-chave:

Processos comerciais, Indústria de base, BPMN, Mapeamento de processos

Resumo

A competitividade no meio empresarial tem estimulado as empresas a melhorarem seus processos internos a fim de obter maior satisfação dos clientes e colaboradores, a exemplo dos processos comerciais de indústria de base. Neste contexto, este estudo tem como objetivo analisar a aplicação da modelagem de processos como ferramenta na busca por melhoria contínua e satisfação dos clientes. Deste modo, foi utilizada como estudo de caso uma multinacional produtora de aço que busca aprimorar seu processo de venda, implementando uma ferramenta chamada ‘Portal do Cliente’. Para isso, foram elaboradas modelagens dos processos usando a metodologia Business Process Model and Notation (BPMN), assim como entrevistas com os colaboradores, a fim de entender os impactos do ‘Portal do Cliente’ na rotina de trabalho da equipe. Com isso, foi demonstrado como a modelagem de processos é uma ferramenta importante na busca por melhoria contínua, auxiliando na visualização do processo de negócio, na identificação de oportunidades, nas relações entre as atividades e na definição dos responsáveis. Além disso, o caso estudado evidenciou desafios e oportunidades da gestão de mudança que podem auxiliar os gestores na melhoria de processos, em especial a resistência dos colaboradores que não participaram do processo de implementação da ferramenta.

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Biografia do Autor

Brenda Siqueira da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Além disso, completou o ensino médio integrado com técnico em Portos no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Tem experiência profissional em atendimento ao cliente, especialmente em processos de pós venda. No mercado de trabalho já atuou em uma indústria multinacional siderúrgica, onde teve oportunidade de atuar na jornada do cliente e avaliar os processos internos comerciais de pós venda.

Thiago de Almeida Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento e Gestão de Projetos (PMD - UFPE) e do Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Inovação - LabTAR. Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - 2013), com período sanduíche na Universidad da Coruña (UdC - 2012), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2016) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2022), tendo participado de programa sanduíche na Universidade de Sharjah (UAE - 2020). Profissionalmente Thiago atuou por 3 anos como Coordenador de Operações do TCP, 2º maior terminal de contêineres da América Latina, tendo assumido papel de liderança em projetos estratégicos da empresa. Suas principais áreas de pesquisa são: modelos simulação, modelos estatísticos, modelos de escolha discreta, métodos multicritério, análise de dados, gestão de projetos e processos.

Brenda Schulz Bastos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). No mercado de trabalho já atuou com Inovação em modelo de negócio, Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e Consultoria em gestão de projetos, priorização de carteira de projetos, Lean Office e análises financeiras.

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Publicado

05.08.2024

Como Citar

Silva, B. S. da, Rodrigues, T. de A., & Bastos, B. S. (2024). Modelagem de processos comerciais: estudo de caso em indústria siderúrgica. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(3), 217–233. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.45105

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO