A "validade" da "arte paranaense" na crítica de Adalice Araújo

Autores

  • Luana Hauptman Cardoso de Oliveira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Adalice Araújo, Crítica de arte, arte paranaense

Resumo

Adalice Araújo (1931 – 2012) foi a principal crítica de arte do Paraná. Durante sua trajetória uma de suas principais preocupações foi a de que a arte e os artistas paranaenses fossem entendidos como parte de um sistema de arte nacional e não classificados como regionais. Para alcançar esse objetivo Adalice atuou em várias frentes, mas foi como crítica de arte vinculada aos jornais de Curitiba que suas ideias tiveram maior repercussão. Assim, tendo em vista o que Roland Barthes chamou de “validades”, este artigo tem como objetivo analisar o sentido do uso do termo “arte paranaense” por Adalice Araújo. A hipótese é de que ao se referir à arte do Paraná em uma chave que leva a interpretações “regionalistas” e ao mesmo tempo aproximar a produção desses artistas de discussões sobre vanguarda e “Geração 80”, Adalice Araújo cria um recurso para destacar o que, apesar de respaldado em discussões nacionais, era específico do campo paranaense, sem, no entanto, defender algum tipo de regionalismo.

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Biografia do Autor

Luana Hauptman Cardoso de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Parana (2013). Especialização em História Social da Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Mestrado em História, linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa (UFPR - 2018). Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Artes Visuais.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Oliveira, L. H. C. de. (2020). A "validade" da "arte paranaense" na crítica de Adalice Araújo. Revista Do Colóquio, 1(19), 100–118. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/33055