DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS AQUÍCOLAS EM COMUNIDADE PESQUEIRA E DE CATADORES DE CARANGUEIJO NO SUDESTE DO BRASIL
Resumo
A extração de recursos marinhos tem sido uma atividade rotineira das comunidades costeiras, praticada principalmente em nível de subsistência e como complementação de renda. A sobre-exploração incerta e predatória vem ocasionando violentas quedas na biomassa, provocando escassez dos recursos e quebra nos ciclos naturais, com os consequentes impactos ecológicos, econômicos e sociais (Fagundes et al. 2004). Assim uma alternativa para as populações de pescadores artesanais é a implantação da atividade da aquicultura como meio de gerar empregos e renda, elevar a produtividade das áreas costeiras através da exploração racional e manejo sustentado dos recursos.
Downloads
Referências
Barros, G. F. (2006) - Development of na Evaluation Framework for Sustainable Bivalve Aquaculture: A Strategic Plan Approach in Espírito Santo, Brazil. 229 p., Dissertação de Doutorado, Universidade de Victoria, Canadá. Não publicado.
Ferreira, J. F.; Neto, F. M. O.; Silvestri, F. (2006) - Cultivo de Moluscos em Santa Catarina. 10p.; Infopesca Internacional (ISSN: 1515-3625), 28: 34-41. Disponível em http://www.infopesca.org/revistas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.