PRIORIZAÇÃO DE RISCO EM OBRA DE MÉDIO PORTE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO FMEA: UMA FERRAMENTA DE MELHORIA PARA SEGURANÇA DO TRABALHO EM ALTURA
Resumo
Visto que na atualidade a engenharia civil movimenta a economia de maneira direta, com isso mais empregos são gerados em buscar de maior qualidade, todavia a segurança dos trabalhadores quase sempre é negligenciada e em consequência disso acidentes de todo tipo de gravidade. No presente trabalho foi feito abordagem da aplicação da ferramenta FMEA (failure mode and effects analysis) em uma obra de médio porte situada na cidade de Imperatriz-MA. Primeiramente no trabalho foi realizado um levantamento fotográfico na obra das inconformidades com as NRs, depois enumerados os principais riscos aos trabalhadores e baseado nos dados adquiridos foram feito a priorização de risco com ajuda do FMEA. Foi observado no trabalho que boa parte das inconformidades pode ser de fácil detecção, o que leva a conclusão do desconhecimento das normas ou simplesmente descaso.
Downloads
Referências
BARBOSA, Raquel. A questão do quesito raça/cor nos prontuários do Programa Sentinela. Florianópolis, 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 1990.
________. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.
LEITE, Ilka Boaventura. Descendentes de Africanos em Santa Catarina: invisibilidade histórica e segregação. IN: Negros no sul do Brasil. LEITE, Ilka Boaventura (org). Florianópolis: Contemporâneas, 1996.
LIMA, Patrícia de Moraes; SANTOS, Pamela Cristina e BOTEGA, Gisely Pereira. Risco e Vulnerabilidade: desafios na rede de proteção à infância no município de Florianópolis. Revista zero a seis, V. 18, n. 34(p. 288-302), jul/dez, 2016.
LIMA, Patrícia de Moraes. Rede de Proteção, Defesa e Controle dos Direitos: mapeamento do risco e da vulnerabilidade na infância em Florianópolis. Projeto de Extensão CED/UFSC, 2016.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchezine de. Metodologia da pesquisa: abordagem teóricoprática. 2. ed. Campinas: Papiros, 1997.
PASSOS, J. C. As desigualdades na escolarização da população negra e a educação de jovens e adultos. EJA em debate, v. 1, p. 137-150, 2012.
PEGASO, Cartilha. Programa de Excelência na Gestão da Assistência Social. Publicação: Federação Catarinense de Municípios, FECAN, S/D.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo. Cortez. 2010. (P. 73-118).
SILVA, Fabiana De Macedo Soares. O Perfil do Denunciante do Projeto SOS Criança do Município de Florianópolis: Uma Análise Da Denúncia Como Instrumento De Cidadania. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Serviço Social, Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
JUNKES, Neylen Bruggemann Bunn. Violências e cuidado: outros diálogos possíveis. In: ZAPELINI, Cristiane Antunes Espindola (Org.). Módulo 2: violências, Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos. Florianópolis: NUVIC-CED- UFSC-2010. Cap.1.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.